
Taxas mistas estimulam renegociações do crédito habitação
Hoje, a maioria das famílias que contrata a crédito habitação em Portugal recorre às taxas mistas, não só porque estão mais baratas, mas também porque oferecem estabilidade no curto prazo.

Cartel da banca no crédito da casa: conluio tornou graves as infrações
O Tribunal da Concorrência considera que o facto de os bancos terem feito conluio no crédito habitação tornou especialmente graves as infrações por este ser um mercado crítico dada a importância histórica e cultural deste empréstimo em Portugal.

Juros nos novos créditos habitação descem pelo 8º mês para 3,71%
Há oito meses que os juros nos novos créditos habitação estão a cair, tendo a taxa média descido para 3,71% em maio. Esta é uma reação dos juros às recentes descidas da Euribor, mas também às baixas taxas mistas hoje oferecidas pelo mercado.

Amortização de crédito habitação sobe – mas renegociações caem a pique
Embora os juros no crédito da casa estejam a descer, há famílias que continuam a aproveitar a suspensão da comissão por amortização antecipada em vigor em 2024. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que as amortizações antecipadas de crédito habitação subiram em abril, passando a representar 0,93% do total de empréstimos. Já as novas renegociações estão a descer a pique.

Amortização e renegociação de crédito da casa disparam com altos juros
Ao longo de 2023, as famílias foram sentindo os seus orçamentos esmagados com os sucessivos aumentos das prestações da casa, devido à escalada da Euribor. E, para fazer face a este agravamento das prestações, muitas optaram por renegociar os créditos habitação com os bancos ou ainda usar as poupanças para amortizar os empréstimos da casa. Esta foi uma tendência tal que as renegociações de créditos habitação subiram para um valor cinco vezes superior a 2022 e as amortizações antecipadas quase duplicaram, revela o Banco de Portugal (BdP).

Governo está a estudar apoios para estabilizar prestação da casa
O primeiro-ministro, António Costa, adiantou que o Governo está a aguardar pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre os juros para aprovar, em Conselho de Ministros na próxima semana, medidas de apoio às famílias com créditos habitação.
"Aguardamos pela decisão do BCE para que o Conselho de

Novo apoio aos juros no crédito habitação chega em setembro
O Governo vai aprovar em setembro o diploma que alarga o regime de apoio à bonificação do crédito e clarifica os critérios de acesso do apoio à renda, disse esta quinta-feira a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A ministra falava o final da reunião do Conselho de Ministros tendo subl

Portugal é dos países da UE com mais crédito habitação a taxa variável
Portugal é dos países europeus com mais crédito à habitação a taxa variável, a principal proposta dos bancos para quem precisa de empréstimo para comprar casa que implica incerteza para as famílias em momentos de subida de juros.

Crédito habitação passa a ter uma única comissão - diz a lei
Há mudanças à vista na cobrança de comissões bancárias em Portugal, nomeadamente as relacionadas com a concessão de crédito habitação. “O mutuante [banco ou entidade financeira] só pode cobrar uma única comissão pela análise e decisão relativa à concessão de crédito, sem prejuízo da cobrança de comissões ou despesas adicionais pela avaliação do imóvel”, lê-se na Lei n.º 24/2023, publicada esta segunda-feira (29 de maio de 2023) em Diário da República. Trata-se de uma medida que entra em vigor dentro de 30 dias.

Prestação da casa subiu pelo menos 17% para metade das famílias
Em dezembro de 2022, nove em cada dez famílias portugueses tinham os respetivos créditos habitação indexados à taxa Euribor variável, que está a escalar mês após mês à medida que o Banco Central Europeu (BCE) sobe a taxa de juro diretora (está em 3,75%). Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que, no ano passado, “metade das famílias com crédito habitação teve um aumento de pelo menos 17% do valor da prestação”, um cenário que estará a aumentar este ano. A taxa de esforço, por seu turno, deverá ultrapassar a fasquia dos 40% até final do ano para muitos mutuários, sobretudo os que tem rendimentos mais baixos.

Novas regras de renegocição do crédito promulgadas por Marcelo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que obriga a banca a renegociar créditos habitação e ao consumo quando a taxa de esforço é elevada, e que foi aprovado pelo Governo no início deste mês.

Restruturação de crédito habitação isenta de Imposto de Selo, quer APB
A Associação Portuguesa de Bancos quer a clarificação da norma de incidência do Imposto do selo, com o objetivo de assegurar que as operações de reestruturação de crédito habitação fiquem isentas deste encargo.
Num comentário enviado à Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialid

Apoios ao crédito habitação: já há propostas em cima da mesa
Hoje, as famílias estão a apertar o cinto. Ora porque a inflação está a encolhe o poder de compra ora porque as taxas Euribor estão a subir. É por tudo isto que o Governo já está a avaliar possíveis ajudas às famílias para pagar as prestações da casa. E já há propostas em cima da mesa por parte do BE. Mas tudo indica que estas ajudas serão de carácter transitório, já que estamos perante um cenário de normalização das taxas de juro.

Dicas para evitar a devolução da casa ao banco
Para evitares o drama de teres de devolver a tua casa ao banco, por incumprimento do crédito à habitação, são precisos alguns cuidados. É imprescindível não deixar-se levar pela publicidade dos bancos ou a queda da Euribor, uma vez que dentro de alguns anos podes ter alguma surpresa desagradável.

há luz ao fundo do túnel para quem quer salvar a casa
a crise está a obrigar muitos portugueses a ter de entregar a casa ao banco, porque não conseguem cumprir com os respectivos créditos à habitação. mas desde o início do ano que se encontra em vigor legislação que dá hipóteses às famílias de não perder a casa.

entrega de casas aos bancos diminuiu 72%
o número de casas entregues aos bancos diminuiu 72,6% no primeiro trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, informou hoje a apemip – associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal.

deco avisa que há cada vez mais pessoas a entregar a casa ao banco
a crise e a austeridade continuam a deixar marcar no país, havendo cada vez mais pessoas que não conseguem cumprir com os encargos com a casa, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento da prestação da casa.

deco alerta para carácter restritivo da lei que permite renegociar o crédito à habitação
a lei que regula a renegociação do crédito à habitação está a gerar muitas dúvidas e envolta em polémica, nomeadamente no que diz respeito à sua aplicação prática.

cavaco silva quer condições para portugal iguais às da grécia
o presidente da república considera que portugal deve tentar negociar algumas das facilidades dadas pela “troika” à grécia, apesar de reconhecer que a situação dos dois países é diferente.

be quer lei contra alteração unilateral de “spreads”
o dirigente bloquista, josé gusmão, disse que o partido propôs ontem que "a lei proíba, explicitamente, cláusulas que confiram aos bancos a capacidade de rever contratos de empréstimo sem o acordo do cliente", considerando que a decisão do banco de portugal é "inaceitável".

falta de financiamento trava grupo chamartín
as dificuldades de financiamento junto da banca continuam a travar a expansão do grupo chamartín para mercados como itália, polónia e roménia, onde já está identificado um conjunto de locais para investir.