Os portugueses mostram-se confiantes no arranque do novo ano, acreditando que 2026 será melhor que 2025 em termos de consumo e colocando como prioridades os investimentos no lar e as experiências.
De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, “Intenções de Consumo 2026”, viajar é o principal objetivo de 44% dos inquiridos, seguindo-se as renovações em casa (30%) e a compra de novos equipamentos eletrónicos ou tecnológicos (19%). Para a concretização destes objetivos, 60% afirma não pretender recorrer a financiamento, embora 30% admita planear fazê-lo. O Crédito Pessoal e o Cartão de Crédito são as soluções mais escolhidas, conquistando, cada uma delas, 14% dos inquiridos, enquanto apenas 5% afirma optar por soluções de pagamento imediato em loja ou ‘Buy Now Pay Later’.
Portugueses demonstram maior positividade
Metade dos inquiridos (50%) acredita que 2026 será melhor que 2025, o que representa uma subida de 4% face aos 46% registados no ano anterior. Apenas 12%, à semelhança do ano passado, antecipam um cenário financeiro mais difícil.
Segundo os dados recolhidos pelo estudo do Observador Cetelem, a grande maioria dos portugueses (62%) avalia o ano de 2025 de forma positiva, com 28% a classificá-lo como “muito bom”, o que representa uma subida de 3% face aos 25% de 2024.
Este otimismo evidencia-se também nas finanças pessoais, uma vez que 23% afirmam que a sua situação é melhor do que há um ano, o que demonstra um crescimento de 5% face aos 18% de 2024. Dos restantes, cerca de metade considera que a sua situação económica é idêntica há de um ano, enquanto 27% diz sentir-se pior.
“Os dados do Observador Cetelem 2026 mostram uma evolução positiva da perceção dos portugueses em relação ao futuro, o que se traduz, na retoma e realização de projetos que estavam 'na gaveta', como viagens ou obras em casa. O crédito continua a ser um instrumento importante para a realização destes projetos. A par do custo do crédito, a simplicidade do processo e rapidez de resposta são cada vez mais valorizados pelos portugueses. Em 2026, a excelência da experiência digital será a chave para apoiar os projetos de vida dos portugueses”, indica, em comunicado, Hugo Lousada, Diretor de Marketing, B2B & B2C do Cetelem.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta