Notícia do dia 7 de janeiro de 2026

Construção e reabilitação: luz ao fundo do túnel para haver mais casas?

O ano de 2025 foi “fértil” em notícias relacionadas com o setor da construção e da reabilitação, sendo evidente que é crucial aumentar a oferta de casas para dar resposta à crise na habitação que se vive em Portugal e também noutros países europeus, como reconheceu a Comissão Europeia, que anunciou um plano de emergência para dar gás à habitação acessível na Europa.
Atividades de inverno

6 destinos portugueses para umas miniférias em janeiro

Viajar em janeiro em Portugal pode parecer uma ideia fora do comum, mas esta é uma altura em que o país se mostra com uma cara diferente – menos turistas, preços mais acessíveis e experiências autênticas que no verão passam despercebidas. Em janeiro, muitas das atrações principais continuam abe
Guimarães

Guimarães no top 20 dos melhores destinos do mundo para visitar em 2026

O novo ano já começou e Guimarães aparece como destaque na lista dos 20 melhores destinos do mundo para visitar em 2026, elegidos pela BBC. Ao lado de cidades como Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, Ishikawa no Japão, Santo Domingo na República Dominicana, entre outras, o berço de Portugal completa 25 anos da distinção como Património Mundial da UNESCO e o futuro título de Capital Verde Europeia.
Depósitos a particulares

Crescimento dos depósitos de particulares mantém-se em 4,4%

No final de novembro, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 199,9 mil milhões de euros, refletindo um ligeiro aumento face ao mês anterior, sobretudo nos depósitos à ordem. Já os depósitos a prazo também registaram crescimento, mas de menor expressão.
Fortunas das famílias mais ricas crescem em 2025

Fortunas das 7 famílias mais influentes da bolsa crescem em 2025

Em 2025, as fortunas das sete famílias mais influentes na bolsa portuguesa registaram um aumento significativo, impulsionado pelo melhor desempenho do PSI dos últimos 16 anos, que valorizou quase 30%. Com o regresso da Teixeira Duarte ao índice, os seis clãs habituais passaram a sete, e o conjunto das suas riquezas atingiu cerca de 2,38 mil milhões de euros, aproximando-se de 19 mil milhões de euros em valor total.
Fortunas das famílias mais ricas

As famílias mais ricas de Portugal são...

As famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello e Azevedo dominaram, em 2025, o ranking das 50 mais ricas em Portugal, com patrimónios agregados avaliados em cerca de 47,7 mil milhões de euros, segundo a revista Forbes.
Ronaldo

Mansão de Ronaldo em Cascais está pronta - custou mais que o previsto

A mansão de luxo de Cristiano Ronaldo na Quinta da Marinha, em Cascais, já se encontra concluída e pronta a habitar, consolidando-se como uma das propriedades privadas mais exclusivas de Portugal. Inicialmente estimado em cerca de 17 milhões de libras (aproximadamente 19,7 milhões de euros), o investimento acabou por ascender aos 30 milhões de libras, o equivalente a cerca de 35 milhões de euros, refletindo a ambição do projeto como também a valorização contínua do segmento imobiliário de alto padrão no país.
Baixa taxa de desemprego

Taxa de desemprego em Portugal cai para mínimo de 23 anos

A taxa de desemprego baixou para 5,7% em novembro de 2025, menos 0,1 pontos percentuais do que em outubro e 0,9 pontos percentuais abaixo de novembro de 2024, segundo a estimativa provisória divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, pelo INE.Segundo as Estimativas Mensais de Emprego e Desempreg
Casas em Lisboa

OCDE sugere seguro sísmico obrigatório para todos os edifícios

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sugere que Portugal implemente um seguro obrigatório contra catástrofes naturais para todos os edifícios, como forma de proteger os proprietários e reduzir a exposição financeira do Estado. A recomendação, apresentada pelo diretor de estudos Luiz de Mello durante o “Economic Survey Portugal 2026”, visa criar um mecanismo formal de partilha de riscos público-privados, atualmente fragmentado e pouco estruturado.
Fecho de lojas de chocolate

Lojas de chocolate: 18 espaços da Hussel vão fechar até 30 de abril

A Jerónimo Martins vai encerrar as 18 lojas Hussel em Portugal, cadeia especializada na comercialização de chocolates, até 30 de abril de 2026, "após aturados esforços para viabilizar a empresa", informou o grupo esta terça-feira, dia 6 de janeiroEm comunicado, o grupo dono do Pingo Doce explica que
Gráfico de investimentos

Investimento em imobiliário comercial cresce e atrai mais portugueses

O ano de 2025 foi bastante positivo no que respeita a investimento imobiliário comercial de rendimento. Com mais investidores portugueses, o ano encerrou com um volume total de 2,82 mil milhões de euros, representando um crescimento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior. Este crescimento consolida a recuperação já iniciada em 2024, quando chegou aos 2,3 milhões de euros.
Pacote fiscal do Governo para a habitação

Pacote fiscal da habitação custará entre 200 a 300 milhões de euros

O número ainda não é oficial, representa uma estimativa, mas o pacote fiscal para a habitação apresentado pelo Governo em dezembro tendo em vista a colocação de mais casas no mercado deverá ter um impacto orçamental entre 200 e 300 milhões de euros, adiantou o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.