Anos de trabalho em Portugal e na UE

Quantos anos trabalham em média os portugueses?

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) onde mais tempo se trabalha até à reforma, superando a média dos 27. Os dados mais recentes do Eurostat mostram isso mesmo: a duração média da vida de trabalho foi de 39,1 anos em 2023, mais 2,2 anos que na média da UE (36,9 anos). É, de resto, a mais alta desde 2014. 
A que horas se janta em Portugal e na Europa

A que horas se janta em Portugal e nos outros países europeus?

A que horas é que se janta em Portugal e nos restantes países europeus? As rotinas e hábitos variam de país para país. Em Portugal, por exemplo, o horário de jantar acontece, em média, entre as 21h e as 22h, mais tarde, portanto, que na média dos países europeus.
Trabalho em horas extra? Assim se calculam as compensações

Trabalho em horas extra? Assim se calculam as compensações

As horas de trabalho extraordinárias são válidas, e estão previstas na lei em casos excecionais, por períodos de tempo limitados. Contudo, os trabalhadores têm de ser compensados pelas mesmas e estar a par dos seus direitos. Para que nada falhe, mostramos-te como deves calcular as horas extra em quatro passos.
Mais de metade dos portugueses não recebe horas extra

Mais de metade dos portugueses não recebe horas extra

Quase dois terços dos trabalhadores portugueses (64%) não recebe pelas horas extra que faz e quase um terço está em risco de esgotamento (“burnout”). Estas são algumas das conclusões de um estudo da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Rumores do dia

Rumores do dia

Jerónimo Martins promete ao mercado nova estratégia polaca até novembro: "Save the date" de 13 de novembro, pediu esta quarta-feira Pedro Soares dos Santos aos analistas durante a conferência sobre os resultados semestrais da Jerónimo Martins. Até lá, o grupo vai repensar o mapa da Polónia.

É possível pedir férias extra a partir de amanhã

A partir de amanhã, os trabalhadores poderão exigir às suas empresas a reposição de dias de férias, caso estejam abrangidos por convenções coletivas de trabalho que prevejam o direito a mais de 22 dias de férias anuais.De acordo com o Diário Económico, os trabalhadores também poderão exigir a reposi
novas regras laborais entram amanhã em vigor

novas regras laborais entram amanhã em vigor

o governo espera que quatro das principais medidas do novo código de trabalho – eliminação de férias e feriados, corte nas horas extraordinárias e redução das compensações para 20 dias – garantam uma redução de 5% no custo por hora trabalhada.
novo pacote laboral discutido hoje no parlamento

novo pacote laboral discutido hoje no parlamento

despedimento por inadaptação, indemnizações mais baixas e trabalho extra pago a metade do valor são algumas das alterações que o governo pretende introduzir com a revisão do código do trabalho, que será discutida hoje no parlamento.
corte nas horas extra é definitivo na função pública

corte nas horas extra é definitivo na função pública

os trabalhadores da administração pública vão passar a ter bancos de horas, tal como no sector privado e, segundo o diário económico (de) o corte para metade no valor pago pelas horas extraordinárias, que deveria durar apenas durante o programa de ajustamento financeiro (até 2013), passará a ser def
estado tem fundo de 19 milhões por devolver em cauções de luz, água e gás

trabalho não declarado aumenta 60%

o inspector-geral do trabalho, josé luís forte, alertou esta quinta-feira que o aumento do volume de trabalho não declarado em portugal é alarmante, chegando a registar uma subida na ordem dos 60% entre 2009 e 2010em declarações à agência lusa, o responsável afirmou que a autoridade para as condiçõe