Notícia do dia 29 de março de 2023

Páscoa em Portugal

Uma viagem gastronómica pela Páscoa portuguesa

A Páscoa está mesmo há espreita e se há quem não ligue muito a esta tradição, há também quem prepare uma ementa especial para o dia. São várias as tradições que de norte a sul do país, durante a Semana Santa, quando se preparam pratos típicos na esperança de juntar à mesa pequenos e graúdos.
Lucas Fox

Imobiliária de luxo espanhola Lucas Fox aterra em Portugal e França

O imobiliário espanhol atravessa fronteiras. Lucas Fox, uma imobiliária famosa especializada em casas de luxo em Espanha, continua com o seu plano de expansão e anunciou a abertura de quatro novos escritórios este ano, localizados no Porto, Montpellier, San Sebastián e Estepona. A empresa abrirá assim os seus primeiros escritórios no mercado internacional, em França e em Portugal.
Nunca houve tantos médicos estrangeiros inscritos em Portugal

Nunca houve tantos médicos estrangeiros inscritos em Portugal

No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. É o maior número de sempre, sendo que a maioria dos clínicos são oriundos de Espanha (1.681) e do Brasil (1.060). A completar o pódio encontram-se médicos de nacionalidade italiana (244). 
Monte Pedral

Monte Pedral: antigo quartel dará lugar a 300 casas de renda acessível

Dez anos depois, o histórico edifício do antigo quartel de Monte Pedral, no Porto, passou para domínio municipal – o terreno estava cedido ao Estado há mais de 100 anos. O espaço será agora reabilitado para dar lugar a um projeto habitacional que prevê a construção de mais de 300 casas para arrendamento acessível.

Tijosa Eco-House Camp: passar a Páscoa num refúgio em Aveiro

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez, viajamos até Ovar, em Aveiro, para conhecer a Tijosa Eco-House Camp, que convida a uma escapadinha de Páscoa para toda a família. Este ano, o alojamento tem preparado um programa especial que combina uma filosofia de slow living com atividades típicas da região, onde é possível aprender a fazer o tradicional pão de ló de Ovar.
SIL 2023 realiza-se de 4 a 7 de maio em Lisboa

SIL 2023 promete aquecer setor imobiliário e apresentar novos projetos

A maior e mais importante feira do setor imobiliário de Portugal está em contagem decrescente. A edição deste ano do SIL, que volta a ter lugar na FIL, em Lisboa, em simultâneo com a Tektónica, realiza-se de 4 a 7 de maio de 2023 e promete aquecer o setor, dando a conhecer, também, novos projetos. “Decorre num momento particularmente desafiante, pelo que é esperada uma grande adesão dos principais players, bem como do público geral”, refere em comunicado a organização do evento, que é promovido pela Fundação AIP e é co-organizado com a Câmara Municipal de Lisboa – o idealista volta a ser media partner.
Empresas imobiliárias estão a contratar colaboradores

Empresas de Finanças e Imobiliário querem contratar no 2º trimestre

O cenário é de incerteza, devido à alta taxa de inflação, à perda de poder de compra e ao aumento da taxa de juros, entre outros fatores, mas é de esperar uma evolução positiva nas perspetivas de contratação das empresas nacionais no segundo trimestre de 2023. No caso do setor das Finanças e Imobiliário, um dos nove analisados no ManpowerGroup Employment Outlook Survey, as projeções apontam para um aumento de 7% nas previsões de contratação de trabalhadores. 
rendas antigas

Rendas antigas: estudo para compensar senhorios adiado pelo Governo

O Governo anunciou, recentemente, no âmbito do programa Mais Habitação, que os contratos de rendas anteriores a 1990 vão ficar, de forma definitiva, fora do atual regime de arrendamento. Esta medida inclui, como contrapartida, uma compensação a ser paga aos senhorios pela não atualização das rendas. Para definir como irá funcionar esse mecanismo de compensação, o Governo decidiu encomendar um estudo. O prazo inicial de entrega estava marcado para 23 de março, mas foi adiado.
Mais oferta de casas no mercado

Juros, inflação e Mais Habitação: qual o impacto na venda de casas?

Somam-se cada vez mais desafios aos negócios imobiliários. Primeiro a pandemia, depois a alta inflação e a subida dos juros no crédito habitação. E, mais recentemente, a crise financeira decorrente da falência dos bancos nos EUA, a que acresce o polémico Mais Habitação, que muito tem inquietado o mercado. Mesmo perante este cenário, o setor imobiliário tem resistido de boa saúde: as expectativas de negócios das casas estão em alta para 2023. Mas é verdade que a procura vai-se adaptando, com as famílias de classe média de olho em casas mais baratas e em terrenos. E as famílias de classe alta a retraírem as transações devido à instabilidade que o programa Mais Habitação trouxe ao mercado, segundo explicaram os especialistas presentes no Imobinvest – Salão do Imobiliário ao idealista/news na passada sexta-feira, dia 24 de março.
Almada

Rede de transportes na Margem Sul será reforçada com grandes projetos

A Margem Sul do Tejo vai sofrer uma “revolução” na mobilidade. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou vários projetos para o Arco Ribeirinho Sul, de Almada a Alcochete. Entre eles destacam-se, por exemplo, a extensão do Metro Sul do Tejo, do Seixal a outros concelhos, um novo terminal para barcos da Transtejo, novas pontes rodoviárias entre Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo e um corredor verde, para bicicletas e peões, de Almada até Alcochete.
Transações imobiliárias têm de ser comunicadas ao IMPIC até dia 31 de março

Mediação imobiliária: obrigatório comunicar transações até 31 de março

As entidades que exerçam atividades de mediação imobiliária e as construtoras que procedam à venda direta de imóveis devem comunicar ao IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção) até sexta-feira (31 de março de 2023) as transações imobiliárias que realizaram no quarto trimestre de 2022. Em causa estão também contratos de arrendamento.  
Renda das casas mais caras

Arrendar casa ficou 10,6% mais caro no final de 2022

O mercado de arrendamento continua dinâmico em Portugal. Mas a falta de oferta para a alta procura tem elevado cada vez mais os preços das casas. É isso mesmo que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE): a renda das casas subiu 10,6% entre o quarto trimestre de 2022 e o período homólogo, fixando-se em 6,91 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do ano passado. E também os negócios tem vindo a refletir este desequilíbrio no mercado: o número de novos contratos de arrendamento registou uma queda de 3,3% face ao mesmo período de 2021.
comissões bancárias

Bancos obrigados a devolver comissões indevidas no crédito habitação

As medidas de supervisão aplicadas em 2022 levaram 110 instituições bancárias a devolver aos clientes mais de três milhões de euros, sendo 2,8 milhões respeitantes a comissões e juros indevidamente cobrados, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). A isenção de pagamento no reembolso antecipado nos contratos de crédito habitação também foi alvo de incumprimento.