Sem-abrigo em Lisboa

Sem-abrigo em Lisboa: Carlos Moedas reúne-se com ministros sexta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, reúne-se na sexta-feira (24 de maio de 2025) com os ministros da Presidência e da Segurança Social para encontrarem uma solução conjunta para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo, anunciou o autarca. Há na capital três mil pessoas em condição de sem-abrigo e com acolhimento, havendo ainda 390 que não têm teto, ou seja, qualquer solução de acolhimento.
Sem-abrigo em Portugal

Ainda há mais de 10.500 sem-abrigo – mas 2.500 deixaram de ser desde 2020

Mais de 10.700 pessoas viviam na condição de sem-abrigo em 2022, segundo dados oficiais divulgados esta quarta-feira (20 de dezembro de 2023), em que pela primeira vez foi feito um levantamento em todos os municípios de Portugal continental. Segundo a síntese de resultados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo para o ano de 2022, “foram sinalizadas 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo”. Paralelamente, cerca de 2.500 pessoas deixaram de viver na condição de sem-abrigo nos últimos três anos, entre 2020 e 2022.
Antigo sem-abrigo consegue casa no Porto

Antigo sem-abrigo do Porto conseguiu casa com a ajuda de Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lanchou esta segunda-feira, dia 19 de outubro de 2021, na casa de Manuel Fernandes, no Porto, antigo sem-abrigo cuja visita presidencial há um ano tornou o seu caso mediático e permitiu encontrar uma solução.Mal saiu do carro em que se deslocou até
Pessoas em situação de sem-abrigo

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo

Em Portugal, há cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo. E mais de metade concentra-se na Área Metropolitana de Lisboa, segundo mostram os resultados de um inquerito levado a cabo pelo portal da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA).
Lisboa: aprovado plano para dar 320 casas aos sem-abrigo

Lisboa: aprovado plano para dar 320 casas aos sem-abrigo

Dar resposta às pessoas em situação de sem-abrigo é uma aposta da Câmara Municipal de Lisboa (CML), com o objetivo de haver cada menos gente a viver na rua. E há boas notícias nesse sentido, já que a Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira (3 de março de 2020) o Plano Municipal para a Pessoa em situação de Sem-Abrigo (PMPSA) 2019-2023, que prevê um investimento de 14,6 milhões de euros e a disponibilização de mais 320 casas no âmbito do programa “Housing First” até 2023.
Edifícios de luxo em Nova Iorque podem ser a solução para “dar casa” aos sem-abrigo

Edifícios de luxo em Nova Iorque podem ser a solução para “dar casa” aos sem-abrigo

Aumentar a oferta de casas no mercado em Nova Iorque (EUA) para a população sem-abrigo é uma das preocupações das autoridades. Para dar resposta a essa situação, as empresas que recebem incentivos fiscais para construir torres com salas de ioga e mesas de bilhar, na condição de arrendarem alguns dos imóveis a preços mais acessíveis, serão obrigadas a ocupar esses apartamentos com residentes de abrigos, caso não encontrem inquilinos através de um sorteio de habitações acessíveis.
"Durmo na rua porque não quero viver numa mini-casa": conhece o sem-abrigo que transformou Paris no seu ginásio (vídeo)

"Durmo na rua porque não quero viver numa mini-casa": conhece o sem-abrigo que transformou Paris no seu ginásio (vídeo)

Jacques Sayagh tem 50 anos e, como muitos outros sem-abrigo, tem uma história passada marcada por excessos de álcool e drogas. No entanto, a grande diferença com a maioria dos seus companheiros, é que prefere viver na rua porque não quer "viver num mini-apartamento". Jacques não mendiga: converteu as ruas de Paris num ginásio e dedica o seu tempo a treinar para competir em eventos de culturismo.
projecto dá casas a 65 sem-abrigo

projecto dá casas a 65 sem-abrigo

após vários anos a viverem nas ruas de lisboa, 65 sem-abrigo conseguiram um tecto através do projecto casas primeiro, um modelo de "sucesso" que arrancou há dois anos e meio e está a suscitar interesse de outras cidadessão mais homens do que mulheres, mas também há quatro casais.