Comentários: 0
Taxa de desemprego caiu 1,8% em três meses. Porquê?

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego passou de 13,7% nos primeiros três meses do ano para 11,9% no segundo trimestre. A que se deve esta grande diminuição (de 1,8%) em apenas três meses?

Além do aumento do emprego, fatores como o aumento do número de desempregados “ocultos” e a diminuição dos despedimentos por parte das empresas podem ajudar a explicar este fenómeno, escreve o Jornal de Negócios.

Já o Jornal de Notícias acrescenta que também o aumento das horas extra e do trabalho por turnos, bem como a necessidade de arranjar um segundo emprego, ajudaram a baixar a taxa de desemprego.

Segundo as publicações, há agora mais 68,7 mil pessoas contratadas a prazo e o part-time aumentou 9,1%, o que se traduz em mais 25,6 mil casos. Há também mais 216,3 mil pessoas com dois empregos e 44 mil pessoas a trabalhar por turnos, escreve o Jornal de Notícias.

O Jornal de Negócios adianta que os chamados desempregados “ocultos”, que não contam para as estatísticas, também aumentaram: há mais 126 mil pessoas nesta situação que em 2011

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta