
O que é o seguro de proteção ao crédito? Guia com perguntas e respostas
O seguro de proteção ao crédito é por vezes aconselhado pelos bancos e/ou instituições de crédito aquando da celebração de um contrato de crédito pessoal, para a compra de casa ou para outro efeito. Mas é obrigatório ou facultativo? E será que há vantagens em optar por este produto? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Desemprego de longa duração: Portugal tem a 5ª taxa mais alta da UE
A taxa de desemprego de longa duração registada em Portugal recuou em 2024 para 2,4% (2,5% no ano anterior), sendo uma das cinco mais altas da União Europeia (UE). Encontra-se, de resto, acima da média da UE (1,9%), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Custos de trabalho aumentam 4% – mas subida está a desacelerar
No primeiro trimestre de 2025, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), que mede os custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada, aumentou 4% em relação ao período homólogo de 2024, sendo que tinha aumentado 10,1% no trimestre anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que permitem ainda concluir, por exemplo, que o ICT em termos homólogos baixou bastante face ao primeiro trimestre dos últimos dois anos: 6,6% nos dois casos.

Assédio laboral em Portugal: queixas por abusos estão a aumentar
O número de pessoas que declaram ser vítimas de assédio laboral está a aumentar em Portugal. Em 2021/2022, quando foi feito o primeiro levantamento, 16,5% dos inquiridos disseram ter sido vítimas de assédio laboral, tendo o número crescido para 20% em 2023 e 27,7% em 2024. Ou seja, no ano passado, quase três em cada dez trabalhadores assumem ter sido alvo de ameaças ou de outras formas de abuso físico ou psicológico.

Emprego cresce em Portugal para máximos históricos
No primeiro trimestre de 2025, a população empregada em Portugal voltou a acelerar, para 5,18 milhões de pessoas. Os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que havia, no final de março, mais 122 mil indivíduos (2,4%) empregados face ao mesmo período do ano passado, sendo este, os 5,18 milhões de pessoas, o valor mais elevado de sempre – os dados contabilizados pelo INE começam no segundo trimestre de 1983.

Taxa de desemprego estabiliza em Portugal – mas supera a da Zona Euro
A taxa de desemprego em Portugal mostra uma tendência de estabilização, tendo-se fixado em 6,5% em março, o mesmo valor que no mês anterior, que em dezembro de 2024 e que no período homólogo, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira (30 de abril de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Dados do Eurostat confirmam, no entanto, que a taxa de desemprego no país é superior à verificada na média da Zona Euro (6,2%) e da União Europeia (5,8%).

Dia do Trabalhador: números (e comparações com a UE) sobre o emprego
O Dia Internacional do Trabalhador assinala-se a 1 de maio, esta quinta-feira. Um feriado que, em Portugal, começou a ser “celebrado” em 1890, tendo as comemorações cessado com o início do regime do Estado Novo. O 1º de maio voltou, depois, a ser assinalado a partir de 1974, apenas oito dias após o 25 de Abril. Por ocasião da efeméride, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou um conjunto de dados e curiosidades sobre o emprego em Portugal, fazendo comparações com os outros países da União Europeia (UE).

Portugal é o sexto país da UE com trabalhadores mais velhos no ativo
Portugal era, em 2023, o sexto país da União Europeia (UE) com maior proporção de trabalhadores entre 55 e 64 anos no emprego, sendo apenas superado por Alemanha, Itália, Bulgária, Letónia e Lituânia. E mais: foi o quarto país da UE onde o peso mais aumentou entre 2010 e 2023, sendo também um dos países onde a idade legal de reforma é mais alta.

Beneficiários de prestações de desemprego em máximos de três anos
O número de beneficiários de prestações de desemprego subiu 7,2% em fevereiro, face a igual período do ano passado, totalizando 211.769, um máximo desde janeiro de 2022, segundo a mais recente síntese estatística da Segurança Social.

Taxa de desemprego recua em Portugal para 6,2%
A taxa de desemprego em Portugal terá baixado em janeiro para 6,2%, menos dois pontos percentuais (p.p.) que o valor verificado em dezembro (6,4%), segundo dados provisórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (3 de março de 2025). Confirmando-se, trata-se do valor mais baixo desde outubro de 2022 (6,1%).

Prestações de desemprego: número de beneficiários sobe 6,1% em janeiro
O número de beneficiários de prestações de desemprego aumentou 6,1% em janeiro, face ao período homólogo, para 210.012, segundo a síntese estatística da Segurança Social. Em relação ao mês anterior registaram-se em janeiro mais 14.767 beneficiários, o equivalente a uma subida de 7,6%.

Teletrabalho ganha força em Portugal
O número de contratos de trabalho que preveem especificamente o exercício de funções à distância (teletrabalho) está a acelerar, tendo aumentando 30% num ano. Em 2023, no caso dos contratos de teletrabalho sem termo, há registo de mais de 3.000 contratos nestas circunstâncias. O número também está a crescer no caso dos contratos com termo.

Taxa de desemprego desce em dezembro para 6,4%
Depois de se ter fixado em 6,6% em outubro e novembro, a taxa de desemprego em Portugal desceu dois pontos percentuais (p.p.) no último mês do ano passado, para 6,4%. Em causa estão estimativas divulgadas esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de desemprego sobe em novembro para 6,7%
Depois de ter estabilizado em 6,6% em setembro e outubro, em novembro, a taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) para 6,7%, segundo estimativas divulgadas esta segunda-feira (6 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de desemprego mantém-se em 6,4% em setembro
Em setembro, a taxa de desemprego em Portugal situou-se em 6,4%, valor idêntico ao do mês anterior, mas inferior ao de três meses antes (6,5%) e ao verificado no período homólogo (6,6%), segundo dados provisórios divulgados esta quarta-feira (30 de outubro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de desemprego desce para 6,4% em agosto
Em agosto, a taxa de desemprego em Portugal fixou-se em 6,4%, o que significa que desceu 0,1 pontos percentuais (p.p.) face aos dois meses anteriores (julho e junho), tendo-se mantido estável face ao período homólogo. Em causa estão dados provisórios divulgados esta terça-feira (1 de outubro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Perda do subsídio de desemprego: quando acontece?
O subsídio de desemprego é um direito que muitas pessoas têm, após terem tido uma ligação laboral a uma empresa. No entanto, mesmo quem pode usufruir do subsídio de desemprego pode perdê-lo.
Há um conjunto de motivos que podem levar a essa realidade indesejada.

Mercado de trabalho está com dificuldade em integrar desempregados
O mercado de trabalho em Portugal parece estar de boa saúde, com a taxa de desemprego a cair para 6,1% no segundo trimestre de 2024.

Mais de 100.000 pessoas passaram a ter dois empregos em Portugal
Mais de 100.000 pessoas que trabalhavam apenas numa atividade passaram, no segundo trimestre do ano, a ter dois ou mais empregos. Esta é uma das conclusões a retirar das Estatísticas de Fluxos entre Estados do Mercado de Trabalho, divulgadas esta quarta-feira (14 de agosto de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de desemprego volta a subir em Portugal – 6,7% em junho
A taxa de desemprego está a subir em Portugal. Depois de ter acelerado 0,1 pontos percentuais (p.p.) em maio para 6,5%, terá voltado a crescer em junho para 6,7%, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira (31 de julho de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Taxa de desemprego desce para 6,3% em abril
A taxa de desemprego situou-se em 6,3% em abril, um valor inferior ao verificado em março, em janeiro de 2024 e o período homólogo: menos 0,1 pontos percetuais (p.p.), 0,2 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quarta-feira (29 de maio de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Número de desempregados inscritos sobe 7,8% num ano – para 318.331
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em abril face a março, mas subiu 7,8% em termos homólogos, totalizando 318.331, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Desemprego cai em termos homólogos e em cadeia para 6,5% em março
A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) em termos homólogos e 0,1 p.p. abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira (2 de maio de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Há mais 9,1% de beneficiários de prestações de desemprego que há um ano
O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Taxa de desemprego mantém-se em 6,5% – está mais baixa que há um ano
A taxa de desemprego em Portugal foi de 6,5% em janeiro, sendo idêntica à registada em dezembro e inferior à verificada no período homólogo (7%), segundo dados provisórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (29 de fevereiro de 2024).