mina de litio

Savannah quer expropriar terrenos para mina de lítio em Boticas

A britânica Savannah Resources deu início ao processo de expropriação de 472 terrenos em Boticas, distrito de Vila Real, necessários para a construção da mina de lítio do Barroso. Com um total de quase 600 hectares exigidos para a área de concessão, a empresa já adquiriu 100 parcelas e propôs a compra das restantes aos respetivos proprietários, que têm 30 dias para responder. Caso as propostas sejam rejeitadas, a Savannah poderá recorrer à expropriação, mediante declaração de utilidade pública.
Construção de dessalinizadora no Algarve

Dessalinizadora no Algarve "parada" – terrenos não foram expropriados

O proprietário de dois prédios rústicos em Albufeira, que a empresa Águas do Algarve quer expropriar para construir uma (projetada) dessalinizadora, não quer deixar o terreno e não aceita o valor da expropriação, que é muito inferior ao valor pelo qual foram comprados. Trata-se de um processo que pode vir a arrastar-se em tribunal, prometem os donos. 
Regime especial de expropriações foi prolongado até 2026

Regime especial de expropriações prolongado – mas só para o PRR

O Governo prolongou até junho de 2026 o regime extraordinário que permite agilizar os processos de expropriação de imóveis e a constituição de servidões administrativas, tornando-os mais rápidos, mas mantendo o direito dos proprietários à justa indemnização e, caso tal se justifique, assegurando a manutenção do direito de reversão. Regras que apenas se aplicarão, no entanto, a intervenções no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De referir que o regime em causa ia terminar este ano. 

governo indemniza proprietários prejudicados pelo estado

o ministério da justiça apresentou esta terça-feira a proposta de reforma do código das expropriações que prevê a figura da “expropriação por sacrifício” sempre que, por lei, a administração pública prejudique de alguma forma o direito de propriedade.