A construção está em constante mudança. Há novos materiais a surgir no mercado. A sustentabilidade está a ganhar força. E há novas formas de construir a emergir.
A antiga gráfica Dafundo, na Rua Sacadura Cabral em Oeiras, vai ser reabilitada para dar lugar ao novo empreendimento The UpperCase. Com assinatura da GAVINHO Architecture & Interiors, este projeto da Habitat Invest contará com 73 apartamentos novos para comercialização, desde T0 a T4
Belo Horizonte, com mais de 2,5 milhões de habitantes, é a capital do estado brasileiro de Minas Gerais. Apesar da sua história curta, a cidade tornou-se um ícone devido à sua arquitetura moderna e planeamento urbano.
No passado sábado, dia 13 de maio, a aldeia rural de Conqueiros, em Leiria, foi palco de uma festa inesquecível em homenagem a Bobi, o cão mais velho do mundo, que completou 31 anos humanos. O evento reuniu convidados de diferentes partes do mundo, proporcionando muita animação, com os pratos favoritos do aniversariante e até mesmo a presença de um rancho folclórico.
A história da reprivatização a Efacec já vai longa e promete correr ainda muita tinta. Há quatro propostas em cima da mesa para a compra desta empresa pública com negócios na área da energia, engenharia e mobilidade. Mas só uma, nomeadamente a do agrupamento Visabeira-Sodecia, é que contempla o desenvolvimento da Efacec e a manutenção de mais de 2 mil postos de trabalho no longo prazo.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. Viajamos até ao país vizinho para descobrir o Hotel Spa Marbella Hills. O hotel está localizado no topo das montanhas, no município de Ojén, com vista para o mediterrâneo, e está à venda por 11,7 milhões de euros.
Os custos dos materiais de construção escalaram à boleia da inflação. E isso refletiu-se nos custos finais de construção em vários países, como foi o caso de Portugal.
Foi há cerca de uma década que o Architect Your Home (AYH) nasceu em Portugal, mediante a licença obtida na casa-mãe em Londres. De lá para cá, a Architect Your Home Portugal foi crescendo, contando já com uma carteira de 600 projetos de arquitetura desenvolvidos.
O arrendamento forçado de casas devolutas é uma das medidas mais polémicas do programa Mais Habitação apresentado pelo Governo. Depois do período de consulta pública, e na nova proposta de lei que será discutida no Parlamento a 19 de maio, o Executivo de António Costa decidiu passar a gestão do tema para as “mãos” das autarquias, que serão responsáveis por avançar com o arrendamento deste tipo de imóveis. Se não o fizerem, ficarão impedidas de aplicar as taxas agravadas de IMI.
Apesar dos constrangimentos sentidos no mercado da construção com a alta inflação, a Gebalis, gestora dos bairros municipais de Lisboa, reabilitou 327 casas durante o ano passado.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu o edifício onde funcionava a sede da sucursal, na Rue de Provence, em Paris. Ao que tudo indica, o negócio, concluído em junho de 2022, permitiu ao banco público arrecadar 35,9 milhões de euros em mais-valias.
Este mapa mostra que em Portugal comprar vinho é mais barato do que em qualquer outro país. Em Espanha é mais barato comprar azeite e Itália é o país onde é mais barato comprar um carro usado. Já França pode orgulhar-se de ser o país onde é mais barato comprar uma casa rural.
O verão está aí à porta e o bom tempo já convida a mergulhos. Falta menos de um mês para a famosa Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, abrir portas. A partir de 1 de junho de 2023, será possível visitar e passar o dia naquela que é conhecida como a maior piscina de ondas de Portugal.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, a Câmara de Coimbra e a Metro Mondego assinaram um protocolo tripartido para a cedência de uma parcela de terreno para a Linha do Hospital do metrobus.
O Grupo Fortera assumiu que irá “colaborar ativamente com a justiça”, em reação à detenção do seu diretor-executivo e fundador, Elad Dror, na “Operação Babel”, que investiga projetos imobiliários a rondar os 300 milhões de euros.
Aumentar a oferta de casas no mercado, diminuir prazos e agilizar processos são alguns dos objetivos do programa Mais Habitação apresentado pelo Governo. Para isso, o Executivo de António Costa quer avançar com a simplificação dos licenciamentos, uma medida há muito reclamada pelo setor. Uma das ideias é acelerar a construção de casas e para isso deixa de ser necessário a licença das autarquias para o arranque das obras. Mas há mais novidades em cima da mesa que serão debatidas na próxima sexta-feira, 19 de maio, no Parlamento.
Com as taxas de juro a subir, agravando o custo dos empréstimos e tornando a prestação da casa cada vez mais cara - ao mesmo tempo que a remuneração dos depósitos continua em baixa - cada vez são mais as famílias a fazer amortizações antecipadas do crédito habitação. No primeiro trime
O apoio extraordinário à renda que o Governo vai atribuir no âmbito do programa mais Habitação deverá começar a chegar à conta das famílias ainda durante o mês de maio, com retroativos a janeiro de 2023, segundo o ministro das Finanças, Fernando Medina. Este subsídio de renda poderá chegar aos 200 euros por mês, durante um máximo de cinco anos, e sua atribuição será automática.
O governador do Banco de Portugal disse esta quarta-feira que devem ser "muito focadas" as medidas para clientes com dificuldades em pagar créditos habitação e nunca soluções generalistas que adiem problemas para o futuro.
Questionado sobre como os bancos poderão ajudar clientes em dificuldade
Em abril, a taxa de inflação subiu na Zona Euro para 7,0%, superior à registada em março (6,9%), mas inferior à de fevereiro e janeiro: 8,5% e 8,6%, respetivamente. Em Portugal situou-se nos 6,9%. Na União Europeia (UE), o indicador voltou a recuar, tendo passado de 8,3% em março para 8,1% em abril. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (17 de maio de 2023) pelo Eurostat.
As prestações do crédito habitação dispararam nos últimos meses para muitos portugueses, na sequência da subida galopante das taxas Euribor. O Governo mostra-se atento ao tema e permite que as famílias em dificuldades possam pedir junto dos bancos o acesso à bonificação dos juros nos empréstimos. Sabe-se agora que PCP e Chega estão em sintonia num tema: ambos os partidos querem usar os lucros conseguidos pelos bancos para baixar os encargos com os empréstimos da casa. Também o BE quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário. A concessão e crédito habitação estará em debate esta quinta-feira (18 de maio de 2023) na Assembleia da República (AR).
O Megaprojeto imobiliário Campo Novo, que está a nascer junto ao estádio do Sporting, em Lisboa, e terá habitação, comércio e escritórios, está a atrair muitos portugueses. Dos 135 apartamentos colocados à venda na primeira fase de comercialização, metade tem dono. E são os portugueses os principais compradores, representando 85% dos negócios já fechados.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever