
Os bancos estão a cobrar spreads elevados há muito tempo – estavam em máximos de 2011 – aquando da concessão crédito para a compra de casa, o que faz disparar o valor da prestação a pagar todos os meses. Mas essa tendência parece estar agora a inverter-se, sendo que três entidades já cortaram os spreads nos últimos dois meses: o BCP, o Crédito Agrícola (CA) e o Banco Popular (BP).
Segundo o Diário Económico, o BES foi o primeiro a rever o spread mínimo, em julho do ano passado, passando-o de 4% para 2,75%. Em dezembro, foi a vez do CA e do BP também baixarem os respetivos juros. O spread mínimo do CA passou de 3,95% para 2,55% enquanto o máximo de 5,75% para 4,35%. Já o BP passou a oferecer spreads entre 2,75% e 6%, quando antes cobrava entre 3,5% e 6,25%.
No que diz respeito ao BCP, optou apenas por rever, já este mês, o spread mínimo: de 3,75% para 3,5%.
2 Comentários:
spread mínimo 2,55%, 2,75% e 3,5%! Sim, mas os spread mínimos são para clientes que aportam capitais próprios de 50% e operação de financiamento > 200.000.
Para quem não sabe, são muito poucos os portugueses que têm possibilidade de entrar com 50% de capitais próprios para a compra de uma casa e o valor médio dos imóveis em Portugal é inferior a € 100.000.
Escusado afirmar que com spread de 4% e 5% é o mesmo que dizer ao clientes que não queremos emprestar dinheiro para compra de casa.
Assim, não se deverá concluir que o mercado de compra de habitação (1ª habitação) está em condições de recuperar do marasmo em que caiu.
finalmenet!!!!!!!!!!!!
Para poder comentar deves entrar na tua conta