Comentários: 0
Governo decide hoje quem fica com a TAP

Os ministros reunidos em Conselho tomam hoje uma decisão favorável à venda da TAP, sendo que há dois candidatos: a do empresário sul-americano mas com nacionalidade polaca Germán Efromovich e a de David Neeleman, norte-americano líder da companhia aérea azul que opera no Brasil, que se candidata com a Barraqueiro. A decisão do Governo deve ser anunciada esta quinta-feira ao final da manhã.

Segundo o Jornal de Negócios, as duas propostas em cima da mesa, que foram entretanto melhoradas e de novo analisadas pela Parpública e pela gestão da companhia aérea que avalia o pilar estratégico, concorrem por 60% da TAP.

“Houve mudanças para melhor. [As duas ofertas] são sólidas e dão garantias de futuro”, disse o presidente da TAP, Fernando Pinto, em entrevista ao Diário Económico.

Na sexta-feira, dia 5 de junho, quando faltava uma hora para finalizar o prazo para a melhoria das propostas, o Governo anunciou que os dois candidatos melhoraram as respetivas ofertas.

E agora?

Depois de escolhido o comprador, o processo entrará numa fase de autorizações, entre elas as da direção geral europeia para a concorrência, que é uma das mais complexas, escreve a publicação.

Durante o processo, que poderá estar apenas concluído depois das eleições, o Governo e o comprador devem negociar a reestruturação da dívida, o que poderá passar pelo alargamento das maturidades. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta