Conclusão da transação está prevista para o segundo trimestre de 2026, revela a Colliers.
Comentários: 0
Colliers
Créditos: Colliers

Este tem tudo para ser um dos negócios imobiliários internacionais do ano. Falamos da compra, por parte da canadiana Colliers, líder global em gestão de investimentos imobiliários, da empresa espanhola Ayesa Engineering S.A.U. (Ayesa Engineering), a divisão de engenharia do Grupo Ayesa, com sede em Sevilha. Uma transação que se consumará por cerca de 700 milhões de dólares (589 milhões de euros), prevendo-se a conclusão da mesma no segundo trimestre de 2026. 

A acordo foi anunciado, em comunicado, pela Colliers, salientando que a Ayesa Engineering é uma empresa de referência em engenharia multidisciplinar e gestão de projetos, prestando serviços de consultoria técnica em quatro continentes.

“Esta incorporação consolida o segmento de engenharia da Colliers como um operador global de relevo, passando a contar com operações na Europa, América Latina, Médio Oriente e Sul da Ásia, bem como com capacidades reforçadas na Austrália”, é referido em comunicado. 

A empresa adianta que após a conclusão da operação, a Colliers Engineering estará presente em 23 países, com cerca de 14.000 profissionais, prestando serviços nos segmentos de Imobiliário e Edifícios, Infraestruturas e Transportes, Água e Ambiente. A atual equipa de liderança da Ayesa Engineering manterá uma participação acionista relevante e continuará à frente da gestão do negócio, segundo se lê na nota.

De referir que a Ayesa Engineering, que foi fundada em 1966, conta com mais de 3.200 profissionais distribuídos por 21 países, oferecendo serviços de engenharia multidisciplinar, fiscalização de obra e consultoria em gestão de projetos a clientes de referência dos setores público e privado, nas áreas dos transportes, água, edifícios e cidades e energia e mercados. 

Citado no documento, Jay Hennick, Chairman Global e CEO da Colliers, diz que este negócio representa mais um passo decisivo no percurso da empresa de criação de valor para os acionistas. “Este movimento estratégico amplia a nossa presença global num setor de engenharia e gestão de projetos em forte crescimento, reforça o nosso posicionamento entre as 30 maiores empresas de engenharia a nível mundial e traz maior escala e mais oportunidades para clientes e profissionais em todo o mundo”, afirma. 

Já Elias Mulamoottil, CIO da Colliers, considera que a Ayesa Engineering “representa uma oportunidade rara de parceria com uma plataforma internacional escalável, com competências de topo em setores críticos de infraestruturas”. 

Do lado do Grupo Ayesa, o CEO, José Luis Manzanares Abásolo, comenta que “a Colliers é o parceiro natural para a Ayesa Engineering”, tendo em conta a confiança demonstrada na estratégia da empresa e nas pessoas, bem como o respeito pela sua história em Espanha e em Sevilha. 

“Integrar a Colliers permite-nos dar continuidade ao nosso legado de inovação e excelência no serviço, expandir a nossa oferta aos clientes e criar novas oportunidades para os nossos profissionais”, acrescentou Rosalío Alonso, COO do Grupo Ayesa, que assumirá o cargo de CEO da Ayesa Engineering após a conclusão da operação. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta