
Portugal foi o terceiro país da UE onde o desemprego mais caiu em novembro
Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) onde o desemprego mais caiu em novembro de 2020 face ao mês anterior. Em causa está uma diminuição mensal de três décimas, de 7,5% em outubro para 7,2% em novembro. Apenas Itália (descida de seis décimas para 8,9%) e Chipre (descida de 1,7% para 7,8%) tiveram reduções mais acentuadas, segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat.




Uma espetacular casa na Austrália que integra o modernismo orgânico
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez trazemos um exemplar desenhado por Bruce Rickard, um prestigiado arquiteto e paisagista australiano, influenciado pelo estilo do mestre Frank Lloyd Wright.




Esta típica casa americana em Vermont esconde um passado sombrio
O anúncio desta casa com mais de 140 anos parece idílico (mas não é assim tanto). Cercada por muita vegetação no meio da floresta Village Green, na pequena cidade de Guildhall, de apenas 200 habitantes no estado de Vermont (EUA), possui quatro quartos, duas casas de banho com móveis de madeira

Habitação social na Madeira: Governo regional investe 5,8 milhões na construção de 54 casas
A terceira fase de construção do Bairro de São Gonçalo, no Funchal, Madeira, vai arrancar este ano, sendo que serão construídos três edifícios de três pisos, num total de 54 fogos de habitação social, com tipologias T1 a T4. Em causa está um investimento na ordem dos 5,8 milhões de euros. A obra, que estará a cargo da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, vai avançar num terreno que tem quase 9.000 metros quadrados (m2).

Edifício do antigo quartel de Monte Pedral ganha nova vida e traz ao Porto mais habitação acessível
O histórico edifício do antigo quartel de Monte Pedral e a sua envolvente, situado entre as ruas da Constituição, Serpa Pinto e Egas Moniz, no Porto, vão ser alvo de uma importante obra de requalificação e urbanização. Ali está previsto nascer um complexo que terá casas com rendas acessíveis, comércio, escritórios e uma residência universitária. Em causa está um investimento de 63,2 milhões de euros.

Central de Sines fecha hoje e desativação pode levar cinco anos
A central de Sines, em Setúbal, fecha portas hoje (14 de janeiro de 2021), deixando, desta forma, de produzir eletricidade. Inicia-se, depois, a desativação dos equipamentos, um processo que levará cerca de cinco anos, continuando em aberto o futuro daquela infraestrutura.

Farto da pandemia? Dicas para sobreviver ao novo confinamento
Estar desmotivado e farto da pandemia é natural, mas há algumas dicas que podem ajudar a sobreviver a este segundo novo confinamento.

Grupo Lena foi extinto e dívidas das construtoras passam para a esfera da Always Special
O Grupo Lena foi extinto com a fusão das construtoras Lena SGPS e Lena Engenharia Construção na também construtora Always Special. Construtoras essas da família Barroca Rodrigues que surgiram há dois anos na lista dos grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com dívidas na ordem dos 90 milhões de euros, segundo a auditoria da EY. Na sequência desta fusão, a Always Special passa a ser responsável pelos ativos e passivos das duas sociedades.

Museu do Holocausto inaugurado no Porto - é o primeiro na Península Ibérica
O primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica será inaugurado no dia 20 de janeiro, na zona do Campo Alegre, no Porto.

Oeiras Capital Europeia da Cultura em 2027? Câmara investe 400 milhões num megaprojeto
A candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027 prevê o lançamento de um megaprojeto, por parte da Cãmara Municipal de Oeiras (CMO), que visa a recuperação de edifícios históricos e a criação de novos espaços de dinamização cultural. Em causa está um investimento de 400 milhões de euros.

Livraria Lello vai ter um novo espaço dedicado à cultura assinado por Siza Vieira
O arquiteto português e prémio Pritzker Álvaro Siza Vieira vai criar o projeto para um edifício dedicado à cultura adjacente à Livraria Lello, no Porto, monumento de interesse público que remonta a 1906.

Moratórias bancárias acabam em setembro mas Deco reclama alargamento do prazo
As moratórias bancárias terminam em setembro de 2021, mas a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor tem em curso a elaboração de uma proposta com soluções que visam preparar os portugueses para o fim do regime, que permite, por exemplo, suspender o pagamento das prestações do crédito à habitação. Em cima da mesa está o adiamento do prazo do fim das moratórias ou a adoção de um sistema em que os clientes comecem a pagar apenas os juros dos empréstimos, entre outras soluções.

O impacto das regras do novo confinamento no imobiliário
As lojas de mediação imobiliária podem abrir as portas? As empresas do setor podem continuar a funcionar? Podem realizar-se escrituras, contratos de promessa de compra e venda (CPCV), bem como de arrendamento? Podem fazer-se visitas a imóveis? As obras podem continuar?

Confinamento: o que se pode ou não fazer no próximo mês
O novo confinamento geral começa esta sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, e deverá durar, pelo menos, um mês.

Teletrabalho obrigatório e não é preciso acordo: multas de incumprimento agravadas
O teletrabalho vai voltar a ser obrigatório para todas as funções compatíveis, independentemente da vontade do empregador ou do trabalhador, não sendo necessário haver um acordo de qualquer uma das partes. As coimas por incumprimento serão também agravadas, podendo chegar aos 61.200 euros. Estas foram algumas das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa esta quarta-feira (13 de janeiro de 2021) e que estarão em vigor durante o novo período de confinamento, que começa às 00h00 de sexta-feira (15 de janeiro de 2021).