Suspensão da comissão por reembolso antecipado continua a motivar amortizações de crédito da casa em Portugal.
Comentários: 0
Amortizar o crédito habitação
Freepik

Embora os juros no crédito da casa estejam a descer, há famílias que continuam a aproveitar a suspensão da comissão por amortização antecipada em vigor em 2024. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que as amortizações antecipadas de crédito habitação subiram em abril, passando a representar 0,93% do total de empréstimos. Já as novas renegociações estão a descer a pique.

“As amortizações antecipadas de crédito à habitação representaram 0,93% do stock de empréstimos em abril, mais 0,05 pp do que no mês anterior”, revela o BdP na nota estatística publicada esta quarta-feira, dia 5 de junho. Isto quer dizer que houve um ligeiro aumento no montante de crédito habitação amortizado face ao mês anterior, depois de dois meses seguidos de quedas.

Recorde-se que até ao final de 2024 as famílias que estão a pagar empréstimos habitação a taxa variável (que representa 74% do stock total) podem amortizar as dívidas ao banco, sem pagar a comissão de reembolso antecipado de 0,5% sobre o montante a abater. Esta é uma medida que gerou uma “corrida” às amortizações em 2023.

Quanto ao tipo de amortizações, o BdP indica que “as amortizações antecipadas totais (que incluem os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, as consolidações de crédito em novo contrato e as transferências de crédito para outra instituição) representaram 91% das amortizações antecipadas em abril”. As amortizações parciais (de apenas uma parcela do montante em dívida) continuam, assim, a pesar menos.

O que também salta à vista é que, com a descida dos juros já sentida, há menos famílias a avançar com renegociações do seu crédito habitação. Isto porque as novas renegociações de crédito habitação diminuíram 129 milhões de euros relativamente a março, para um total de 484 milhões de euros em abril. Este foi, assim, o quarto mês que o montante de novas operações de renegociação do crédito habitação desceu em Portugal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar