Alojamento Local: ASAE suspendeu 129 espaços nos últimos cinco anos
Nos últimos cinco anos – entre 2020 e dezembro de 2025 –, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 12.344 operadores de Alojamento Local (AL) em Portugal. E o resultado foi a suspensão de 129 estabelecimentos, sobretudo por falta de condições de segurança.
Arrendar casa em Portugal perde fôlego em 2025 – mas rendas sobem
O mercado de arrendamento português perdeu dinamismo ao longo de 2025, refletindo-se em menos casas arrendadas, menor pressão da procura e maior dificuldade em aceder aos apoios públicos. Mas, apesar de haver mais casas privadas e públicas disponíveis, as rendas não pararam de aumentar.
Resolver a crise da habitação: novas medidas só chegam no fim de 2025
O ano de 2025 foi marcado por uma dança de cadeiras na política nacional, com eleições legislativas e autárquicas, acabando por atrasar o desenho de novas medidas para solucionar a crise de acesso à habitação. Foram vários os anúncios e promessas dadas ao longo do ano.
Duplex de luxo para arrendar em Aveiro com rooftop e duas suítes
Conhecido como a Veneza de Portugal, Aveiro tem-se afirmado como um dos destinos urbanos mais procurados para viver no país. A cidade combina qualidade de vida, mobilidade acessível, proximidade às praias e um ambiente cultural cada vez mais dinâmico.
Pacote fiscal da habitação terá “impacto orçamental reduzido em 2026”
O Governo de Montenegro apresentou no início de dezembro um pacote fiscal para estimular a colocação de mais casas no mercado português, incluindo a redução do IVA na construção e do IRS para os senhorios, além de simplificar os licenciamentos.
Alojamento Local em 2025: regras mais apertadas e mudanças à vista?
O ‘boom’ do turismo fez com que nos últimos anos o arrendamento de casas de curta duração, o chamado Alojamento Local (AL), tivesse maior expressão, sendo uma forma, também, de muitos proprietários porem as suas casas a “render”. Mas a polémica instalou-se, com vários players do setor imobiliário e da construção, bem como especialistas de outras áreas, a considerarem que a atividade levou a um aumento dos preços das casas, nomeadamente nas duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. Um cenário, sustentam, que ajudou a conduzir o país para uma crise na habitação. A fechar o ano, foi a própria Comissão Europeia (CE) a "pôr o dedo na ferida", tendo anunciado que vai apresentar uma proposta legislativa para limitar e/ou regular o AL em 2026.
AL: associação alerta para "leituras distorcidas" de medidas europeias
A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) alertou esta quarta-feira (18 de dezembro de 2025) para as “leituras distorcidas” das medidas europeias para a habitação e destacou Portugal como exemplo internacional na regulação daquele tipo de alojamento.
Redução de IRS para 10% abrange rendas em contratos de curta duração
O Governo quer reduzir a taxa de IRS de 25% para 10% em todos os contratos de arrendamento, novos e existentes, desde tenham rendas a preços moderados, ou seja, até 2.300 euros.
Isenção de mais-valias para reinvestimento em rendas moderadas
Quem vender uma casa e reinvestir os ganhos na compra de outra habitação destinada ao arrendamento a preços moderados terá direito a isenção de IRS sobre as mais-valias. Esta é uma das várias novidades que o novo pacote fiscal do Governo traz em matéria de IRS.
Arrendar casa em Portugal: preço perdeu ritmo de subida em novembro
O mercado de arrendamento em Portugal continua resiliente, embora a pressão da procura tenha diminuído nos últimos tempos por via do aumento da oferta. Esta dinâmica recente começou a refletir-se no custo de arrendar casa no país, com os preços a desacelerar o ritmo de crescimento anual para 3,2% em novembro (menos do que os 5,7% observados no mês anterior). Os dados do índice de preços do idealista (editor deste boletim) revelam ainda que, com esta evolução, arrendar casa em Portugal passou a ter um custo mediano de 16,6 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro.
Casas para arrendar até 2.300 euros terão vários incentivos no IRS
A proposta de lei que deu esta terça-feira, dia 2 de dezembro, entrada na Assembleia da República para aumentar a oferta habitacional prevê incentivos no IRS para os proprietários colocarem casas no arrendamento com rendas mensais até 2.300 euros.As várias medidas estão elencadas no texto da autoriz
Imóveis logísticos na Maia procuram inquilinos para o início de 2026
O setor da logística em Portugal continua bem dinâmico. A procura de imóveis junto aos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto está bem forte, sobretudo, os que têm bons acessos rodoviários e capacidade de expansão.
Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029
O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. A nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse), por parte do parlamento (Bundestag).
Maleo Living: a nova forma de viver e trabalhar em Lisboa
A Maleo Offices acaba de apresentar o Maleo Living, uma solução integrada de corporate housing, pioneira em Portugal, que se estreia no Lumiar e pretende dar resposta aos desafios do mercado imobiliário e à necessidade de as empresas acomodarem os profissionais em mobilidade.Com diversas tipolo
CM aprova diplomas para cortar impostos e burocracia na habitação
A proposta de lei destinada a incentivar a construção de habitação e o arrendamento, através de uma redução de impostos, foi aprovada na última reunião de Conselho de Ministros, segundo anunciou o ministro da Presidência. A proposta de lei, que vai seguir para o Parlamento, inclui uma autorizaç
Urbanos tem novo armazém em Castanheira do Ribatejo – são 10.000 m2
A Logicor, uma das principais empresas europeias a operar no setor da logística, como proprietária, promotora e gestora de ativos, arrendou um armazém ao operador logístico Urbanos. Trata-se de um ativo localizado em Castanheira do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, com um total de 10.000 metros quadrados (m2) de área coberta.
Novo pacote fiscal para atrair proprietários para arrendamento
O ministro das Infraestruturas e Habitação reiterou o compromisso do Governo em construir 150 mil novas habitações públicas até 2030, defendendo uma intervenção robusta do Estado no setor imobiliário residencial, mas sem abdicar do papel do mercado. Miguel Pinto Luz, que falava durante a conferência anual da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), realizada recentemente, disse ainda que para atrair ao mercado as cerca de 300 mil habitações que o Executivo estima estarem fora do circuito de arrendamento foi necessário aprovar um pacote fiscal “agressivo”.
Apoios na habitação: 115 autarquias distinguidas com bandeira verde
Mais de 1,8 milhões de famílias residem nos 115 municípios que este ano recebem a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo investimento realizado em políticas de apoio à família, com especial enfoque dado à crise na habitação. Trata-se de um aumento de 5% face às 110 entidades premiadas no ano passado.
Associação Montepio prioriza habitação investindo 50 milhões por ano
A mutualista Montepio prevê gastar anualmente 50 milhões de euros na compra de casas para arrendar aos associados, disse à Lusa o novamente candidato nas eleições de dezembro, Virgílio Lima.Em entrevista à Lusa, Virgílio Lima disse que têm percebido que os associados mais jovens (a mutualista tem ao
Oferta de casas para arrendar é afetada pela regulação? BCE quer saber
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, alertou que o impacto da situação do imobiliário na confiança dos cidadãos europeus pode estar a atrasar uma recuperação mais intensa do consumo.
AL: “Registos fantasma alimentam narrativa de pressão na habitação”
São cerca de 125 mil os registos de Alojamento Local (AL) no país, mas muitos, cerca de 40 mil, não estão ativos. Ou seja, com a atualização que está a ser feita, passarão a ser cerca de 85 mil. Só em Lisboa, a zona do país mais polémica no que diz respeito a espaços de arrendamento de curta duração a turistas, os registos devem passar de 19 mil para 11 a 12 mil. Um processo de limpeza que é visto com otimismo pelos responsáveis do setor, quer para passar a haver uma base de dados mais fiável e ajustada à realidade, quer para esbater o discurso de pressão sobre o mercado da habitação.
Associações do imobiliário juntam-se em prol do arrendamento acessível
Várias associações ligadas ao setor do imobiliário uniram-se, "numa posição conjunta e inédita", para apresentar ao Ministério das Infraestruturas e Habitação um conjunto de propostas legislativas capazes de aumentar a oferta de habitação a rendas acessíveis. Entre as medidas apresentadas está, por exemplo, o estabelecimento de um regime legal do arrendamento estável, o fim das rendas congeladas e o incentvo à subscrição de seguros de renda dedutíveis fiscalmente, bem como à criação de uma garantia pública de arrendamento.
Arrendar casa em Portugal: preços aceleram subida para 5,7% em outubro
A procura por casas para arrendar em Portugal permanece elevada, embora esteja hoje mais distribuída por uma maior oferta existente. Ainda assim, as rendas não param de aumentar. No último ano terminado em outubro, as rendas das casas subiram 5,7% tendo acelerado face ao crescimento anual registado no mês anterior (4,1%). Esta evolução colocou o custo mediano de arrendar casa no país num novo máximo de 17 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês passado, revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim. A tendência de subida das rendas mantém-se em todo o território nacional, embora com ritmos distintos entre regiões, distritos e capitais.
Atrasos nos apoios à renda: ministro defende IHRU e desvaloriza queixas
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, saiu esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) em defesa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e desvalorizou as queixas que têm surgido face aos atrasos nos apoios à renda.
Escritórios na Europa: 75% estão arrendados em localizações centrais
Os Central Business Districts (CBDs) têm registado uma crescente ênfase em todo o continente europeu.