Gema Gallardo, diretora geral de Provivienda

Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha

Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
Jovens a comprar casa

25% do crédito habitação concedido até setembro teve garantia pública

Os jovens até aos 35 anos já utilizaram cerca de 40,3% do montante total atribuído para a garantia pública na compra de casa, que representou 25,3% do total de crédito à habitação contratado até setembro. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, desde o início do ano já foram utilizados 478 milhões de euros ao abrigo deste regime que permite ao Estado garantir, enquanto fiador, até 15% do valor da transação.
Principais preocupações dos jovens

Custo de vida aumenta tristeza e afasta jovens da universidade

Os jovens portugueses sentem-se cada vez mais pressionados pelo custo de vida, com impacto direto na saúde mental e nas perspetivas de futuro. Segundo o Inquérito Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte, 45% dos elementos da geração Z e 50% dos millennials em Portugal dizem viver em estado de ansiedade constante, sobretudo devido ao “futuro financeiro”. Apenas cerca de metade considera ter uma boa saúde mental, colocando este tema como uma das suas maiores preocupações, logo a seguir ao custo de vida.
Portugal é o terceiro país da Europa com menos jovens

Portugal no top 3 dos países da União Europeia com menos jovens

Portugal continua a enfrentar um envelhecimento acelerado da população, com a proporção de jovens a cair para níveis históricos. Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em 2023, apenas 12,8% da população tinha entre 0 e 14 anos, tornando o país o terceiro da União Europeia com menor proporção de jovens, atrás de Itália e Malta.
Habitação para jovens

Habitação no centro das preocupações das juventudes partidárias

A habitação, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o apoio financeiro aos jovens foram alguns dos temas centrais apontados pelas juventudes partidárias em Portugal, a propósito do Dia Internacional da Juventude, celebrado esta terça-feira, dia 12 de agosto. Estruturas como a Juventude Socialista, o Bloco de Esquerda, a Iniciativa Liberal e o Juntos Pelo Povo concentram-se na necessidade de criar soluções para a crise habitacional que afeta particularmente os mais novos.
Porto compra sede da ANJE

Porto vai comprar sede da Associação Nacional de Jovens Empresários

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, a aquisição por 4,3 milhões de euros do imóvel que desde 2008 é sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), para ali dinamizar um centro de apoio ao empreendedorismo.A aquisição do edifício foi aprovada com os votos favoráveis do mo
Jovens a ler

Cheque-livro: o que é e a quem se destina?

Atenção jovens: já arrancou o programa cheque-livro. Esta é uma medida do Governo que tem como finalidade fomentar hábitos de leitura nos jovens residentes em Portugal, através da oferta de um vale para gastar numa livraria aderente.Ficaste curioso?
comprar casa

Isenção de IMT poderá abranger alguns jovens ex-proprietários

A partir de dia 1 de agosto, a isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e de IS (Imposto de Selo) na compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos entra em vigor. E sabe-se agora que, em determinados casos, alguns jovens ex-proprietários poderão beneficiar deste alívio fiscal.