
Impacto da pandemia no imobiliário: resultados diferentes nos vários segmentos
O ano de 2020 foi muito desafiante para o imobiliário, devido à pandemia da Covid-19, mas o balanço, feito pelos responsáveis de algumas empresas a atuar neste mercado, mostra que o impacto foi diferente nos vários segmentos de negócio. A forte quebra registada na atividade da hotelaria e no Alojamento Local, contrasta com a manutenção ou, mesmo, com o crescimento da atividade na construção e nas vendas de habitação.

Pandemia diminui diferença de preço das casas nas grandes cidades do sul da Europa
As mudanças no mercado imobiliário, provocadas pela pandemia da Covid-19, levaram a uma redução na diferença de preços entre as casas mais caras e mais baratas à venda nas principais cidades do sul da Europa, segundo um estudo do idealista, usando a base de dados de Portugal, Espanha e Itália.

Marc Anthony pede 27 milhões de dólares por uma mansão de sonho em Miami
O cantor e ator Marc Anthony está à tentar conseguir uma "simpática" mais-valia com a venda desta mansão de sonho na área de Coral Gables, em Miami (EUA).

Novo projeto de habitação aprovado para Palácio do Patriarcado e Palácio Valmor em Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, recentemente, um projeto de arquitetura, que prevê a construção de habitação em três edifícios no Campo Mártires da Pátria, que incluem o Palácio do Patriarcado e parte do Palácio Valmor do século XVIII. O empreendimento é da Coporgest, promotora de imobiliário de luxo liderada por Sérgio Ferreira, e prevê a construção de 39 frações para habitação e uma fração destinada a comércio, com 56 lugares de estacionamento distribuídos por quatro pisos abaixo do solo.

Consumo de energias renováveis em Portugal atinge 30,6% em 2019 – mais que a média europeia
O consumo final bruto de energia proveniente de fontes renováveis em Portugal atingiu 30,6% em 2019, um valor superior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE): 19,7%. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Tudo o que é preciso para vender uma casa em Portugal
Vender uma casa em Portugal é um processo que poderá, em muitos casos, revestir-se de alguma complexidade (documentação disponível, proprietários, registos efetuados junto da conservatória do registo predial, etc). Para ajudar, esclarecemos sobre alguns dos passos e documentos que serão necessários para todos aqueles que tenham interesse em vender um imóvel localizado em algum ponto do país. Um guia com tudo o que é preciso para vender uma casa em Portugal, com fundamento jurídico.

Estratégia Local de Habitação de Coimbra prevê investimento de 33 milhões de euros
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou a Estratégia Local de Habitação (ELH), que prevê um investimento de 33 milhões de euros nos próximos 10 anos para responder às carências habitacionais – há 600 famílias com grave carência habitacional no concelho – e tornar o mercado mais acessível.

”Este não é o momento certo para o fim” dos vistos gold, dizem promotores imobiliários
”Este não é o momento certo para o fim” dos vistos gold, considera a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), depois do Governo ter determinado o seu fim no Porto, Lisboa e zonas do litoral de Portugal. Uma decisão que “causa um dano reputacional a Portugal”, acrescenta.

Novo Banco vende carteira de crédito mal parado por 37 milhões
O Novo Banco vendeu uma carteira de crédito malparado por 37 milhões de euros, que tem um valor bruto de 79 milhões. Ainda assim, a instituição liderada por António Ramalho diz que o negócio teve um impacto direto "marginalmente positivo" nos resultados e no capital.

BCP prepara venda de crédito malparado ao fundo que comprou o “Nata 2” ao Novo Banco
O BCP estará prestes a fechar negócio com o fundo Davidson Kempner - que comprou o “Nata 2” ao Novo Banco – para a venda de uma carteira de crédito malparado, designada “Projeto Ellis”, avaliada em 170 milhões de euros. Em cima da mesa está também a venda do “Projeto Webb”, uma carteira mais granular e cujo valor inicial era de 450 milhões de euros, à Arrow.

Máscara na rua continua a ser obrigatória até 15 de abril – e multas mantêm-se
Vai continuar a ser obrigatório usar máscara na rua até 15 de abril. E as multas mantêm-se. Em causa está uma proposta do PSD que foi aprovada no Parlamento dia 22 de dezembro de 2020, que ditou o prolongamento por três meses do uso obrigatório de máscara na rua e espaços públicos. O BE propunha o fim das multas para quem não o fizer, mas a medida não avançou.