Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Privatizações engordam cofres do Estado

Autor: Redação

O programa de privatizações engordou os cofres do Estado português em 2013. Os lucros da Parpública dispararam para 585 milhões de euros em 2013, com a venda das participações de empresas que dependiam da holding pública, em grande parte da gestora aeroportuária ANA.

No relatório e contas de 2013, divulgado ao final da noite de quarta-feira e citado pelo Público, a Parpública explica que este resultado corresponde a um crescimento face aos 463 milhões registados um ano antes. A empresa explica que, ao longo do ano, entregou 1459,4 milhões de euros ao Estado, colhidos com a venda de empresas, depois de pagar 1200 milhões ao acionista para ficar com 100% dos CTT, da ANA e ainda de outras empresas de menor dimensão.

A Parpública especifica que foi com a venda da ANA, hoje detida quase a 100% pelo grupo privado francês Vinci, que obteve as mais-valias mais elevadas. Já no caso dos CTT, escreve que o preço pago ao Tesouro para absorver 100% dos correios antes da dispersão de 70% do capital em bolsa foi semelhante ao valor do encaixe com a operação. Em 2013, a holding vendeu ainda 4,144% que detinha na EDP.