
Nunca houve tantos médicos estrangeiros inscritos em Portugal
No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. É o maior número de sempre, sendo que a maioria dos clínicos são oriundos de Espanha (1.681) e do Brasil (1.060). A completar o pódio encontram-se médicos de nacionalidade italiana (244).

Dicas para que a tua casa reformada te ajude a ser mais saudável
Passamos 60% das nossas vidas em casa e, por isso, "melhorar as condições de habitabilidade pode salvar vidas, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida". A recomendação é eda Organização Mundial da Saúde (OMS), incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e assume especial importância no momento em que remodelamos a casa.

O país da UE com mais médicos de clínica geral por habitante é...
Portugal era, em 2020, o país da União Europeia (UE) com mais médicos de clínica geral por 100.000 habitantes: 292. Um número bem superior ao verificado na média da UE. O pódio fica completo com Irlanda e Países Baixos, que tinham 188 e 178 médicos de clínica geral por cada 100.000 habitantes, respetivamente. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Há em Portugal menos camas nos hospitais para cuidados psiquiátricos que na média da UE
Portugal tinha, em 2018, menos camas disponíveis nos hospitais para cuidados psiquiátricos que muitos outros países da União Europeia (UE). Eram 64 camas por cada 100.000 habitantes contra 73 na média da UE, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Portugal é o país da UE com mais médicos generalistas por habitante
Em 2016 Portugal era, de longe, o país da UE com mais médicos generalistas por habitante. Nesse ano havia, segundo dados do Eurostat, 256 médicos sem especialização por cada 100.000 habitantes. Em sentido inverso encontrava-se a Grécia.

Portugal no top 5 dos países da UE onde há mais dentistas no “ativo”
Sabias que havia em 2016 mais de 360.000 dentistas, 450.000 farmacêuticos e 550.000 fisioterapeutas a trabalhar na União Europeia? No caso concreto dos dentistas, Portugal é, de resto, um dos países da UE onde há mais profissionais a trabalhar – 96 por 100.000 habitantes –, ocupando o quinto lugar do ranking.
A moda dos seguros de saúde: 27,1% dos portugueses já tem, e tu?
Há cada vez mais portugueses com seguro de saúde. No primeiro semestre do ano havia no país dois milhões e 440 mil portugueses com este tipo de seguro, um valor que representa 27,1% do universo composto pelos residentes no continente com 15 ou mais anos. Trata-se do valor mais elevado dos últimos 16 anos.
Ex-hospital de Cascais vendido para ser a primeira universidade privada de medicina
O antigo hospital de Cascais está em vias de ser vendido para acolher o primeiro pólo universitário privado de medicina do país. O novo projeto educativo de ensino superior será desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Luz Saúde, dona do Hospital da Luz, em Lisboa, que será o hospital parceiro durante a formação.

Médicos de família que atenderem 2.500 utentes recebem mais 741 euros
Os médicos de família de zonas carenciadas que aceitem alargar temporariamente as listas de utentes até um máximo de 2.796 unidades ponderadas (cerca de 2.500 utentes) vão receber até 741 euros brutos acima do salário. Em causa está uma proposta do Governo.

Sabes qual é o curso com maior empregabilidade no país?
Medicina lidera a lista de cursos – 81 no total – que garantem total empregabilidade a diplomados. Em sentido inverso encontram-se os cursos de Engenharia e Arquitetura. Ou seja, quem se licenciar nestas áreas tem maiores possibilidades de ficar desempregado.

Radiografia do dia: 60% dos europeus procuram informações médicas na internet
Será a internet uma boa fonte de informação sobre assuntos médicos? A resposta pode não ser unânime, mas a verdade é que há cada vez mais pessoas a recorrer à "net" para esse efeito. Como podes ver na imagem, seis em cada dez europeus usam a “rede” para procurar informações médicas. E mais: 10% desses 60% de europeus usam a internet pelo menos uma vez por semana.

Rumores do dia
Portugal é o terceiro país da UE onde há mais receios de erros médicos: Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) onde há um maior receio de erros e incidentes nos cuidados de saúde. Mais de sete em cada dez portugueses (75%) temem estes incidentes enquanto a média dos 28 estados-membros é de 53%. Apesar do medo, apenas 14% dos inquiridos portugueses dizem ter experimentado algum problema deste género ou responderam ter tido conhecimento da ocorrência de erros médicos com familiares. A média europeia neste caso é de 27%.

Rumores do dia
Ministra espera conhecer decisão sobre OR antes de 15 de outubro: Maria Luís Albuquerque espera conhecer a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o Orçamento Retificativo “tão depressa quanto possível”. “A data de apresentação do Orçamento é a data constitucional. É o dia 15 de outubro. Espero sinceramente que seja possível decidir sobre as medidas antes disso", afirmou a ministra das Finanças. (Dinheiro Vivo)

Rumores
Estado gastou 418 mil euros com assessoria jurídica nos “swaps”: Os serviços de assessoria jurídica que o Estado contratou no caso dos contratos “swaps” custaram 418 mil euros. Em causa está o contrato realizado com a sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles da Silva e Associados.

hospitais pedem pagamento de taxas que já prescreveram
há utentes que estão a ser notificados pelos hospitais e centros de saúde para pagarem dívidas relativas a taxas moderadoras que já prescreveram. segundo avança a edição desta segunda-feira do jornal de negócios, os utentes não são obrigados a pagar dívidas prescritas.

rumores
sindicato receia fecho de 150 serviços das finanças depois das eleições: o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos receia que mais de 150 representações dos serviços de finanças podem encerrar “pela calada” a seguir às eleições autárquicas, sobretudo no interior do país.
saúde: ministério quer poupar 45 milhões com horas extraordinárias
o ministério da saúde quer poupar cerca de 45 milhões de euros com as horas extraordinárias este ano. em causa está o despacho publicado ontem a determinar que os hospitais têm de realizar uma redução de 20% dos custos com as horas extraordinárias em 2013.

faltam camas, médicos e enfermeiros na rede de cuidados continuados
a entidade reguladora da saúde (ers) concluiu que há falta de médicos e enfermeiros em algumas unidades de internamento da rede nacional de cuidados continuados integrados e que o rácio de camas por habitante na maioria das regiões é negativo.

rumores
fusão da zon com a optimus deve ser aprovada hoje: a fusão da zon com a optimus, que irá a votos hoje em assembleia geral de accionistas e deverá ser aprovada, já é falada há mais de seis anos e está agora prestes a ter um final feliz.

portugueses compram mais medicamentos mas gastam menos
no ano passado, os gastos com medicamentos suportados pelos utentes e o serviço nacional de saúde (sns) foram os mais baixos dos últimos cinco anos.
ordem do carmo quer arrendar instalações do hospital
a instituição religiosa ordem do carmo, no porto, pretende negociar o arrendamento das instalações do hospital para conseguir manter a sua actividade.

bastonário diz que há médicos proibidos de prescrever alguns medicamentos
o bastonário da ordem dos médicos revelou que “há médicos que estão, neste momento, a ser proibidos de prescrever aquilo que acham que devem para os doentes”.

rumores
sonaecom admite ter mais de 50% da nova zon: apesar de não ser uma condição necessária para que a fusão entre a optimus e a zon se torne realidade, a sonaecom (detém a optimus) admite vir a ter mais de 50,1% da nova zon. segundo ângelo paupério, ceo da sonaecom, esse é um cenário “possível”.

há 10 enfermeiros por dia a pedir para emigrar
todos os dias, uma média de dez enfermeiros pede à ordem a documentação necessária para trabalhar no estrangeiro.

ministério investiga contratação de enfermeiros e nutricionistas a quatro euros
o ministro da saúde, paulo macedo, considerou que “não é razoável” contratar enfermeiros e nutricionistas a quatro euros ou menos por hora.