Relatório de importações e exportações

Exportações descem 11,3% em julho e importações sobem 2,8%

As exportações portuguesas de bens recuaram 11,3% em julho face ao mesmo mês de 2024, enquanto as importações aumentaram 2,8%, agravando o défice da balança comercial de bens em 1.173 milhões de euros, para um total de 3.293 milhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Tarifas aplicadas pelos EUA aos vários países

Que tarifas impôs Trump a cada país? O atlas da guerra comercial

A estratégia de Donald Trump de aplicar tarifas sobre importações em todo o mundo está a fazer correr muita tinta. A China, por exemplo, aplica tarifas de 67% sobre produtos norte-americanos, pelo que os seus produtos passam agora a pagar 34% para entrar nos EUA, segundo as contas (e as tabelas) do presidente dos EUA. Já os países da União Europeia (UE), entre eles Portugal, passam a pagar 20% de tarifas.
Impacto de Trump na UE

Trump volta à presidência dos EUA: como pode afetar a economia da UE?

Donald Trump ainda não iniciou funções, mas já deixou a União Europeia (UE) em sobressalto, ameaçando com tarifas adicionais sobre importações e com declarações sobre uma possível anexação da Gronelândia, território da Dinamarca.Às ameaças do republicano de 78 anos, vencedor das eleições presidencia
Crescimento da economia portuguesa

Economia portuguesa acelera crescimento para 1,9% no verão de 2024

A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, tendo acelerado face ao trimestre precedente. E este crescimento muito se deve ao consumo privado.
Exportações em Portugal

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal

Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).
Os parceiros comerciais dos países europeus

Os maiores parceiros comerciais dos países europeus são…

O continente europa é um dos maiores blocos comerciais do mundo e os países que o integram fazem várias parcerias com outras nações. Neste mapa é possível ficar a saber quais são os principais parceiros comerciais de cada país europeu, tendo em conta o valor total das importações e exportações combinadas: no caso de Portugal, o maior “aliado” é Espanha.  
PIB de Portugal cresce no terceiro trimestre face ao anterior

Economia portuguesa acelera no terceiro trimestre – PIB cresce 0,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e aumentou 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira (31 de outubro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", avança o INE.
Os países para que Portugal mais exporta são…

Os países para que Portugal mais exporta são…

Em junho de 2021, as exportações e as importações de bens voltaram a subir – registaram variações homólogas nominais de +21,4% e +29,4%, respetivamente, e mensais (face a junho) de +8,4% e +0,8%, pela mesma ordem –, sendo que Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal.
Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Com a pandemia da Covid-19, as exportações afundaram 30,6% no segundo trimestre do ano face ao período homólogo. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (7 de agosto de 2010) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que permitem concluir, ainda, que o impacto do novo coronavírus também se fez sentir nas importações, que caíram 34,4%.
Travão a fundo nas exportações portuguesas

Travão a fundo nas exportações portuguesas

As exportações, um dos principais motores da aceleração do crescimento da economia portuguesa, estão a dar sinais de fraqueza. No terceiro trimestre, o crescimento homólogo do PIB nacional abrandou para 2,1%, sendo que tinha aumentado 2,4% nos primeiros três meses do ano, segundo dados do INE.
Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos

Em outubro, as exportações de bens aumentaram 9,4% e as importações de bens cresceram 1,2% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, da maior subida homóloga de 2014. Em termos trimestrais, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações de bens aumentaram 2% no trimestre terminado em outubro de 2014, face ao período homólogo.
Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas

As exportações de bens aumentaram 1,5% e as importações de bens 2,5% no terceiro trimestre de 2014 face ao período homólogo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, as exportações de bens cresceram 3,7% e as importações de bens 5,6% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado.
Rumores

Rumores

Portugal já compra mais do que vende a Angola: Entre Janeiro e Agosto deste ano, Portugal já importou mais bens de Angola do que exportou.
rumores

rumores

vici quer levar limite da portela até 25 milhões de passageiros: a vinci, a nova dona da ana - aeroportos de portugal, pretende estender o limite de capacidade do aeroporto da portela até aos 25 milhões de passageiros por ano.