Notícia do dia 30 de março de 2023

Naves industriais no Grande Porto mudam de mãos

M7 compra 2 naves no Grande Porto por 8 milhões

A Santander Asset Management (SAM) vendeu duas naves industriais na zona da Folgosa, no Grande Porto, à gestora de fundos M7, em representação de um fundo da Blackstone. Em causa está um negócio avaliado em cerca de 8 milhões de euros, sendo que as naves contam com uma superfície total de 11.500 metros quadrados (m2).
Que idade têm os carros que circulam em Portugal?

Tens carro? Há mais de 1,5 milhões a circular com mais de 20 anos

No final de 2022, havia em Portugal 1,5 milhões de automóveis a circular com mais de 20 anos. Trata-se de um número que representa mais de um quarto (26%) do parque automóvel, bem mais que no passado: em 2000, por exemplo, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas 1% do total.
logística

Logística: Blackstone investiu 350 milhões em Portugal em 2022

O setor da logística destacou-se, em 2022, como um dos segmentos imobiliários mais atrativos para quem investe em Portugal. E há vários exemplos disso mesmo. É o caso da Blackstone, que no ano passado investiu cerca de 350 milhões no país. Só na última semana do ano comprou cinco ativos, no total de 25 milhões de euros.
Hotel Fonte Santa Monfortinho

Hotel de Monfortinho vendido a imobiliária portuguesa por 3,6 milhões

O Hotel de Monfortinho, antigo património do Grupo Espírito Santo, localizado na Beira Baixa, era para ter ido parar às mãos de um cidadão chinês, que havia feito uma proposta milionária pelo ativo. Mas verdade é que o negócio sofreu uma reviravolta: este investidor desistiu do negócio e a nova dona do edifício é uma imobiliária portuguesa, que pagou 3,6 milhões de euros pelo imóvel.

Uma casa de sonho de 275 m2 num edifício modernista em Barcelona

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Barcelona para descobrir um belo apartamento reformado na histórica Casa Estapé em Barcelona, ​​obra do arquiteto modernista Bernardi Martorell i Rius. O projeto de Martorell, que trabalhou em conjunto com Antonio Gaudí, introduziu o inconfundível cunho modernista ao edifício, caracterizado por esgrafitos florais na fachada, ferro forjado nas grades das varandas e cerâmica vidrada colorida. O apartamento do primeiro andar está agora à venda por 2,95 milhões de euros no idealista.
Alguns países e/ou regiões querem proibir a venda de casas a estrangeiros

Proibir compra de casas a estrangeiros? Comissão Europeia diz que não

A Comissão Europeia estipulou que para que um Estado-membro da União Europeia (UE) possa limitar a compra de casa a não residentes (estrangeiros) tenha de haver “razões imperiosas de interesse geral” reconhecidas na jurisprudência do Tribunal de Justiça da UE (TJUE). Disso mesmo deu conta a comissária europeia para os Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, em resposta a uma questão parlamentar da eurodeputada espanhola das ilhas baleares Rosa Estaràs, do Partido Popular (PP).
Arrendar casa em Portugal

Famílias estão a arrendar mais casas apesar dos preços altos

Portugal tem um problema crónico (e antigo) de falta de oferta no mercado de arrendamento. Mas há cada vez mais famílias a procurar casas para arrendar, já que o número de novos contratos continua a crescer, tal como apontam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). É precisamente este desequilíbrio entre a falta de oferta e alta procura que tem estado por detrás da subida das rendas das casas ano após ano, tendo o valor mediano se fixado em 6,52 euros/m2 nos últimos 12 meses terminados em dezembro de 2022. Mas, agora, o Governo de António Costa quer mudar esta realidade intervindo no mercado de arrendamento com o programa Mais Habitação, que deverá ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Governo mantém aposta na dinamização do mercado de arrendamento

“Governo está atento às necessidades do mercado de arrendamento”

Arrendar casa está cada vez mais caro, o que se deve, também, à falta de oferta existente no mercado. Ainda assim, e apesar de cerca de 70% dos portugueses serem proprietários, o número de contratos de arrendamento aumentou 24% em três anos, entre 2019 e 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é um assunto, de resto, que não está a passar ao lado do Governo, que quer intervir no setor através do programa Mais Habitação – deverá ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Ao idealista/news, Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, disse que o “Executivo está atento às necessidades do mercado de arrendamento”.
Governo aposta no Build to Rent

Rendas acessíveis: Estado cede imóveis públicos devolutos a privados

O Governo vai trabalhar em conjunto com o setor privado, nomeadamente com os promotores imobiliários, tendo em vista o desenvolvimento de projetos de arrendamento acessível. Trata-se de uma aposta no Build to Rent (construir para arrendar), que há muito é defendida por vários players do setor. Nesse sentido, o Executivo anunciou, esta quinta-feira (30 de março de 2023), que irá ceder património público devoluto aos privados, num prazo de 90 anos. Vai também lançar uma linha de financiamento bonificado de 250 milhões de euros para que os privados possam colocar no mercado casas a rendas acessíveis.
Novas regras do Alojamento Local

Suspensão de novas licenças de AL só em zonas de alta densidade

Há novidades sobre o futuro do Alojamento Local (AL) no programa Mais Habitação, cuja proposta de lei foi aprovada esta quinta-feira, dia 30 de março, em Conselho de Ministros. As emissão de novas licenças de AL vão ser mesmo suspensas até 2030, mas só nos territórios de alta densidade ou onde há falta de casas para habitar. Além disso, esta restrição só se vai aplicar aos apartamentos e a hostels integrados em frações autónomas, avançou o primeiro-ministro. Outras novidades que nasceram da discussão pública passam pela criação de um novo regime de caducidade para licenças de AL não ativas e ainda pela redução da contribuição extraordinária para o AL para 20% (ao invés de 35%).
António Costa

Fim dos vistos gold confirmado por António Costa

Depois de mais de uma década a contribuir para o crescimento do imobiliário e da economia nacional, o regime dos vistos gold em Portugal chega mesmo ao fim. Desta forma, todos os pedidos de novos visa gold realizados após o passado dia 16 de fevereiro já não são considerados válidos.
Terrenos rústicos sem uso e onde podem nascer casas pagam mais IMI

Terrenos rústicos sem uso e onde podem nascer casas vão pagar mais IMI

Os imóveis rústicos aos quais não esteja a ser dado qualquer uso, e que tenham capacidade construtiva, encontrando-se em perímetro urbano, vão passar a pagar mais Imposto Municipal de Imóveis (IMI), sendo esta uma das medidas contempladas no programa Mais Habitação, aprovado esta quinta-feira (30 de março de 2023) em Conselho de Ministros. Significa isto que os proprietários passarão a pagar IMI urbano em vez de IMI rústico.