Consumo energético

Energia: já se pode alterar tarifa da luz a qualquer momento

A partir desta quinta-feira, dia 1 de janeiro de 2026, os consumidores domésticos podem alterar a qualquer momento a tarifa da luz, simples, bi-horária ou tri-horária, segundo o novo Regulamento Tarifário da ERSE. Esta medida surge no seguimento da informação sobre o consumo de energia elétrica abastecido a partir da rede pública ter atingido, em 2025, o valor mais elevado de sempre no Sistema Elétrico Nacional (SEN), de acordo com dados divulgados pela Redes Energéticas Nacionais (REN).
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal abranda para 2,2% em novembro

A inflação abrandou para 2,2% em novembro, informou na sexta-feira, dia 12 de dezembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a estimativa rápida que tinha sido divulgada há duas semanas."A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,2% em novembro, taxa inferior
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal acelera subida para 2,1% em abril

A inflação em Portugal tem oscilado ligeiramente em torno do objetivo de médio prazo de 2%. Em abril, a variação homóloga da inflação acelerou ligeiramente a subida para 2,1%, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face a março, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Preço dos alimentos em Portugal

Alimentos continuam 28% mais caros que antes da crise inflacionista

A inflação em 2024 desacelerou para 2,4%. Mas os efeitos da crise inflacionista ainda se fazem sentir em Portugal. O nível médio dos preços continua 16,1% superior ao registado em 2021. E no caso dos produtos alimentares, os preços estão ainda 28% acima dos registados há cerca de quatro anos.
Subida de preços em 2024

Das rendas das casas à luz e ao pão: 2024 traz nova subida de preços

O ano de 2024 vai ficar marcado por um aumento generalizado de preços dos produtos e serviços que usamos no dia a dia, muito embora a inflação esteja a desacelerar – e muito - estando abaixo dos 2%. Desde logo, as rendas das casas vão poder ser atualizadas em 6,94%, o valor mais elevado desde 1994. E também o preço da luz vai subir 3,7% a partir de janeiro. Mas não ficamos por aqui: o pão, o gás, as portagens, os transportes públicos e as telecomunicações vão ficar mais caras em 2024. Fica a saber neste guia quais são os produtos e serviços essenciais que vão aumentar o preço em 2024 e impactar a tua carteira.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 4% em maio

A inflação em Portugal continua a descer rumo ao objetivo dos 2%, patamar em que é garantida a estabilidade dos preços. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a inflação no nosso país desceu para 4,0% em maio, face aos 5,71% registados em abril. Por detrás desta diminuição da inflação está a descida dos preços da energia e a desaceleração dos preços dos alimentos estimulada pelo cabaz IVA zero.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 5,7% em abril, confirma INE

É oficial: a inflação em Portugal desceu mesmo para 5,7% em abril, o valor mais baixo desde março de 2022, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Ajustamento dos preços da luz, gás e alimentos ajuda a explica esta desaceleração nos preços.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 5,7% em abril

Há boas notícias para os bolsos das famílias: a inflação em Portugal terá diminuído 5,7% em abril de 2023, um valor inferior em 1,7 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, aponta a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira publicada.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 7,4% em março, confirma INE

É oficial: a inflação em Portugal abrandou em março pelo quinto mês consecutivo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quinta-feira (dia 13 de março), que a inflação diminuiu para 7,4% em março de 2023, uma taxa inferior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. Por detrás desta descida da inflação no nosso país está a queda dos preços da energia e uma desaceleração dos preços dos alimentos.
Inflação em Portugal em janeiro

Inflação em Portugal volta a descer em janeiro para 8,3%

Há boas notícias no que diz respeito à subida generalizada dos preços em Portugal. A inflação no nosso país caiu em janeiro para 8,3%, segundo aponta a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgada. Esta foi a terceira descida da inflação no nosso país que se deu, sobretudo, pela desaceleração dos preços da energia. Os dados definitivos sobre a inflação em Portugal vão ser publicados no próximo dia 10 de fevereiro.
Eficiência energética das casas

CE vai obrigar a reabilitar casas para melhorar eficiência energética

A Diretiva Europeia sobre a Eficiência Energética dos Edifícios está a ser desenhada há meses e, agora, está prestes a ser aprovada. Tudo indica que a Comissão de Energia do Parlamento Europeu aprove esta diretiva antes de 25 de janeiro e que a mesma entre em vigor a 13 de março. Este novo regulamento europeu vai pressionar os proprietários a reabilitar as casas nos 27 países que compõem a União Europeia (UE) – Portugal incluído. A ideia passa por melhorar o desempenho energético das habitações de forma que apresentem, pelo menos, a classificação E em 2030 e a D em 2033.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal atinge 7,8% em 2022 – o valor máximo desde 1992

A subida generalizada dos preços começou a sentir-se no início de 2022 e agravou-se ao longo do ano devido, sobretudo, à subida dos custos da energia e dos alimentos. E agora sabe-se que durante o ano passado, a inflação em Portugal registou uma média anual de 7,8%, o valor mais elevado desde 1992, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, dia 11 de janeiro. Em dezembro, a inflação fixou-se em 9,6%, confirmou ainda o instituto.
Preço da luz a subir

Preço da luz vai subir 1,6% em janeiro de 2023

O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro de 2022, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro, anunciou a ERSE.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal cai para 9,9% em novembro, confirma INE

É oficial: depois da inflação ter galopado em Portugal nos últimos meses, em novembro começou a dar sinais de descida. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira que a inflação em Portugal fixou-se em 9,9% em novembro, uma taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. Ainda assim, está muito acima do 2%, o nível de inflação em que é assegurada a estabilidade dos preços.
Inflação em Portugal a subir

Inflação em Portugal atinge 10,1% em outubro, confirma INE

Confirma-se: a inflação em Portugal fixou-se acima dos 10% em outubro. Segundo os dados confirmados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, dia 11 de novembro, a inflação situou-se em 10,1% no mês passado, menos 0,1 pontos percentuais (p.p) do que a estimativa rápida divulgada em outubro. Ainda assim, a subida dos preços registada em outubro continua a ser a mais elevada desde maio de 1992. Os aumentos dos preços nos produtos energéticos e alimentares continuam a explicar boa parte desta evolução.
Preço da luz

Subida do preço da luz em 2023? ERSE propõe aumento de 2,8%

Em 2023, os orçamentos das famílias vão continuar pressionados pela subida da inflação. E também terão de encaixar nas contas a subida do preço da luz. Isto porque a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresentou esta segunda-feira, dia 17 de outubro, uma proposta de aumento no preço da eletricidade para o mercado regulado de 2,8%, que irá entrar em vigor já a partir de 1 de janeiro de 2023. Já a tarifa de acesso às redes deverá cair no próximo ano, contribuindo para uma diminuição de cerca de 80% na fatura final da luz dos consumidores domésticos".