
PSI terá 15 cotadas e bolsa de Lisboa será uma das mais pequenas da UE
A saída de quatro cotadas do índice PSI coloca a bolsa de Lisboa entre as mais pequenas da União Europeia (UE), com 15 empresas, abaixo das 21 que em média integram os índices de referência das praças europeias, refere a BA&N. O novo índice PSI, que substitui o PSI20, perdeu a Novabase, Pharol, Ramada e Ibersol, entrando estas alterações em vigor em 21 de março.

Bolsa de Lisboa: PSI-20 passa a ser só PSI e terá 16 cotadas em bolsa
Há mudanças à vista no principal índice da bolsa de Lisboa. O PSI-20 vai mudar de nome e passará a chamar-se apenas PSI, contando apenas com 16 cotadas: Ibersol, Novabase, Pharol e Ramada deixam de marcar presença no principal índice da bolsa de Lisboa já a partir desta sexta-feira (dia 18 de março de 2022), anunciou a Euronext, gestora do mercado nacional.

PSI-20: cotadas em bolsa com lucros em 2021
Seis das 19 empresas do PSI-20 já apresentaram as suas contas de 2021. E a ver pela amostra foi um ano de lucros, apesar da pandemia da Covid-19. EDP Renováveis, Galp, Navigator, Semapa e Novabase viram o seu lucro crescer num ano, de 2020 para 2021, o que não aconteceu com a EDP. A elétrica continua a ser, no entanto, a empresa com melhores resultados líquidos: 657 milhões de euros.

Há mais mulheres no topo das empresas em bolsa mas ainda estão longe dos cargos executivos
A lei da paridade nas empresas cotadas em bolsa prevê que o patamar mínimo de representação feminina aumente a partir de 2020. E se é verdade que as mulheres estão cada vez mais representadas em órgãos de decisão, continuam afastadas das posições de poder.

Quanto ganharam os líderes do PSI-20 em 2018?
O PSI-20 (Portuguese Stock Index) é constituído pelas 20 maiores empresas portuguesas cotadas na bolsa de Lisboa. Quanto ganham os seus líderes? Mostramos-te os "encaixes" de 2018.

Que cotadas do PSI-20 vão pagar dividendos aos acionistas?
As cotadas do PSI-20 vão entregar mais lucros aos acionistas. Apesar dos lucros terem recuado, as empresas deverão entregar mais de 2,4 mil milhões de euros.
Mais ricos da bolsa ganharam 3.000 milhões de euros em 2017
As mais-valias acumuladas pelas oito famílias com os maiores investimentos na bolsa de Lisboa ultrapassaram os 3.000 milhões de euros em 2017, ano em que a bolsa valorizou mais de 15%, o melhor resultado do PSI 20 desde 2013.

Gestores das cotadas ganham até 100 vezes mais que os trabalhadores
Os CEO das 14 cotadas do PSI-20 que já apresentaram os seus relatórios de Governo das Sociedades de 2016 ganharam em média 876.000 euros de salário no ano passado. Em alguns casos, o valor chega a ser 100 vezes superior ao auferido pelos trabalhadores das respetivas empresas.

CEO das cotadas portuguesas ganham 30 vezes mais que os trabalhadores
No ano passado, os CEO do PSI 20 ganharam 30 vezes mais que a média dos trabalhadores. Os líderes das cotadas ganharam, em termos brutos, 666,5 mil euros. Já os custos com pessoal divididos pelo número total de trabalhadores foi de 22,2 mil euros.
Qual foi o gestor mais bem pago em Portugal no ano passado?
O anterior presidente da comissão executiva do Grupo Semapa/Portucel recebeu 1,48 milhões de euros em 2014. José Honório, que entretanto renunciou aos cargos na papepeira, auferiu 590 mil euros através da Semapa e 893 mil euros da Portucel.

Bolsa: sabes qual é a diferença entre um investidor e um especulador?
O mercado bolsista anda animado com as quedas vertiginosas por escândalos na gestão de “pesos pesados” do PSI 20 (que depois da falência do Grupo BES já não tem 20 empresas, mas sim 18) ou por ofertas públicas de aquisição de grandes grupos empresariais estrangeiros sobre empresas nacionais. Fica a saber qual é a diferença entre um investidor e um especulador.

rumores
atestar o depósito é 8,5 euros mais caro que há um ano: os combustíveis voltam a subir esta semana entre dois a três cêntimos, o que faz com que os portugueses gastem em média mais 8,5 euros para atestar um depósito médio de 50 litros do que há um ano.

fundos alertam para possível retirada de bolsa da cimpor
na sequência da oferta pública de aquisição (opa) do grupo brasileiro camargo corrêa à cimpor ficaram muito poucas acções da cimenteira portuguesa na bolsa.

bancos privados portugueses provocam maior queda da europa na bolsa
a bolsa de lisboa sofria uma forte desvalorização de 2,19% do seu principal índice às 8h35 da manhã desta quinta-feira, para 5192,42 pontos, reflexo de uma forte queda das cotações da banca, em particular do bes, que ontem anunciou um aumento de capital.