Comentários: 0

O antigo hospital de Cascais está em vias de ser vendido para acolher o primeiro pólo universitário privado de medicina do país. O novo projeto educativo de ensino superior será desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Luz Saúde, dona do Hospital da Luz, em Lisboa, que será o hospital parceiro durante a formação.

O imóvel, que em outubro do ano passado tinha sido comprado pela Câmara Municipal de Cascais por 3, 463 milhões de euros, apresenta agora alguns sinais de abandono e será alvo de um projeto de reabilitação, cujos detalhes são ainda desconhecidos. Será, segundo avança o i, construído um pavilhão destinado às aulas teóricas dos cursos de enfermagem e de medicina. 

O edifício central e os dois edifícios anexos do antigo Hospital Condes de Castro Guimarães estão vazios há mais de meia década, depois de o hospital sido desativado em fevereiro de 2010, substituído por um novo em Alcabideche.

Universidade privada de medicina em Portugal?

A Universidade Católica, tal como conta o jornal, aliou-se à Fidelidade com o objetivo de superar as exigências de abrir um curso de medicina – como o orçamento anual de uma licenciatura poder ascender a 20 mil euros a cobrir pela universidade e a resistência dos hospitais não universitários em receberem estudantes. A empresa de capitais chineses do Grupo Fosun é também dona do Hospital da Luz e da seguradora Multicare.

A intenção é que, como indica o Expresso por outro lado, os novos estudantes de medicina da Católica passem os primeiros três anos do curso no novo hospital de Cascais. A este período juntam-se outros três anos no Hospital da Luz, cuja capacidade está a ser duplicada. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta