Notícia do dia 13 de maio de 2022

Consumo de combustíveis em Portugal

Preços dos combustíveis disparam – mas consumo também…

Se é verdade que os preços dos combustíveis ficaram mais caros, na sequência da guerra na Ucrânia, também é verdade que os portugueses estão a consumir cada vez mais gasóleo e gasolina. Parece contraditório, mas é uma realidade. Isso mesmo mostram os mais recentes números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que permitem concluir, por exemplo, que nunca se consumiu tanto gasóleo em Portugal.
alentejo

Os 52 lugares que vão mudar o mundo: um é português

Quem não tem saudades de viajar livremente, conhecer novos países e culturas e adicionar novas experiências à bagagem da vida? Quando falamos em viajar, vem-nos de imediato à memória os destinos de sonho que gostávamos de visitar.
Escritórios no Porto

Multinacional alemã de transportes e logística instala-se no Porto

A logística é um dos segmentos que está na mira dos investidores, nacionais e estrangeiros, que escolhem Portugal para operar. Um dos casos mais recentes é o de uma multinacional alemã de transportes e logística, que decidiu instalar o seu novo centro tecnológico no Edifício Latino Coelho 152, no Porto. Será, de resto, a primeira inquilina do imóvel de escritórios, que se encontra muito próximo da estação de Metro do Marquês, a poucos minutos da Baixa da Invicta.
Atividade imobiliária em Portugal

Estão a crescer mais empresas que há um ano – imobiliário dá uma ajuda

Guerra na Ucrânia, subida da inflação, aumento dos juros, diminuição do poder de compra. Estes e outros fatores terão contribuído para que a criação de novas empresas tenha caído em abril, pondo ponto final num ciclo de crescimento que durava há seis meses. Em termos globais, ou seja, comparando os primeiros quatro meses de 2022 com o mesmo período do ano passado, verificou-se, no entanto, um aumento de 21%, tendo sido criadas 17.282 novas empresas. O setor das Atividades Imobiliárias foi um dos que mais contribuiu para este cenário, havendo agora mais 409 companhias que há um ano, o que representa uma subida de 27%.  
Compra e venda de casas em Lisboa

Mercado residencial de Lisboa finta a pandemia: capital segue no radar

Lisboa é cada vez mais um destino internacional residencial de peso. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Lisbon Residential Market – A Rising Star”, da consultora Savills, que é apresentado esta sexta-feira no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – decorre até domingo (15 de maio de 2022) na FIL. Segundo o mesmo, a capital “tem ocupado uma posição cada vez mais preponderante no mercado residencial europeu”, estando a conseguir fintar a pandemia da Covid-19.
Salários em Portugal

Salário bruto mensal médio aumenta 2,2% – imobiliário lidera subida

Os portugueses estão a perder poder de compra à boleia do aumento da inflação e do custo de vida. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam isso mesmo: a remuneração bruta média mensal por trabalhador aumentou 2,2% nos primeiros três meses do ano, para 1.258 euros, mas em termos reais, devido à evolução dos preços, diminuiu 2%. Destaque para o facto de em termos homólogos, ou seja, face a março de 2021, os maiores aumentos da remuneração total terem ocorrido no setor das atividades imobiliárias (6,4%).
Venda de hotéis em Portugal

Espanhola Azora compra mais um hotel no Algarve – o Pestana Blue Alvor

O Algarve continua na mira dos investidores internacionais, nomeadamente os que estão diretamente ligados ao setor hoteleiro e turístico. E a espanhola Azora parece estar de olhos postos neste segmento e no sul de Portugal, tendo comprado mais um hotel na região: falamos do Pestana Blue Alvor, que foi adquirido pela Azora, através do seu fundo Azora European Hotel & Lodging F.C.R., ao Pestana Hotel Group, que vai continuar, no entanto, a gerir a unidade de cinco estrelas. 
idealista no SIL 2022

idealista no SIL 2022: visita guiada pelo stand

O Salão Imobiliário de Portugal (SIL) e a Tektónica – Feira Internacional de Construção, as duas feiras mais importantes do país nos setores imobiliário e da construção, respetivamente, abriram portas esta quinta-feira e decorrem até domingo (15 de maio de 2022), no Parque das Nações em Lisboa.
preços dos materiais construção

Preços das casas já estão a acomodar subida dos custos da construção

Os custos da construção estão a subir vertiginosamente. E esta é uma das preocupações do momento para a fileira da construção e do imobiliário, que vê as suas margens de lucro esmagadas. E, para muitos, está em cima da mesa uma subida dos preços das casas para acomodar este aumento. Como os salários dos portugueses não acompanham este ritmo de evolução, as previsões não são as melhores, sobretudo, para a classe média: “As pessoas vão deixar de conseguir comprar casa”, admitiu Pedro Vicente, administrador da Habitat Invest, na conferência que decorreu na sexta-feira, dia 13 de maio, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL).
casas sustentáveis

Casas eficientes: "Europa vai chegar a 2030 sem nada feito"

Tornar os edifícios mais eficientes em termos energéticos é uma das prioridades a nível europeu. Até porque a construção de edifícios representa cerca de 40% das emissões de carbono. Para acelerar a transformação do setor e reduzir a pobreza energética, a Comissão Europeia (CE) está a avançar com a revisão da Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios. Mas os objetivos delineados podem estar mesmo comprometidos dada a desarticulação entre políticas europeias e nacionais. E o desfecho não é animador: “A Europa vai passar pela vergonha de chegar a 2030 e nada estar feito” no que diz respeito à melhoria da eficiência energética dos edifícios, garante Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), na conferência que decorreu na manhã da passada sexta-feira, dia 13 de maio de 2022, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL).