
Marcelo confirma eleições legislativas para dia 18 de maio
As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou esta quinta-feira (13 de março de 2025) o Presidente da República. Numa comunicação ao país após uma reunião do Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa pediu um "debate claro, digno" nos 65 dias que faltam para o ato eleitoral.

Governo cai e atira país para eleições antecipadas – o que se segue?
Depois de uma longa tarde de debate esta terça-feira – e troca de acusações entre o Governo e a oposição – a moção de confiança apresentada pelo Executivo da Aliança Democrática (AD) foi rejeitada pelo Parlamento.

OE2024 e eleições antecipadas avançam: as principais reações
O Presidente da República já decidiu qual vai ser o rumo político do país. Depois de ouvir os oito partidos com assento parlamentar e estar reunido com o Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu esta quinta-feira dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas para 10 de março de 2024. Mas só vai publicar o decreto que confirma esta decisão depois de dia 29 de novembro, para garantir que o Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) é aprovado pela maioria absoluta do PS. A decisão do Chefe de Estado não foi aplaudida por todos e gerou uma onda de reações, sobretudo no que diz respeito à data das eleições que garante aprovação do OE2024.

Demissão de António Costa: o que está a ser investigado?
Depois de uma crise habitacional, uma crise política. O dia 7 de novembro de 2023 ficará registado na memória dos portugueses pela inesperada demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro. Um pedido que foi imediatamente aceite pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou os partidos com assento parlamentar para esta quarta-feira (8 de novembro de 2023) e o Conselho de Estado para o dia seguinte, falando depois ao país. Mas o que está em causa? O que levou, afinal, António Costa a demitir-se? Explicamos.

Instabilidade política e crise de confiança: o temor das imobiliárias
Em semana de onda de calor, a temperatura subiu no mercado imobiliário, depois de o Presidente da República ter anunciado que decidiu vetar o Mais Habitação. Para Marcelo Rebelo de Sousa, trata-se de um pacote de medidas “irrealista”, “insuficiente” e pouco credível, sem resultados práticos.
Sobretaxa do IRS e salários da função pública: a primeira grande prova ao acordo da esquerda
Há temas críticos e urgentes para as contas públicas nacionais e para a vida dos portugueses que são também grandes dores de cabeça para a nova força governamental e que vão ser o primeiro teste ao acordo dos partidos de esquerda. Em causa estão a sobretaxa do IRS e os salários da função pública, que não reúnem consenso.
Estudo diz que portugueses estão cada vez menos satisfeitos com democracia
Um estudo europeu que será apresentado esta terça-feira concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado "é compreensível" tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais.
Vagas de greves arranca amanhã com CTT
Os próximos quinze dias vão ser difíceis para os utilizadores de transportes públicos. Praticamente todas as empresas do setor têm greves agendadas contra as medidas do Governo.
comunicado de cavaco silva na íntegra
"Portugueses,No passado dia 10, expus ao País uma forma de ultrapassar a atual crise política.

governo fica e sem fantasma de eleições antecipadas
este domingo, numa comunicação ao país, cavaco silva lamentou que os três principais partidos (psd, cds-pp e ps), não tenham conseguido entender-se e chegar a um “acordo de salvação nacional”, como o chefe de estado tinha propostocavaco afirmou que não recrimina nenhum partido, e que vai mante
psd, cds e ps ainda sem acordo à vista
psd, cds e ps saíram, na madrugada desta quarta-feira, do quarto encontro oficial entre as três forças partidárias ainda sem fumo branco. à saída do encontro, os responsáveis não quiseram falar aos jornalistas presentes.
crise política: mercados mostram cartão amarelo a portugal
portugal testou ontem os mercados pela primeira vez desde o início desta crise política e recebeu um cartão amarelo. o país emitiu bilhetes do tesouro, que são títulos de curto prazo e, ainda assim, teve que pagar mais um terço em juros para que os investidores ficassem com a dívida.
psd, ps e cds têm uma semana para chegar a acordo
psd, ps e cds-pp iniciaram este domingo as conversações e fixaram o prazo de uma semana para "dar boa sequência aos trabalhos previstos para a procura de um 'compromisso de salvação nacional'", pedido pelo presidente da república"o processo de diálogo interpartidário começou hoje (domingo) com os re
passos abre debate do estado da nação
o primeiro-ministro abre esta sexta-feira o debate do estado da nação, fazendo a primeira intervenção pública após o presidente da república ter defendido um acordo entre psd, ps e cds que preveja eleições antecipadas no pós-troikao debate na assembleia da república, que encerra a sessão legislativa

acordo de salvação nacional já está a ser discutido
pedro passos coelho e antónio josé seguro aceitaram esta quinta-feira tentar o acordo de salvação nacional que foi proposto na véspera pelo presidente.

rumores
cavaco aposta em eanes para mediar acordo político: cavaco silva quer mediar um acordo político entre psd, cds-pp e ps com a ajuda de uma “personalidade de reconhecido prestígio”.

cavaco fala hoje ao país
ao longo desta quarta-feira cavaco silva vai ouvir os sindicatos e só depois vai anunciar a decisão final sobre a proposta apresentada pelo primeiro-ministro na sexta-feira, para manter a coligação e o governo.

rumores
portugueses só querem eleições em 2015: a maioria dos inquiridos de um inquérito realizado para o jornal i pela pitagórica revela que 65,5% dos portugueses só querem eleições, em 2015.

eurogrupo quer solução para crise política
a nova ministra das finanças terá esta tarde, em bruxelas, a sua primeira participação na reunião do eurogrupo - que reúne os ministros das finanças da zona euro.
vem aí um “resgate suave” a portugal
a comissão europeia está a preparar uma segunda ronda de ajuda a portugal, prevendo a dificuldade de lisboa regressar com sucesso aos mercados em meados de 2014, diz o jornal espanhol el país que cita duas fontes da união europeia.
inquérito: concordas com a permanência de paulo portas no governo?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.

cds quer adiar congresso
o conselho nacional do cds-pp reúne-se esta quinta-feira para deliberar o adiamento do congresso marcado para este fim-de-semana por estar em curso o processo para "uma solução de estabilidade no governo", disse à agência lusa fonte da direcçãoa comissão executiva e o presidente do conselho nacional

cavaco exige solução sólida a passos. conversações com portas continuam
o presidente da república considerou que a proposta que lhe foi ontem apresentada por passos coelho é frágil e exigiu que o primeiro-ministro apresente uma solução sólida e duradoura para o governo.

rumores
fitch alerta para riscos políticos após demissões de gaspar e portas: a agência de rating fitch considerou, num comunicado emitido esta quinta-feira, que as demissões de vítor gaspar e paulo portas "demonstram os riscos políticos e de implementação inerentes ao programa de ajustamento".

mais poder para o cds-pp pode ser solução para segurar o governo
passos coelho e paulo portas voltam a reunir-se esta manhã para tentar encontrar uma solução que permita segurar o governo e evitar o cenário de eleições antecipadas.