
Os países para que Portugal mais exporta são…
Em junho de 2021, as exportações e as importações de bens voltaram a subir – registaram variações homólogas nominais de +21,4% e +29,4%, respetivamente, e mensais (face a junho) de +8,4% e +0,8%, pela mesma ordem –, sendo que Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal.

Construção soma e segue: mercado global deve crescer 3,2% até 2023
A indústria global da construção foi uma das menos afetadas pela pandemia da Covid-19 em 2020, tendo o volume da produção global de construção caído apenas 2%, um recuo muito menos pesado que o verificado noutras áreas de atividade. Esta é uma das conclusões do relatório anual Global Powers of Construction (GPoC), da Deloitte Global, que traça um cenário otimista para o setor: considera que o mercado global da construção deverá continuar a crescer a um ritmo superior ao da economia como um todo, devendo atingir uma média global de 3,2% ao ano entre 2021 e 2023.

Mercado da arte começa a abraçar artistas neurodiversos, mas ainda há muitas barreiras
O mercado da arte está a dar novos passos para o reconhecimento e integração dos artistas neurodiversos e deficientes.

Tropea, a vila mais bonita de Itália: bem-vindos à pérola do Mar Tirreno
Chegar a Tropea, a vila mais bonita da Itália, não é fácil. Mas o esforço é recompensado com as vistas desta zona de Calábria, na província de Vibo Valentia. Esta pequena vila de pouco mais de 6.000 habitantes foi proclamada a vencedora do concurso anual 'Borgo dei Borghi 2021'.




Oprah Winfrey consegue vender espetacular casa rural por quase 12 milhões
A popular apresentadora afro-americana Oprah Winfrey conseguiu fechar a venda de um imóvel que possuía em Orcas Island, no Estado de Washington (EUA), por 14 milhões de dólares, cerca de 11,8 milhões de euros ao câmbio atual.A multimilionária comprou esta propriedade rural em 2018 por 8 mi

Habitação condigna em destaque no PRR: 1,2 mil milhões de euros a caminho
A promoção da habitação condigna está definitivamente na agenda do Governo, sendo que o programa de apoio ao acesso à habitação recolhe 1,2 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), verba que representa a maior parcela dos 42% do PRR em vias de serem contratualizados.

Negócios com imóveis que correm mal? Impugnação pauliana ajuda a resolver
Por vezes os negócios imobiliários correm mal. Mesmo quando há um contrato-promessa de compra e venda (CPCV) assinado podem haver problemas.

Fim das moratórias à vista: dicas para poupar nas despesas da casa
As moratórias de crédito estão a chegar ao fim e para muitas famílias isso significa um encargo monetário que pode ser difícil de suportar.

Construtoras querem ser compensadas nos contratos por causa da subida dos preços
O aumento dos preços dos materiais e do custo de mão de obra na construção está a deixar marcas no setor, havendo construtoras a reclamar uma “alteração anormal de circunstâncias” para mudar as condições das empreitadas. O objetivo é reequilibrar financeiramente os contratos, de forma a serem definidas compensações.

Incríveis esculturas que podem ser vividas - obras do artista brasileiro Ernesto Neto
Ernesto Neto (Rio de Janeiro, Brasil, 1964) cria esculturas e ambientes escultóricos que frequentemente envolvem técnicas e materiais artísticos não tradicionais, tais como tecidos elásticos e semi-translúcidos, almofadas e croché, especiarias aromáticas e música.

Governo alarga atendimento digital e telefónico a mais serviços públicos
Os cidadãos a viver em Portugal beneficiam agora de um maior leque de serviços públicos digitais. Sem necessitarem deslocar-se, podem fazer a revalidação da carta de condução ou fazer o agendamento de consultas no centro de saúde com a ajuda de videochamada ou atendimento telefónico.

Preços das casas continuam a subir “vertiginosamente” no mundo, diz o The Economist
Os custos dos bens domésticos não foram a única despesa que aumentou mais rápido do que o normal no ano passado. Os preços das casas também estão a disparar em muitas partes do mundo.

Fundos de investimento e sociedades comerciais “fintam” fim dos vistos gold
As anunciadas restrições ao programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – entram em vigor a 1 de janeiro de 2022 e determinam o fim da atribuição dos chamados vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto – está a abrir novas portas de negócios, tendo em conta a captação de investimento estrangeiro. Em cima da mesa está, por exemplo, o lançamento de fundos de investimento e a constituição de sociedades comerciais, de modo a contornar as limitações ao investimento que autoriza a residência permanente.

Apoio à retoma progressiva das empresas prolongado até dezembro – o que muda
O diploma do Governo – Decreto-Lei n.º 71-A/2021 – que prolonga as medidas de apoio à retoma progressiva das empresas no contexto da pandemia da Covid-19 até 31 de dezembro de 2021 foi publicado sexta-feira (13 de agosto) em Diário da República, depois de ter sido promulgado pelo Presidente da República no dia anterior. O fim do apoio, recorde-se, estava previsto para setembro, mas o Executivo decidiu prolongar essa medida extraordinária enquanto se mantiverem as restrições da atividade económica associadas à crise pandémica. Há, no entanto, novidades a ter em conta. Toma nota.