
Atenção jovens: já arrancou o programa cheque-livro. Esta é uma medida do Governo que tem como finalidade fomentar hábitos de leitura nos jovens residentes em Portugal, através da oferta de um vale para gastar numa livraria aderente.
Ficaste curioso? Queres saber se és um dos jovens que tem direito a este cheque-livro e como e onde o podes usar? Vamos agora esclarecer todas as tuas dúvidas.
O que é o programa cheque-livro e qual o seu valor?

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que consiste na atribuição de um cheque no valor de 20 euros para a aquisição de livros.
Este programa está disponível desde o passado dia 4 de novembro, mediante registo no site www.souleitor.pt, e estará em vigor até ao dia 23 de abril de 2025.
Como saber se sou elegível?
Se nasceste nos anos de 2005 ou 2006, ou seja, caso tenhas completado 18 anos em 2023 ou já este ano, residas em Portugal e sejas portador/a de um cartão de cidadão válido, então estás elegível para beneficiar deste programa.
O cheque-livro pode ser atribuído até ao limite de 200 mil jovens.
Como posso pedir o cheque-livro?

Para resgatares o teu cheque-livro basta que te registes na plataforma oficial, na área “Registo/Login Jovens”, com o teu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Deves também indicar a tua data de nascimento e o teu concelho de residência.
Depois disso, será emitido um voucher com um QR code. Basta que mostres este voucher no momento da compra do livro, por exemplo através do teu smartphone, sem necessidade de o imprimires.
Incentivo à leitura: onde e como posso utilizá-lo?
Podes usar o cheque-livro em qualquer livraria aderente, cuja lista se encontra na plataforma referida anteriormente, na secção “Livrarias Aderentes”. Depois, só tens de selecionar o distrito onde resides e encontrarás facilmente as livrarias mais perto de ti.
Cheque-livro: aspetos a ter em conta

Deves tomar nota das seguintes regras de utilização do teu cheque-livro:
- O cheque-livro apenas pode ser usado uma única vez, numa compra de um ou mais livros desde que o valor total seja igual ou superior a 20 euros.
- Podes escolher qualquer livro, exceto os livros escolares, dicionários, livros de apoio e livros não editados em Portugal.
- Os livros adquiridos com este cheque não podem ser trocados nem devolvidos.
- O cheque-livro é pessoal e intransmissível, pelo que não poderás oferecê-lo a outra pessoa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta