Inflação a subir em Portugal

Inflação acelera há quatro meses – sobe para 3% em dezembro

Depois de aumentar em setembro, outubro e novembro para 2,1%, 2,3% e 2,5%, respetivamente, a taxa de inflação homóloga terá voltado a acelerar no último mês do ano para 3%, segundo estimativas divulgadas esta segunda-feira (30 de dezembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) – os dados definitivos serão conhecidos dia 13 de janeiro.
Inflação na Zona Euro

Inflação na Zona Euro em novembro foi afinal de 2,2%

A taxa de inflação anual da Zona Euro subiu, em novembro, para os 2,2%, face aos 2,0% do mês anterior, segundo dados divulgados esta quarta-feira (18 de dezembro de 2024) pelo Eurostat, que revê em baixa de 0,1 pontos percentuais (p.p.) a estimativa anterior.
Inflação em Portugal

Inflação abranda mesmo para 2,8% em junho

Depois de ter subido em maio face a abril, a taxa de inflação homóloga voltou a recuar em junho, neste caso face a maio, tendo-se fixado em 2,8%, confirmou esta quarta-feira (10 de julho de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Inflação na zona euro a descer

Inflação na zona euro cai para 2,5% em junho

A inflação na zona euro desceu para 2,5% em junho, revelou o Eurostat esta terça-feira, dia 2 de julho. Esta taxa é inferior à registada no mês anterior (2,6%) e representa menos de metade dos 5,5% observados no mesmo mês de 2023. Trata-se mesmo de uma das taxas de inflação mais baixas registadas nos últimos meses na área euro.
comando de televisão

Tv, net, voz: os preços dos tarifários voltam a subir este ano

Nem mesmo o aviso da Anacom, que pediu contenção na subida dos tarifários de tv, internet e voz, parece ter sido suficiente para minimizar as preocupações dos consumidores que esperam conhecer os aumentos dos serviços de telecomunicações já no início deste ano. Para além dos aumentos das rendas e d
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal volta a abrandar em dezembro para 1,4%

A inflação em Portugal continua a desacelerar a bom ritmo. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira divulgados revelam que a inflação em dezembro terá diminuído para 1,4%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) face a novembro. E este abrandamento da subida generalizada dos preços no nosso país deveu-se, sobretudo, à desaceleração do crescimento dos preços dos alimentos. De notar ainda que a inflação média estimada para 2023 fixou-se em 4,3%, estando bem inferior à calculada para 2022 (7,8%).
Inflação abaixo de 4% em Portugal

Taxa de inflação volta a descer em Portugal – cai para 3,4% em junho

A taxa de inflação está a descer em Portugal e a aproximar-se da meta dos 2% traçada pelo Banco Central Europeu (BCE). Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), ainda provisórios, mostram isso mesmo: em junho de 2023, a taxa de inflação terá recuado 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior (4%), fixando-se nos 3,4%. Trata-se de um valor bem inferior ao verificado há um ano – a inflação chegou aos 8,7% em junho de 2022.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal atinge 7,8% em 2022 – o valor máximo desde 1992

A subida generalizada dos preços começou a sentir-se no início de 2022 e agravou-se ao longo do ano devido, sobretudo, à subida dos custos da energia e dos alimentos. E agora sabe-se que durante o ano passado, a inflação em Portugal registou uma média anual de 7,8%, o valor mais elevado desde 1992, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, dia 11 de janeiro. Em dezembro, a inflação fixou-se em 9,6%, confirmou ainda o instituto.
preço do gás

Preço do gás a subir: que soluções há para travar os aumentos?

O Governo anunciou que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado do gás natural, face aos aumentos anunciados, à semelhança do que acontece na eletricidade. A medida, se for viabilizada, estará em
Aumentos do gás: aprender a poupar

Preços do gás: guia para sobreviver aos aumentos

O nosso maior receio está mesmo a tornar-se realidade. Os efeitos da inflação e da guera da Rússia na Ucrânia sentem-se cada vez mais na carteira e perspetiva-se um agravamento ainda maior e mais generalizado. A fatura da energia é das que está a ficar mais cara.
tarifas reguladas do gás natural

Regresso ao mercado regulado: a solução para pagar gás mais barato

Um dia depois da EDP e da Galp terem comunicado que pretendem aplicar significativas subidas nos preços do gás no mercado liberalizado já a partir de outubro, o Governo avançou ontem, dia 25 de agosto de 2022, com um plano de contra-ataque para tentar levantar as restrições no mercado regu
inflação

Meio ano de guerra: que preços subiram mais e o que ficou mais caro?

Seis meses de guerra na Ucrânia e tudo mudou, nomeadamente o custo de vida – que ficou mais caro para a generalidade dos países com o disparar da inflação. Entre os itens cujos preços mais subiram desde o início do ano em Portugal estão bens alimentares essenciais, como o pão, fruta, carne e peixe.
Inflação sobe mesmo para 9,1% em julho

Inflação sobe mesmo para 9,1% em julho – o valor mais alto desde 1992

Agora é oficial: a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) - taxa de inflação - foi 9,1% em julho, um valor superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado no mês anterior, sendo, de resto, a taxa de inflação mais elevada desde novembro de 1992. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (10 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Inflação em Portugal

Inflação sobe para 7,2% em abril e atinge maior valor desde 1993

A subida generalizada dos preços está a fazer-se sentir na carteira dos portugueses, uma realidade que tem vindo a ser sentida desde o início do ano que  se agravou com a guerra na Ucrânia. E os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento da inflação em Portugal na ordem dos 7,2% em abril, sendo este o maior valor registado desde março de 1993 - os dados definitivos vão ser publicados no próximo dia 11 de maio. Já na Zona Euro, a inflação deverá ter subido ainda mais em abril para 7,5%, segundo a estimativa rápida do Eurostat.
Taxa de inflação em máximos de 28 anos

Taxa de inflação dispara para 5,3% – o valor mais alto desde 1994

A taxa de inflação terá aumentado 5,3% em março de 2022, o que, confirmando-se, representa uma subida homóloga de 1,1% face ao valor registado em janeiro (4,2%). É preciso recuar até junho de 1994, ou seja, quase 28 anos, para encontrar uma subida de preços maior. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (31 de março de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Subida de taxas de juro na Europa

BCE: inflação alta abre a porta à subida de juros ainda este ano

A inflação é um tema que tem dominado a agenda europeia. Isto porque atingiu um novo recorde em janeiro e deverá continuar em alta mais tempo que o previsto. A expectativa é que a inflação comece a baixar ao longo do ano. Mas as dúvidas persistem. E embora as taxas de juro continuem inalteradas e em mínimos históricos, o Banco Central Europeu (BCE) não exclui completamente uma subida das taxas de juro em 2022. Todo este cenário já começa a fazer-se sentir em Portugal.
Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Ano novo, vida nova... novos preços. Das telecomunicações à eletricidade, passando pelas rendas, portagens, refrigerantes ou tabaco há novidades. O novo ano traz subidas (e algumas descidas) que vão mexer com a carteira dos portugueses. Preparado? Neste guia mostramos-te tudo aquilo que precisas de saber, com algumas boas e más surpresas que se avizinham pelo caminho. 
... Mas foi no Porto que os preços mais subiram: dispararam 24,7%

... Mas foi no Porto que os preços mais subiram: dispararam 24,7%

Os preços das casas vendidas na cidade do Porto dispararam 24,7% no segundo trimestre, para um preço mediano de 1.460 euros por metro quadrado (m2). A subida dos preços na Invicta foi a mais acentuada, ainda que os valores continuem muito inferiores aos da capital. Em Lisboa o preço mediano do m2 fixou-se nos 2.753 euros, tanto que comprar casa na capital já custa três vezes mais que no resto do país.
Comprar casa em Lisboa já custa três vezes mais que no resto do país...

Comprar casa em Lisboa já custa três vezes mais que no resto do país...

Os preços das casas em Portugal continuam a acelerar sem dar sinais de abrandamento. Lisboa é a cidade mais cara do país para comprar uma casa: a mediana de preços no município fixou-se nos 2.753 euros por metro quadrado (m2) no final do segundo trimestre de 2018, ultrapassando em mais de 1.500 euros o valor da mediana nacional, situada nos 969 euros por m2.