
Desemprego sobe em maio na zona euro e UE - em Portugal a taxa “real” pode superar os 14%
A taxa de desemprego subiu, em maio, para os 7,4% na zona euro e na 6,7% na União Europeia (UE), um mês ainda marcado pelas medidas de confinamento devido à pandemia da Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Eurostat.

É seguro ir ao cinema agora no desconfinamento?
Depois de meses fechados em casa por causa da pandemia, a vontade de sair e fazer planos de lazer começa a aumentar. Além de passear ao ar livre, que é o mais seguro para minimizar riscos de contágio da Covid-19 - segundo as autoridades de saúde -, muitas pessoas querem ir ao cinema ou ao teatro, por exemplo, dentro de espaços fechados. Isto já está permitido, no âmbito do desconfinamento em curso no país, mas para travar o surto é preciso cumprir as regras de segurança.
Explicamos-te tudo.

Há uma povoação inteira à venda na Nova Zelândia - e parece tirada de um filme de 'cowboys'
Esta povoação - batizada de Maellonsfolly Ranch - situada no coração da Nova Zelândia, foi construída por John Bedogni entre 2002 e 2006 e está repleta de material comprado durante as muitas viagens que ele e a sua esposa fizeram aos EUA.

“Projetos com qualidade, diferenciadores e em boas zonas continuam com muita procura e a vender-se”
Criada há quatro anos, a IMMOPO – Gestão de Projetos Imobiliários, está a acompanhar o desenvolvimento de um conjunto de empreendimentos residenciais, alguns deles de dimensão relevante, localizados no Grande Porto. São perto de duas dezenas de empreendimentos de construção nova, em diferentes




Esta incrível torre híbrida (e que será a mais alta do mundo) estará pronta em 2025 e fica em Sidney
A empresa tecnológica Atlassian apresentou aquela que será a sua nova sede em Sidney (Austrália). Um megaprojeto que se converterá na torre de madeira mais alta do mundo, de construção híbrida, com 40 andares e 180 metros de altura.

Nasceu um novo cowork na Baixa do Porto, pelas mãos da emblemática Marques Soares
A Marques Soares, uma loja emblemática de comércio tradicional localizada na baixa do Porto – e que abriu portas em 1960 – decidiu apontar a mira a um novo negócio. Inaugurou recentemente o SizeCowork, um espaço de trabalho partilhdo com capacidade para acolher 100 pessoas no centro histórico da cidade.

Cowork PLACES reabre com regras apertadas e campanhas de descontos para novos clientes
Depois de meses de confinamento, por causa da pandemia da Covid-19, e numa altura em que os clientes planeiam regressar aos seus espaços de trabalho, e também para fazer face às necessidades e desafios atuais das empresas e dos trabalhadores independentes o PLACES, o cowork que abriu portas no

Crédito à habitação travado pela pandemia: empréstimos caem para mínimos do verão passado
Os empréstimos para a compra de casa em Portugal continuam a abrandar e a sentir os efeitos negativos da pandemia da Covid-19. Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), em maio, a banca emprestou 792 milhões de euros para a habitação, menos 14% que em igual mês do ano anterior. O valor emprestado para a compra de casa fica aquém do valor concedido em abril (831 milhões de euros) e é o mais baixo desde agosto de 2019.

Suspensão das rendas fixas nos centros comerciais é uma “lei cega e discriminatória”- diz a APCC
O Parlamento aprovou a suspensão da renda fixa nos centros comerciais até 31 de março de 2020, mas a medida não foi bem recebida por várias vozes do setor imobiliário. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) acusa o Parlamento de ter permitido uma “inaceitável e gravosa ingerência do Estado na relação entre privados” ao promover uma “lei cega e discriminatória”. A posição é, de resto, partilhada pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

Obras públicas em Portugal: 70% do mercado é garantido por empresas espanholas
Numa altura em que o Parlamento vai voltar a discutir alterações ao código dos contratos públicos – o tema será debatido esta terça-feira (7 de julho de 2020) na Assembleia da República (AR) –, sabe-se que, no último ano e meio, as empresas portuguesas asseguraram pouco mais de 30% das obras públicas lançadas: apenas 444,8 milhões dos 1.431 milhões de euros adjudicados. As companhias espanholas lideram a lista.

Lay-off simplificado: trabalhadores podem mesmo tirar férias
Dúvidas houvesse, estão desfeitas. Segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), os trabalhadores em lay-off podem mesmo tirar férias, tendo direito ao pagamento do subsídio de férias "normal", além do salário com os cortes previstos no regime em causa.