Com as sanções impostas pelo ocidente à Rússia devido à guerra, os oligarcas russos estão a comprar mais casas no Dubai.
Comentários: 0
Russos compram casas de luxo no Dubai
Pexels

Com o eclodir da guerra da Ucrânia, foram várias as sanções económicas impostas pelos países do ocidente aos oligarcas russos, impedindo-os de comprar casas. Mas estes multimilionários mudaram as coordenadas geográficas e encontraram uma solução: voltaram-se para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aqui, onde os oligarcas russos continuam a poder fazer negócios imobiliários, as vendas de imóveis dispararam 51% em maio, de acordo com os dados oficiais do país.

Embora os russos tenham estado sempre entre as 10 nacionalidades que mais investem em imóveis no Dubai, observou-se que a compra de casas nos Emirados Árabes Unidos deu o salto depois da invasão russa à Ucrânia e das subsequentes sanções ocidentais.

É isso mesmo que comprova a Mira Este, uma imobiliária de luxo focada em clientes com origem na Rússia: aqui as vendas nos primeiros seis meses de 2022 duplicaram (+100%), registando cerca de 500 milhões de dólares – o equivalente a 490 milhões de euros à taxa de câmbio atual -, de acordo com o comunicado da imobiliária e que a CNBC teve acesso.

"A guerra na Ucrânia e o impacto das sanções contra indivíduos de língua russa e os seus negócios levaram os investidores ricos a fugir dos seus países e a encontrar um refúgio no Dubai", comentou Tamara Getigezheva, CEO da Mira Estate, no mesmo documento.

Oligarcas russos compram casas no Dubai
Palm Jumeirah, Dubai Pexels

Quem são os oligarcas russos que estão a comprar casas no Dubai?

Entre as figuras públicas russas que estão a comprar imóveis de luxo no Dubai está Roman Abramovich, um multimilionário que integra a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia e que viu as autoridades portuguesa a congelar um imóvel em território nacional avaliado em 10 milhões de euros, tal como noticiou o idealista/news. De olhos postos no Dubai, o empresário russo está à procura de casa no famoso arquipélago artificial Palm Jumeirah.

"A maioria dos compradores de imóveis está à procura de propriedades à beira-mar", referiu ainda Tamara Getigezheva. E o mesmo confirma Tahir Majithia, sócio-gerente da imobiliária Prime Capital, com sede em Dubai, ao mesmo meio: a procura dos cidadãos russos está focada "principalmente propriedades de luxo, especialmente perto do mar”.

Além do arquipélago Palm Jumeirah, os russos também estão de olho nas propriedades Emaar Beachfront e La Mer ao longo da costa da cidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta