Notícia do dia 5 de agosto de 2022

A onda de calor em Lisboa à lupa

O impacto da onda de calor em Lisboa à lupa

Lisboa é a sétima cidade europeia mais exposta a ondas de calor, num total de 600 cidades. Os dados mais recentes permitem concluir que, na capital, o Parque das Nações e a Baixa são as ilhas – ou melhor, os “arquipélagos” – de calor urbano que apresentam maior intensidade, que em períodos de ondas de calor como o que vivemos aquecem ainda mais.
Russos compram casas de luxo no Dubai

Oligarcas russos compram casas de luxo no Dubai: vendas disparam 51%

Com o eclodir da guerra da Ucrânia, foram várias as sanções económicas impostas pelos países do ocidente aos oligarcas russos, impedindo-os de comprar casas. Mas estes multimilionários mudaram as coordenadas geográficas e encontraram uma solução: voltaram-se para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aqui, onde os oligarcas russos continuam a poder fazer negócios imobiliários, as vendas de imóveis dispararam 51% em maio, de acordo com os dados oficiais do país.

Alemão transforma vila no Alentejo com festival de música – como?

Cada festival do país tem a sua própria história. E o Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) tem uma bem particular. É organizado desde 2014 pela mão do maestro e violinista alemão Christoph Poppen, que descobriu esta vila alentejana há 12 anos num passeio de bicicleta. De lá para cá, já foram organizadas oito edições deste festival de música de verão e promete não ficar por aqui.
Falta de casas para arrendar no Porto

Habitação no Porto: 1 em cada 10 casas está fechada e desabitada

No Porto, como no resto do país, há falta de casas no mercado. A oferta de habitação é escassa perante tamanha procura, um desequilíbrio que tem explicado a subida dos preços das casas, quer para comprar quer para arrendar. Mas um novo estudo indica que cerca de 15% das habitações situadas na cidade Invicta estão fechadas e desabitadas. Porquê? Explicamos tudo neste artigo.