
Prego a fundo nas comissões bancárias
As comissões bancárias cobradas pelos cinco maiores bancos a operar em Portugal – Caixa geral de Depósitos (CGD), Millennium bcp, Santander Totta, BPI e Novo Banco – aceleraram 366 milhões de euros nos últimos quatro anos, tendo passada de 1,68 mil milhões de euros em 2020 para 2,05 mil milhões de euros em 2024. Trata-se de um aumento de 21,7%.

Amortização do crédito habitação em alta – ajuda a descer prestações
Num momento em que as prestações da casa estão a subir, as famílias estão a procurar formas de reduzir as despesas com o crédito habitação. E uma das estratégias encontradas passa mesmo por amortizar o empréstimo antecipadamente, que tem ganho cada vez mais adeptos. Até porque hoje os mutuários contam com apoios públicos neste sentido. Exemplo disso é a suspensão da comissão de amortização antecipada e ainda o resgate dos Plano de Poupança e Reforma (PPR) sem penalizações, que vão continuar em vigor em 2024.

Prestação da casa com menos encargos: quanto se poupa sem comissão?
Há mudanças no universo do crédito habitação em Portugal. Até agora, só os contratos assinados após 1 de janeiro de 2021 não pagavam a comissão de processamento da prestação da casa. Mas esta realidade mudou. Na passada sexta-feira, o Presidente da República promulgou o diploma que vai alargar a proibição da cobrança desta comissão a todos os créditos habitação. A poupança poderá chegar aos 40 euros por ano.

Bancos proibidos de cobrar comissões em todos os empréstimos da casa
Em breve, os bancos vão estar mais limitados no que diz respeito à cobrança de comissões em várias operações bancárias. O diploma aprovado na passada sexta-feira, dia 14 de abril, pelo Parlamento coloca fim à cobrança de comissões abusivas a todos os clientes que tenham crédito habitação ou para outros fins. Até agora, só os créditos mais recentes, realizados a partir de janeiro de 2021, é que estavam livres de pagar tais comissões bancárias.

Amortização do crédito habitação isenta de comissões e impostos
As novas regras de renegociação dos empréstimos habitação já estão em marcha para ajudar as famílias que estão a pagar prestações da casa mais caras por via da subida dos juros. E além de haver um conjunto de medidas desenhadas para reduzir a taxa de esforço dos mutuários, este novo diploma promove ainda amortização antecipada dos empréstimos sem custos. Como? Suspendendo o pagamento da comissão de amortização antecipada e do imposto do selo que habitualmente é cobrado sobre a comissão em causa.

Crédito habitação: bancos falham comunicação de comissões e não só
Foram várias as regras introduzidas no universo do crédito habitação no início do ano passado. E uma delas interfere com a comercialização de contratos de crédito habitação e hipotecário, impedindo que as instituições bancárias exijam aos clientes a domiciliação da conta de depósito à ordem associada ao crédito habitação. Mas a generalidade dos bancos falhou na comunicação desta mudança: dos 86 bancos inspecionados pelo Banco de Portugal (BdP) só três informaram corretamente as famílias sobre estas novas regras no empréstimo da casa.

Comissões bancárias dos principais bancos aumentaram 10,8% num ano
Os cinco principais bancos que operam em Portugal cobraram 1.453,2 milhões de euros em comissões até setembro de 2021, mais 141,4 milhões de euros ou 10,8% face ao mesmo período de 2020, segundo dados compilados pela Lusa. Por dia, os cinco grandes bancos cobraram em comissões cerca de 5,3 milhões de euros.

Crédito habitação: o que pode torná-lo mais caro? Explicamos
Comprar casa está ao rubro em Portugal. Em setembro, mais de dois terços dos créditos concedidos a particulares destinaram-se à compra de casa – isto é, 1.331 milhões de euros, segundo aponta o Banco de Portugal. Na hora de pedir um crédito habitação importa saber que fatores podem torná-lo mais caro, além do spread. Explicamos quais são com a ajuda de especialistas.

Comissões bancárias sempre a subir
As comissões cobradas pelos bancos continuam a crescer, sendo que quase todos os serviços estão mais caros. A subida com maior impacto deu-se nas transferências de dinheiro, apesar de se terem registado avanços também nas manutenções da conta e nos levantamentos.

Travão às comissões bancárias pode “fragilizar sistema financeiro português”, diz a APA
Os partidos de esquerda (PS, PCP e PAN) entregaram no Parlamento propostas de lei que querem pôr um travão às comissões cobradas pelos bancos. As iniciativas legislativas não foram, contudo, bem recebidas pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), que classifica as propostas como “incompreensíveis”.

Tens uma conta à ordem? Extrato das comissões pagas ao banco tem de chegar este mês
Os bancos são obrigados a enviar em janeiro de cada ano o extrato com todas as comissões que cobraram aos clientes no ano anterior. O extrato vai chegar por correio ou e-mail, e também pode ser consultado no homebanking ou na app do banco, segundo a nota publicada esta terça-feira, 28 de janeiro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Petição contra comissões bancárias reuniu 20.000 assinaturas e já chegou ao Parlamento
A petição “Comissões fora”, da Deco - Associação de Defesa do Consumidor, que reuniu mais de 20.000 assinaturas de consumidores, foi entregue esta quinta-feira (12 de julho) na Assembleia da República. No documento, entregue por Tito Rodrigues e Rosário Tereso, é exigida a clarificação dos serviços bancários que podem ser alvo de comissões.

comissões do crédito ao consumo são dez vezes superiores às da habitação
os bancos estão a cobrar mais aos clientes pelo processamento das prestações dos créditos.

taxa paga pelos supermercados é o dobro da média da zona euro
a taxa paga pelos supermercados portugueses ao banco devido ao uso do cartão para o pagamento da conta é quase duas vezes superior à média da zona euro para operações por multibanco: 0,42% contra 0,8% pagos pelos supermercados em portugal. um número, ainda assim, que tem caído nos últimos anos.