
Lisboa: instituição do príncipe Aga Khan compra Palacete Leitão por 13,5 milhões de euros
O Imamat Ismaili, instituição liderada pelo príncipe Aga Khan, adquiriu o Palacete Leitão, em Lisboa, por 13,5 milhões de euros. Para o imóvel em causa, que está situado junto ao terreno onde vai ser edificada a futura sede mundial, está previsto um projeto de reabilitação ainda não orçamentado.




Dicas para montar uma cozinha de sonho: repleta de personalidade e pequenos detalhes
A cozinha é a divisão da casa que pode evocar mais emoções - é o ponto de entro do dia a dia. Afinal, é aqui que a maioria das famílias se reúne para partilhar refeições e, sobretudo, para partilhar uma boa conversa.

6 paletas de cores fantásticas inspiradas na natureza (e como usá-las na sala de estar)
Os esquemas de cores selvagens que testemunhamos em paisagens como o Monte Fuji, o Grand Canyon ou o Serengeti podem não ser as escolhas mais óbvias para o sofisticado designer de uma casa. Mas a verdade é que as paletas naturais são a própria definição de original.

Trabalhadores do setor imobiliário são os que menos “desligam” do trabalho
Em 2019, 17% dos trabalhadores residentes em países da União Europeia (UE) diz ter sido várias vezes contactado – nos últimos dois meses – pelo empregador durante os tempos livres. Um “cenário” que se verifica mais nos homens que nas mulheres (20% contra 14%). É no setor imobiliário que os traballhadores menos “desligam” do trabalho.

Ser fiador de um inquilino no arrendamento de uma casa, sim ou não?
A existência de um fiador a um inquilino – por parte de um senhorio – aquando da celebração de um contrato de arrendamento não é uma obrigatoriedade, apesar de alguns “donos de casa” assim o exigirem. Que cuidados deve ter um arrendatário na “escolha” do fiador e o que significa realmente ser fiador num contrato de arrendamento? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Tudo o que já se sabe sobre o Orçamento do Estado para 2021 - as propostas vistas "à lupa"
A proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) foi entregue pelo Governo na Assembleia da República esta segunda-feira, 12 de outubro. Este ano, e mais que nunca, este documento torna-se decisivo para a retoma económica do país, nomeadamente para a evolução das finanças públicas, e rendimentos das famílias e empresas, assolados pelos efeitos negativos da pandemia da Covid-19. Entretanto, foram sendo conhecidas algumas das “linhas mestras” do OE2021 através das quais o Executivo liderado por António Costa pretende “dar a volta” à crise. Eis um resumo do que se sabe até agora.

OE2021: IHRU vai receber 317,6 milhões para promover e aumentar oferta pública de habitação
A versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) já foi entregue no Parlamento pelo Governo. E entre a "chuva" de medidas que vão impactar diretamente as famílias e empresas destaca-se também a habitação. Sabe-se agora que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai receber uma transferência de verbas no valor de 317,6 milhões de euros, no âmbito de políticas de promoção de habitação, montante ao qual se irá juntar pela primeira vez, em 2021, a parte proporcional da coleta do IRS dos proprietários com alojamentos locais em zonas de contenção, estimada em 10 milhões.

OE2021 prevê investimento até 10 milhões em habitação para polícias
O Governo quer lançar no próximo ano um investimento até dez milhões de euros em infraestruturas de habitação para as forças de segurança, de acordo com a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) entregue esta segunda-feira, 12 de outubro de 2020, no Parlamento. A proposta deverá ser votada na generalidade dia 28 de outubro e em votação final global a 26 de novembro de 2020.

OE2021: O que é o IVAucher? Um crédito para gastar em restaurantes, turismo e cultura
O IVA pago pelos consumidores com alojamento, cultura e restauração realizadas durante um trimestre vai poder ser descontado nos consumos realizados nestes mesmos setores durante o trimestre seguinte, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). A medida, apelidada d

Vai nascer uma “Praça” (mercado alimentar) no Hub Criativo do Beato – em dois edifícios com 1.700 m2
Chama-se Praça e é um mercado alimentar dedicado à excelência dos produtos e dos produtores portugueses. Abre portas em 2021 e encontra-se no Hub Criativo do Beato (HCB), em Lisboa. Quando sair do papel dará vida a dois edifícios com história com uma área de 1.700 metros quadrados (m2): uma antiga Fábrica de Carnes, onde no passado se encontrava o matadouro, o talho, a salsicharia e o refeitório do pessoal civil da Manutenção Militar, e um antigo edifício administrativo e oficina.

Mais de metade dos inquilinos em Lisboa deixaram de pagar a renda durante a pandemia
Um inquérito da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) revela que mais de metade dos inquilinos na capital deixaram de pagar a renda logo a partir do mês de abril e nos meses seguintes, por causa da pandemia.

Casas retiradas do Alojamento Local deixam de estar sujeitas a imposto sobre mais-valias
As casas retiradas do Alojamento Local (AL) ou outra atividade empresarial deixam de estar sujeitas a imposto sobre as mais-valias, mesmo que não sejam canalizadas para o arrendamento habitacional, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). No documento entregue no Parlamento, o Governo altera o regime fiscal da afetação e desafetação dos imóveis à atividade empresarial, deixando de fazer depender a isenção de mais-valias da colocação da casa no arrendamento habitacional durante um período de cinco anos.

Isenção automática de IMI chega aos beneficiários de heranças indivisas
Os beneficiários de heranças indivisas que tenham como habitação própria e permanente um imóvel da herança vão passar a poder ter a isenção de IMI atribuída a pessoas de reduzidos rendimentos.

Edição especial SIL, Tektónica e Intercasa “superou as expetativas”
A edição deste ano (a 23ª) do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), que se realizou em conjunto com a Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas e com a Intercasa - Living & Design e que terminou domingo (11 de outubro de 2020), “superou as expetativas”, revela a Fundação AIP, proprietária da Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde decorreu o evento – desta vez, devido à pandemia da Covid-19, em formato híbrido e apenas num pavilhão.

Habitação no OE2021: guia para entender o que vai mudar
Criar um parque habitacional público a custos acessíveis é uma das prioridades do Governo para o próximo ano.