
TAP já está nas mãos dos chineses, além dos brasileiros
O grupo chinês Hainan Airlines completou a compra de uma participação de 23,7% na Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Por sua vez, a Azul é a empresa de David Neeleman que, com o português Humberto Pedrosa, ganhou a privatização da TAP.

Governo decide hoje quem fica com a TAP
Os ministros reunidos em Conselho tomam hoje uma decisão favorável à venda da TAP, sendo que há dois candidatos: a do empresário sul-americano mas com nacionalidade polaca Germán Efromovich e a de David Neeleman, norte-americano líder da companhia aérea azul que opera no Brasil, que se candidata com a Barraqueiro.

Radiografia do dia: A EGF vista à lupa
Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a Empresa Geral do Fomento (EGF), que o Governo decidiu privatizar. Mas o que é a EGF? Que empresa é esta? O que faz? Trata-se de uma participada do grupo Águas de Portugal que é responsável pela recolha, tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos (o lixo). Este gráfico mostra, em números, a importância da EGF a nível nacional.
Grupo espanhol FCC oferece mais que a Mota-Engil pela EGF
O grupo espanhol Fomento de Construcciones y Contratas (FCC) está disponível para melhorar a oferta feita para a compra da Empresa Geral de Fomento (EGF), que se encontra em processo de privatização, aumentando o encaixe financeiro potencial para o Estado português. Quer isto dizer que o grupo FCC pode oferecer mais que os 349,9 milhões de euros oferecidos pela portuguesa Mota-Engil.

Rumores do dia
Portugal é o terceiro país da UE onde há mais receios de erros médicos: Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) onde há um maior receio de erros e incidentes nos cuidados de saúde. Mais de sete em cada dez portugueses (75%) temem estes incidentes enquanto a média dos 28 estados-membros é de 53%. Apesar do medo, apenas 14% dos inquiridos portugueses dizem ter experimentado algum problema deste género ou responderam ter tido conhecimento da ocorrência de erros médicos com familiares. A média europeia neste caso é de 27%.

Privatizações engordam cofres do Estado
O programa de privatizações engordou os cofres do Estado português em 2013. Os lucros da Parpública dispararam para 585 milhões de euros em 2013, com a venda das participações de empresas que dependiam da holding pública, em grande parte da gestora aeroportuária ANA.

Rumores
Privatização da EGF deve arrancar hoje e tem vários interessados: O Conselho de Ministros deve aprovar hoje o caderno de encargos da privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), isto apesar da oposição de várias autarquias. A privatização da “sub-holdins” da Águas de Portugal terá lugar através de um concurso público internacional aberto a todos os interessados que preencham os requisitos traçados no caderno de encargos, um procedimento que difere do que sucedeu nas últimas privatizações. (Diário Económico)
Privatizações portuguesas apresentadas em Davos
O ministro da Economia parte esta quarta-feira para o Fórum Económico de Davos, onde terá encontros com potenciais investidores.
Grupo chinês compra sede do banco JPMorgan em Nova Iorque por 530 milhões
O consórcio privado chinês Fosun, candidato à privatização das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vai comprar um arranha-céus de Nova Iorque por 725 milhões de dólares (530 milhões de euros).

rumores
reformados já pagaram 2,566 mil milhões ao estado desde 2011: de acordo com o economista eugénio rosa, nos últimos três anos, com os cortes aos reformados e pensionistas, o estado já foi buscar 2,566 mil milhões de euros. ou seja, cada reformado perdeu 733 euros.

rumores
governo angolano quer privatizar mais de 30 empresas até 2018: angola vai privatizar 33 das cerca de 90 empresas detidas pelo estado nos próximos cinco anos para aumentar a eficiência e reduzir os custos, anunciou esta quarta-feira o ministro da economia, abrahao gourgel, em entrevista à agência fin

cortes na função pública só serão apresentados a meio de maio. governo afasta aumento de impostos (vídeo)
a antecipação de medidas estruturais previstas para 2014 e 2015, poupanças nos fundos comunitários, renegociação e possível aplicação de impostos às parcerias público-privadas rodoviárias (ppp), controle apertado nas contratações para a função pública e possível redução de funcionários são algumas d

estado arrecada 6,4 mil milhões de euros com privatizações
o conselho de ministros anunciou, esta quinta-feira, que a francesa vinci venceu a corrida à privatização da ana – aeroportos de portugal, ficando com a concessão, durante 50 anos, da actividade de oito aeroportos: lisboa, faro, porto, ponta delgada, santa maria, da horta, flores e o designado termi

passos fala em privatizações “bem sucedidas” em dia de decisões sobre a tap
a decisão sobre a privatização da tap, que só tem um interessado (o empresário colombiano germán efromovich), vai ser tomada esta quinta-feira em conselho de ministros.

rumores
passos coelho admite pagamento de “propinas” na educação: o primeiro-ministro referiu ontem, em entrevista à tvi, que para equilibrar a balança entre o que os portugueses pagam de impostos e o que o estado dá será necessário fazer cortes permanentes na despesa que podem passar por criar “propinas” n

consórcio da fraport e do ifm quer construir novo aeroporto em lisboa
o consórcio composto pelos alemães da fraport e pelo fundo australiano ifm para a privatização da ana aeroportos de portugal considera que não há espaço nem condições para se proceder ao alargamento do actual aeroporto da portela, em lisboa.

governo pode concessionar a rtp1 e fechar a rtp2
o governo está a estudar a possibilidade de não privatizar um dos canais comerciais da rtp e optar pela concessão do serviço público de televisão a operadores privados.

dciap investiga privatização da edp e da ren
tráfico de influências e abuso de informação são algumas das suspeitas na investigação sobre as operações de privatização da edp e ren que levaram o departamento central de investigação e acção penal (dciap) ao caixa banco de investimento, bes investimento e parpública.

chineses e árabes assinam compra da ren hoje
os chineses da state grid e os árabes da oman oil company assinam esta quarta-feira (dia 22) os contratos de promessa de compra e venda relativos à segunda fase de privatização da redes energéticas nacionais (ren), prevista no memorando de entendimento estabelecido com a “troika”.
governo vende edp à china three gorges por 2,7 mil milhões
a china three gorges corporation venceu a corrida à privatização da edp, levando a melhor sobre a eletrobras, a cemig e a e.on.

cds e psd querem explicações sobre negócio do bpn
o psd e o cds vão pedir uma audição parlamentar urgente da secretária de estado do tesouro, maria luísa albuquerque, sobre o negócio da venda do bpn ao bic, disse hoje à lusa o líder parlamentar social-democrata, luís montenegro"decidimos, o grupo parlamentar do psd em articulação com o grupo parlam
privatizações da ren, tap e edp discutidas no qatar
o programa de privatizações que o governo pretende implementar, e que abrange empresas como a ren, edp e tap, esteve por estes dias a ser discutido entre a comitiva portuguesa, liderada pelo primeiro-ministro josé sócrates, e o chefe do governo do emirado do qatar, o xeque amad