Centros comerciais: Ceetrus volta a deter 100% do Alegro Setúbal
A Ceetrus anunciou esta quinta-feira (8 de janeiro de 2026) que finalizou a aquisição do Alegro Setúbal. Com a compra da participação dos 50% restantes que não detinha, voltou a deter 100% daquele que é um dos principais centros comerciais da região.
Edifício Barata Salgueiro 28 (Lisboa) muda de mãos e terá casas de luxo
É mais um negócio que comprova que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários. Falamos da venda do edifício Barata Salgueiro 28, localizado no coração de Lisboa – na rua com o mesmo nome, perto da Avenida da Liberdade –, que foi comprado por uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co, sediada em Londres. Um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, sendo que ali vai nascer um projeto residencial de luxo.
Fidelidade torna-se acionista maioritária da IM Gestão de Ativos
A Fidelidade, por intermédio da FID Asset Management, SGPS, S.A., sociedade por si integralmente detida, celebrou, dia 30 de dezembro de 2025, um contrato para adquirir 70% do capital da IM Gestão de Ativos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A. (“IMGA”). Depois da obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis, a operação tornará a Fidelidade na acionista maioritária da sociedade gestora nacional.
Casas com grandes descontos para entrar no novo ano com o pé direito
Um novo ano traz sempre aquela vontade de virar a página e começar com decisões que fazem a diferença.
Investimento imobiliário global deve superar 850.000 milhões em 2026
A estabilização das avaliações e o reforço da procura nos segmentos prime de escritórios, residencial e logística deverão contribuir para um aumento de 15% no investimento imobiliário global em 2026, ultrapassando a marca de um bilião de dólares, que corresponde a 850.000 milhões de euros.
Allianz Portugal vende um dos seus imóveis mais emblemáticos
Um dos principais ativos do portfólio imobiliário da Allianz Portugal acaba de ser vendido. Com 14 pisos e uma área bruta de construção de 8.205 metros quadrados (m2), o imóvel beneficia de uma localização estratégica, numa das zonas mais nobres do Central Business District (CBD) de Lisboa, mais concretamente na interseção da Rua Braamcamp com a Rua Castilho.
Montepio Gestão de Activos compra parque logístico Portfolio Axis
O Portfolio Axis tem um novo proprietário. Gerido pela Montepio Gestão de Activos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A., o Valor Prime – Fundo de Investimento Imobiliário Aberto é o novo dono deste parque logístico core composto por três ativos, estrategicamente localizados em Vila Nova de Gaia, Santo Tirso e Algoz.
Centro de dados da Meo na Covilhã vai mudar de dono - o que se sabe
A Mezan notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da PT Data Center, sociedade que opera um centro de dados hiperescala, na Covilhã, foi anunciado esta segunda-feira, dia 29 de dezembro.“A operação de concentração consiste na aquisição pela Mezan […] do controlo exclusivo da Portugal Te
Hotéis, escritórios, retalho e logística: imobiliário não vive só de casas
O ano de 2025 foi “rico” em notícias que impactam diretamente o imobiliário comercial em Portugal, ou seja, não relacionadas com o segmento residencial. É caso para dizer que os investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros, voltaram a estar atentos aos segmentos de retalho (centros comerciais e comércio de rua), logística, escritórios e hotelaria, bem como a negócios relacionados com residências de estudantes. O interesse pelo país e a sua atratividade enquanto destino de investimento e de férias foi notório ao longo do ano, apesar do contexto político e económico interno ter ficado marcado por alguma instabilidade.
Concorrência aprova a compra do Alegro Setúbal pela Tiekenveen
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra do centro comercial Alegro Setúbal pela Tiekenveen, apontando que esta operação não deverá criar “entraves significativos” à concorrência no mercado, comunicado esta segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2025.
Morreu Claude Berda, fundador da Vanguard Properties
Claude Berda, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos – teve como sócio José Cardoso Botelho, que, entretanto, saiu da empresa –, faleceu esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) com 78 anos.
Savills IM adquire dois supermercados Continente para fundo alemão
A Savills Investment Management acaba de anunciar a compra de dois supermercados urbanos em Portugal para um fundo especial alemão. Um dos supermercados está localizado em Vila Verde e outro em Montemor-o-Novo.
Imóveis com descontos até 45% em campanha de final de ano da Hipoges
Com preços entre os 20 mil e os 650 mil euros, a Hipoges fecha o ano com uma campanha de descontos em mais de 70 imóveis, entre os quais moradias, apartamentos, edifícios e garagens.
Paulo Sarmento nomeado diretor-geral da Cushman & Wakefield em Portugal
A partir de 1 de janeiro de 2026, Paulo Sarmento será o novo Head of Portugal da Cushman & Wakefield (C&W) em Portugal, sucedendo no cargo a Eric van Leuven, que continuará na empresa como Executive Partner. “Estou muito entusiasmado com as oportunidades que temos pela frente, para nós e para os nossos clientes”, disse, em comunicado, o novo diretor-geral da empresa.
Hotel Infante de Sagres (no Porto) muda de mãos
É mais uma notícia que demonstra que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários, nomeadamente no setor hoteleiro. Falamos da compra do hotel Infante de Sagres, no Porto, por parte do grupo Experimental, baseado em França, em parceria com o fundo de investimento também gaulês Extendam.
Venda de casas: contrato deverá informar sobre “título urbanístico”
Há uma medida incluída na nova versão do simplex dos licenciamentos urbanísticos que tem impacto direito na compra e venda de casas. O Governo quer que, no momento da transação, seja obrigatório incluir no contrato se o imóvel tem ou não título urbanístico.
Santa Maria da Feira recebe primeiro centro de distribuição da Action
A Action terá o seu primeiro centro de distribuição em Portugal no Panattoni Park Porto South, em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.
Ex-vice-presidente da Comissão Europeia detida por suspeita de fraude
A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora do Colégio da Europa, Federica Mogherini, foi detida esta terça-feira (2 de dezembro de 2025) na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo. No centro da investigação estará a compra, pelo Colégio da Europa, de um edifício no valor de 3,2 milhões de euros em Bruges (Bélgica), que serve de alojamento para diplomatas que frequentam a Academia.
Viver em moradias modernas junto ao mar: UJJAYI nasce na Ericeira
Chama-se UJJAYI e vai nascer na Reserva Mundial de Surf da Ericeira (Ribamar), na zona oeste de Portugal. Trata-se de um empreendimento exclusivo composto por 13 moradias únicas que deverá estar concluído em 2029, encontrando-se a apenas 350 metros do mar e a três quilómetros da vila da Ericeira.
Empresa espanhola compra centro de dados na Covilhã por 120 milhões
A empresa de investimento em infraestruturas Asterion Industrial Partners anunciou esta sexta-feira, dia 28 de novembro, a sua entrada no mercado de centros de dados em Portugal, através da compra à Altice Portugal do Covilhã Data Center Campus por 120 milhões de euros.
"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"
A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Arrow lança a From: para gerir o seu portefólio imobiliário em Portugal
Fundada em 2005 e com sede no Reino Unido, a Arrow Global, gestora europeia especializada em crédito e imobiliário, gere cerca de 125 mil milhões de euros em ativos, dos quais mais de 13 mil milhões em Portugal, através da Arrow Global Portugal. A empresa anuncia, agora, o lançamento da From:, “a nova plataforma B2C que coloca o cliente no centro do desenvolvimento do seu portefólio imobiliário”. Ajudará a “maximizar o valor e o potencial dos seus ativos imobiliários”, segundo adianta em comunicado. O objetivo é “alcançar a venda de 2.500 unidades em três anos”.
'Holding' da Auchan avança para compra do Alegro Setúbal
A Tiekenveen Holding B.V. notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da Alegro Setúbal – Gestão e Exploração de Centros Comerciais. Sediada nos Países Baixos, a Tiekenveen é uma empresa de gestão de participações sociais controlada pelo grupo de distribuição retalhista ELO, que opera em Portugal com a marca Auchan.
Grupo imobiliário português cria área de negócio para captar vistos gold
O grupo Pagani Capital, que tem como fundador e CEO João Pagani Toscano, está em reestruturação com uma nova área de negócio, o ‘private equity’, que irá atuar em simultâneo com o imobiliário, focada em fundos de investimento e em captar vistos gold. O seu primeiro fundo, Pagani Capital Partners Fund, já foi lançado e tem como objetivo levantar 32 milhões de euros: vai servir para investir num ecoresort no Algarve e já está em fase de captação.
CGD perdeu mais de metade dos 300 milhões emprestados a projeto de luxo
Este é um processo que se arrasta há vários anos, envolvendo a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a empresa falida Birchview. Em causa está um empreendimento imobiliário localizado no Algarve, denominado "The Keys", que é responsável por um buraco nas contas do banco público na ordem dos 300 milhões de euros, sendo a Birchview um dos seus maiores devedores. A CGD apenas conseguiu recuperar, até à data, menos de metade do montante emprestado.