O tempo frio está de regresso. Se não queres passar mais um inverno embrulhado em mantas, descobre casas novas com lareira.
Comentários: 0
sala com lareira
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Com o Natal à porta, há um elemento residencial tipicamente europeu, presente na maioria das salas, que nos remete para esta época do ano. A lareira. Muito mais do que uma fonte de calor e aconchego, hoje em dia ela é a união perfeita entre tradição e modernidade.

As lareiras foram praticamente um padrão nas casas portuguesas durante séculos, sendo utilizadas não só para aquecimento, mas também para cozinhar. No entanto, nas décadas mais recentes começaram a ser “esquecidas” nas construções residenciais, muito devido ao avanço da tecnologia e com a adoção de outros sistemas de aquecimento.

Atualmente, elas parecem estar a ressurgir, adotando um design mais moderno, mas mantendo o simbolismo tradicional. Se queres uma casa com lareira para passar este Natal e todo o inverno mais aconchegante, vem conhecer os imóveis de nova construção com lareiras modernas e prepara-te para desfrutar de todo o conforto que mereces.

Lareira como símbolo natalício

A lareira é um elemento que nos remete à época de Natal por vários motivos. Podemos mesmo dizer que ela é um símbolo visual do espírito natalício. Vamos ver o porquê.

  • Local de reunião da família: É na sala ao redor da lareira onde muitas famílias se reúnem na noite de Natal, sobretudo por ser um elemento localizado na sala, que é o principal local de convívio, e também por motivos de aquecimento, visto que esta época no nosso país, assim como por toda a Europa, é a mais fria do ano.
  • A tradição do “sapatinho” pendurado: uma tradição já bastante antiga, que começou com a lenda de São Nicolau e que leva muitas crianças a pendurar uma meia na lareira na esperança de que no dia de Natal encontrem um presente “no sapatinho”.
  • A “porta de entrada” do Pai Natal: se tinhas uma lareira em casa durante a infância, certamente esperaste muitas vezes que o Pai Natal chegasse por ela. De acordo com algumas antigas lendas nórdicas e até umas mais recentes norte-americanas, é pela chaminé que a personagem de barbas brancas chega a casa das crianças para lhes entregar os presentes.

Características das lareiras modernas 

casa com lareira
idealista

As novas lareiras são muito mais do que uma simples fonte de calor. Embora o aquecimento seja, sem dúvida, a sua principal função, nos dias de hoje há outros aspetos igualmente valorizados neste elemento arquitetónico.

Eficiência energética

As lareiras modernas beneficiam de um sistema energeticamente eficiente, com um melhor aproveitamento do calor em comparação com as lareiras tradicionais, uma vez que possuem materiais isolantes e recuperador de calor, consumindo menos energia (à exceção das elétricas) e conseguindo aquecer espaços amplos.

Design contemporâneo

A estética das lareiras é cada vez mais valorizada pelos proprietários das casas de nova construção. O seu estilo moderno em conjunto com o efeito visual das chamas incandescentes, fazem com que estas lareiras se tornem facilmente no elemento central de qualquer sala.

Conforto térmico

Este novo tipo de lareiras foi projetado para garantir o maior conforto térmico possível, tornando os ambientes aconchegantes para as noites mais frias do ano. Com sistemas de combustão otimizadas, elas distribuem o calor de forma uniforme e permitem um maior aquecimento e um menor desperdício de energia.

Tipos de lareiras e suas vantagens e desvantagens 

casa com lareira
idealista

Podemos afirmar que lareiras inseridas nos imóveis de nova construção tendem a respeitar duas características essenciais: modernidade e ecologia.

Estas novas lareiras, ecológicas e com um design moderno, prometem fazer as delícias de toda a família e ser o destaque de qualquer sala, funcionando também como um elemento “simpático” de boas-vindas aos visitantes. Mas há vários tipos de lareiras modernas. Vamos conhecê-los e perceber quais os seus pontos fortes e fracos.

Lareira elétrica

As lareiras elétricas funcionam, tal como o nome indica, a eletricidade, dispensando outras fontes mais tradicionais como lenha ou carvão. Elas são basicamente um aquecedor elétrico, mas com o aspeto de uma lareira.

  • Vantagens: limpeza prática; é silenciosa; não produz fumos; segura para crianças e animais; exige menor manutenção; permite o controlo da intensidade.
  • Desvantagens: alto consumo de energia; consumo limitado em caso de quebra elétrica.

Lareira a bioetanol

Estas lareiras produzem calor através da produção de fogo pela queima do biocombustível etanol, que é um combustível obtido através da fermentação e destilação de vegetais e dos seus resíduos.

  • Vantagens: energeticamente eficiente e sustentável; não liberta cheiros; limpeza simples.
  • Desvantagens: exige maior cuidado por usar um produto inflamável; necessita de ventilação; pouco adequadas a espaços amplos.

Lareira a gás

Este tipo de lareira utiliza o gás como fonte para o seu funcionamento. Elas possuem um vidro frontal que evita o contacto direto com as chamas e o seu controlo pode já vir integrado com a automação residencial.

  • Vantagens: pouco poluente; grande potência; fácil de acender; não emite fumo; baixa necessidade de manutenção.
  • Desvantagens: consumo limitado em caso de falha no abastecimento de gás; custo do gás.

Tecnologia aplicada às lareiras modernas

cozinha moderna
idealista

A automação residencial já chegou às lareiras e vem para facilitar a vida dos residentes e torná-la mais aconchegante, oferecendo sistemas de controlo e personalização avançados.

Monitorização da temperatura e intensidade

Seja por meio de comandos manuais, comandos de voz ou até de aplicações móveis, as lareiras inteligentes já permitem o seu controlo remoto, como ligar ou desligar, mas também controlar a temperatura e a intensidade da chama.

Esta praticidade e conveniência está a fazer com que os portugueses se voltem a apaixonar por este sistema de aquecimento tradicional que é agora renovado e modernizado, oferecendo mais eficiência e até beleza em termos decorativos. 

Personalização das chamas

Outra das maravilhas da tecnologia e das lareiras inteligentes é o facto que a aparência da chama poder ser controlada e alterada pelos proprietários do imóvel. Muitas das lareiras nas casas de nova construção já permitem este controlo a nível estético, ajustando a altura da chama e até a cor da mesma.

Isto permite que os residentes possam adequar a chama da lareira da sua sala ao momento em questão e à decoração do espaço, característica que tem sido recebida com agrado por parte da maioria dos compradores de imóveis novos em Portugal.

Design minimalista: uma tendência em crescimento

casa com lareira
idealista

O minimalismo implementou-se nas novas lareiras e nelas deverá permanecer, pelo menos, durante os próximos anos. Em contraste com as lareiras tradicionais, que tinham elementos mais ornamentados, com vários detalhes, estas lareiras minimalistas integram-se na perfeição nas casas mais modernas.

Normalmente instaladas por baixo dos televisores ou ao longo da parede central da sala, estas novas lareiras destacam-se pela elegância e contemporaneidade, tornando-se o ponto de destaque dessa divisão da casa.

Explora a nossa seleção de casas novas com lareira

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta