
Ativos tóxicos do ex-Popular dão prejuízos a imobiliária do Santander
Cerca de seis anos depois de ser extinto, o antigo Banco Popular continua a dar que falar. A Quasar, empresa imobiliária que herdou os ativos imobiliários do Banco Popular, teve prejuízos de 448 milhões de euros em 2023, mais 55,6% do que no mesmo período do ano passado. Assim, a Blackstone e o Santander (que controlam a Quasar) continuam a ter prejuízos de milhões devido aos ativos problemáticos deste banco português já extinto.

Santander vai vender sede do ex-Popular em Lisboa à espanhola Incus
A sede do extinto Banco Popular Portugal, em Lisboa, vai mudar de dono em breve. Colocado no mercado no final do ano de 2021, o edifício atraiu vários investidores. Mas a proposta vencedora foi mesmo a da espanhola Incus Capital Advisors, que colocou em cima da mesa mais de 50 milhões de euros. Trata-se de um edifício que está nas mãos do Santander desde dezembro de 2017, data que marca a conclusão da aquisição do Banco Popular por um euro.
Clientes do Popular vão pagar mais no Santander
O Banco de Portugal veio declarar que a incorporação do Popular no Santander Totta “não implica qualquer alteração” na atividade do banco em Portugal, onde será assegurada a “continuidade dos serviços”.
Bancos espanhóis atacam em força Portugal. Já controlam 30% do mercado
O peso dos bancos espanhóis em Portugal é cada vez mais evidente, representado já 30% do mercado nacional. Um domínio que ganhou ainda mais força com a compra do Banco Popular pelo grupo Santander por apenas um euro, tendo o Santander Totta alargado a sua influência na banca nacional.
Banco Popular quer criar "bad bank" para imobiliário
O Banco Popular está em conversações com o ministro da Economia espanhol para a criação de um “banco mau” para o setor imobiliário. O projeto para reunir ativos imobiliário numa nova instituição no valor de pelo menos 5.000 milhões de euros já foi também ao Banco de Espanha.

Crédito à habitação: Novo Banco, Banif e Popular aderem à moda de redução de spreads
Apenas quatro bancos, BPI, Montepio, BBVA e BIC (num total de 13), ainda não aderiram à nova vaga de redução de spreads registada desde o início do ano. Agora é a vez de o Novo Banco, Banif e Banco Popular alterarem o seu preçário no crédito à habitação. As alterações estão em vigor já este mês de abril.

Crédito à habitação: já há spreads abaixo dos 2%
Estás a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa? Então, esta pode ser uma boa altura para o fazeres, já que a banca está a começar a baixar os spreads. Primeiro foi o BCP, que no início do mês reviu em baixa as taxas cobradas no crédito à habitação, e agora a CGD. O banco estatal reduziu em 75 pontos base o spread mínimo, colocando a margem abaixo dos 2%.

Espanhóis do Banco Popular colocam à venda duas gestoras de fundos em Portugal, uma delas imobiliária
O Banco Popular decidiu desinvestir na área de fundos de investimento em Portugal, colocando à venda as sociedades gestoras de fundos imobiliários e mobiliários com que opera no mercado nacional. O banco espanhol tem recebido várias manifestações de interesse, mas está, porém, com dificuldades em fechar a operação, que está a ser conduzida desde Madrid, apurou o idealista News.

Crise no GES apanha homem mais rico de Portugal e grandes bancos nacionais
Américo Amorim investiu dinheiro da sua holding pessoal em papel comercial do GES. O homem mais rico de Portugal é assim um dos nomes na lista de investidores e clientes institucionais que investiu em papel comercial do GES. O topo da lista é ocupado pela PT, que tem os sócios brasileiros em ebulição.

Crédito à habitação: compensa amortizar em cinco bancos
Há cinco bancos em Portugal nos quais é preferível antecipar a amortização do crédito à habitação do que esperar pelo fim do prazo contratado. Segundo um estudo da revista da Deco Dinheiros & Direitos, publicado esta quarta-feira (dia 23), esta opção é mais vantajosa no Millennium BCP, Banco Popular, Montepio, Banco BIC e Crédito Agrícola.

Crédito à habitação: bancos já baixam spreads
Boas notícias para quem está a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Isto porque a banca está a começar a reduzir os custos no crédito à habitação: desde dezembro, seis dos 12 maiores bancos a operarem no mercado português baixaram os respetivos spreads, uma tendência que chegou este mês ao maior banco nacional, a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Crédito à habitação: bancos já estão a cortar os spreads
Os bancos estão a cobrar spreads elevados há muito tempo – estavam em máximos de 2011 – aquando da concessão crédito para a compra de casa, o que faz disparar o valor da prestação a pagar todos os meses.

depois do crédito à habitação, o crédito ao arrendamento
os bancos estão a financiar o arrendamento de casas oferecendo produtos a juros que ultrapassam os 14%.

grupo cs entregou 12 hotéis ao banco para liquidar dívidas
o grupo cs, composto por empresas que construíam e geriam hotéis, está a “sentir na pele” as repercussões da crise.

quatro bancos carregam nos “spreads” no último mês
foram quatro as instituições financeiras a operar em portugal que, no último mês, subiram os “spreads”. segundo o diário económico, a caixa de geral de depósitos e o barclays subiram tanto o “spread” mínimo como o máximo.

banco popular vende imóveis de crédito malparado a sociedade do grupo
o banco popular portugal (bpp) está a enfrentar o problema do incumprimento no crédito recorrendo a uma estratégia que tem tido sucesso em espanha.

que bancos já subiram os “spreads” desde a chegada do fmi?
desde o pedido oficial de ajuda externa, oito bancos já aumentaram os "spreads" cobrados na habitação, revela o diário económico (de). desde o início de maio, bpi, banco popular, deutsche bank e caixa galicia aumentaram os "spreads".
sabe quais os bancos com 'spreads' mais baixos?
de acordo com o diário económico, os preçários dos cinco maiores bancos a operar em portugal revelam que a média dos 'spreads' mínimos praticados é de 1,39%, quatro vezes mais que os valores verificados há dois anoso periódico afirma que os bancos estrangeiros são os mais competitivos nesta matéria,