
A gigante de comércio eletrónico Amazon continua a fazer vários testes de negócio. A empresa acaba de inaugurar a sua primeira loja física de moda e acessórios no shopping center ‘The Americana at Brand’, em Los Angeles, que funcionará como um projeto piloto antes de decidir sobre os planos de expansão. Apelidada de Amazon Style, a loja vende roupas femininas e masculinas, sapatos, acessórios e cosméticos.
Uma das peculiaridades da loja é que há apenas uma vitrine de produtos que o cliente deverá 'scanear' com o telemóvel através de um QR code. Após a digitalização, os visitantes da loja poderão escolher o modelo e tamanho, que serão enviados automaticamente do armazém para um provador personalizado.

Os 40 provadores da loja estão equipados com ecrãs táteis a partir dos quais é possível encomendar outros produtos, tamanhos ou cores, e deixar opiniões sobre os artigos, bem como pedir recomendações. A grande maioria do catálogo da Amazon Style é composto por marcas externas, mas também oferecerá peças da sua própria coleção.
“Sabemos que os clientes gostam de combinar as compras online com as físicas, além de tocar e experimentar os produtos, por isso as lojas físicas da Amazon querem dar mais opções de onde e como comprar”, explicou a diretora da Amazon Style, Simona Vasen.
Outras marcas como Nike, American Eagle e Zara já abriram lojas com provadores interativos e códigos QR. No entanto, Vasen destacou que, assim como o portal de e-commerce da Amazon, a loja terá um sistema algorítmico que oferecerá recomendações personalizadas aos utilizadores e, além disso, as etiquetas mudarão os preços ao mesmo tempo que o site.

A abertura da Amazon Style acontece semanas depois de a empresa ter fechado cinquenta lojas e livrarias nos Estados Unidos para se concentrar em outros negócios físicos, como moda e alimentos, através das suas três redes de supermercados, Amazon Fresh, Whole Foods Market e Amazon Go.
Até ao momento, a empresa ainda não decidiu sobre os planos de expansão da Amazon Style nos Estados Unidos ou em outras partes do mundo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta