Construção

Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento

Até 30 de setembro, Portugal registou a constituição de 40.465 novas empresas, um aumento de 2,4% face ao mesmo período do ano passado, com o setor da construção e o imobiliário a destacarem-se como motores do crescimento. Entre janeiro e setembro de 2025, mais de metade dos setores económicos registaram crescimento na criação de novas empresas. “As atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, refere em comunicado a Informa D&B, sublinhando o dinamismo destes setores face ao contexto nacional.
Setor da construção

Governo quer garantir alojamento temporário a trabalhadores da construção

O Governo vai apoiar os trabalhadores do setor da construção com alojamento temporário, anunciou esta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2025, o ministro das Infraestruturas e Habitação. Em declarações aos jornalistas, Miguel Pinto Luz fez referência à necessidade de “garantir condições de vida digna” aos trabalhadores do setor da construção.
Santo António, Funchal

Grupo de Pedro Paixão compra imóvel da falida construtora madeirense

O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.
Soprema

Multinacional francesa aposta em Portugal com investimento milionário

O grupo francês Soprema, líder global na produção de soluções para impermeabilização, isolamento térmico e acústico, anunciou esta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2025, um investimento superior a 100 milhões de euros em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção.
Build Lab

Formação intensiva em construção civil regressa em outubro

A segunda edição do Build Lab – Escola de Formação em Construção Civil – vai decorrer nos dias 3 e 4 de outubro, em Paços de Ferreira, com a finalidade de colmatar a falta de formação técnica prática no setor da construção. A iniciativa, gratuita e certificada, tem como objetivo formar novos profissionais de competências essenciais, combinando teoria e prática em ambiente de obra real.
Paulo Loureiro

"É muito difícil encontrar mão de obra na construção"

A escassez de trabalhadores qualificados na construção civil está a tornar-se um dos maiores entraves para o setor em Portugal, nomeadamente em projetos de grande dimensão como o Arcaya, no Algarve, avaliado em 700 milhões de euros. Paulo Loureiro, CEO da Bondstone, admite que encontrar mão de obra no mercado é “muito difícil”, o que ameaça os prazos e os custos de execução.
Lufthansa

Construtoras portuguesas unidas no projeto da fábrica da Lufthansa

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e a Ferreira Construção juntaram-se numa candidatura para construir a futura fábrica da Lufthansa Technik em Santa Maria da Feira. O projeto vai nascer no parque industrial Lusopark, num terreno de 230.000 metros quadrados (m2) adquirido pela multinacional alemã, e deverá criar cerca de 700 postos de trabalho. O investimento, avaliado em 227,6 milhões de euros, contempla uma unidade de 54.000 m2 dedicada à manutenção, reparação e revisão de motores e componentes de aeronaves.
Diagonóstico habitacional

Comprar casa: “Um diagnóstico habitacional pode evitar más surpresas”

Comprar casa é, para muitos, o maior investimento de uma vida. No entanto, ainda são poucos os portugueses que recorrem a serviços técnicos especializados antes de avançar com a escritura. É aqui que entra a RELPA, uma empresa dedicada a inspeções habitacionais e preventivas, que tem vindo a ganhar espaço num mercado até há pouco dominado pela ausência de soluções. Em entrevista ao idealista/news, o fundador da RELPA, Paulo Fernandes, explica como nasceu o projeto, quais os serviços que presta e porque acredita que o setor da construção em Portugal precisa de uma mudança cultural e técnica.
Setor da construção

Teixeira Duarte recebe impulso de novo investidor que detém quase 10%

A Teixeira Duarte, uma das maiores construtoras nacionais, registou recentemente mudanças significativas na sua estrutura acionista. Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, e Gaspar Ferreira, empresário à frente do grupo imobiliário Ferreira, consolidaram a sua posição através da Dualis Capital, passando a deter quase 10% do capital social da empresa.
Grupo Lusiaves

Grupo Lusiaves expande portfólio e compra empresa de betão

O grupo Lusiaves, tradicionalmente focado na produção avícola, alargou recentemente a sua presença no setor industrial com a aquisição da Soplacas, uma empresa de betão com mais de 50 anos, sediada em São Domingos de Rana, Cascais. A operação visa criar sinergias entre esta empresa e a Sirolis, também do grupo, ampliando a produção e diversificando a gama de produtos, incluindo reservatórios pré-fabricados, pavimentos decorativos e soluções para ETAR e instalações de biogás.
Setor da construção

Setor da construção cresce na zona euro e UE no mês de junho

A produção no setor da construção registou um crescimento de 1,7% na zona euro e de 1,9% na União Europeia (UE) em junho, face ao mesmo mês de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat na quinta-feira, dia 21 de agosto de 2025. Portugal acompanhou a tendência positiva, com uma subida de 1,8% no mesmo período.
Construção

Governo cria grupo para Plano Nacional dos Materiais de Construção

O Governo criou um grupo de trabalho encarregado de preparar um Plano Nacional para os Materiais de Construção, atendendo à alta dos preços destas matérias-primas e à urgência em reforçar a construção e reabilitação de habitações no país. De acordo com o despacho n.º 9795/2025, publicado esta terça-feira, dia 19 de agosto de 2025, em Diário da República, o grupo de trabalho fica na dependência direta do ministro das Infraestruturas e Habitação e será constituído por sete elementos.
AIMA

"Via verde" para a imigração: construção lidera vistos emitidos

A “via verde” criada para acelerar a contratação de trabalhadores estrangeiros pelas empresas portuguesas permitiu a emissão de, pelo menos, 161 vistos nos primeiros quatro meses de funcionamento. O setor da construção obteve mais de 100 vistos emitidos, enquanto a agricultura já conta com 60. O protocolo foi assinado, na primavera, pelo Governo e cinco confederações empresariais, com o objetivo de dar prioridade à emissão de vistos para trabalhadores recrutados fora do país.
Setor da construção

Criação de empresas: imobiliário e construção com o maior crescimento

A criação de empresas em Portugal registou um aumento, desde início de 2025 até final do mês de julho, de mais 263 constituições, ou seja, +0.8% face a período homólogo do ano passado, o que em números totais de novas empresas se traduz em 32.422. Os setores do imobiliário e da construção impulsionaram este crescimento.
Brico Depôt

Brico Depôt aposta em sistema de dados e acelera transformação digital

A Brico Depôt, empresa do setor da construção, bricolage e renovação de casas, acaba de lançar o seu projeto Data Sharing & Monetization (CoreIQ). Trata-se de um inovador sistema de partilha de dados, em tempo real, que permite aos fornecedores antecipar a procura, ajustar o stock e melhorar a disponibilidade de produtos.
Digitalização dos materiais de construção

Digitalização do processo construtivo gera ficha digital de edifícios

É no contexto da digitalização dos materiais construtivos que surge o projeto Next Generation MC. Liderado pela APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção) e promovido no âmbito do programa COMPETE2030-FEDER, este projeto tem como objetivo preparar os comerciantes para os desafios das mudanças no setor da construção, que incluem a digitalização nos processos logísticos e a integração de metas de sustentabilidade.
Novo hotel de luxo em Leiria

Leiria vai ter primeiro hotel de 5 estrelas com 100 quartos

O primeiro hotel de cinco estrelas de Leiria, com 100 quartos e um centro de eventos, num investimento na ordem dos 15 milhões de euros, deverá estar concluído no verão de 2027, disse o empresário José Frazão esta segunda-feira, dia 7 de julho.“A previsão de conclusão é o verão de 2027”, afirmou à a