Com o eclodir da guerra da Ucrânia, foram várias as sanções económicas impostas pelos países do ocidente aos oligarcas russos, impedindo-os de comprar casas. Mas estes multimilionários mudaram as coordenadas geográficas e encontraram uma solução: voltaram-se para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aqui, onde os oligarcas russos continuam a poder fazer negócios imobiliários, as vendas de imóveis dispararam 51% em maio, de acordo com os dados oficiais do país.
Embora os russos tenham estado sempre entre as 10 nacionalidades que mais investem em imóveis no Dubai, observou-se que a compra de casas nos Emirados Árabes Unidos deu o salto depois da invasão russa à Ucrânia e das subsequentes sanções ocidentais.
É isso mesmo que comprova a Mira Este, uma imobiliária de luxo focada em clientes com origem na Rússia: aqui as vendas nos primeiros seis meses de 2022 duplicaram (+100%), registando cerca de 500 milhões de dólares – o equivalente a 490 milhões de euros à taxa de câmbio atual -, de acordo com o comunicado da imobiliária e que a CNBC teve acesso.
"A guerra na Ucrânia e o impacto das sanções contra indivíduos de língua russa e os seus negócios levaram os investidores ricos a fugir dos seus países e a encontrar um refúgio no Dubai", comentou Tamara Getigezheva, CEO da Mira Estate, no mesmo documento.
Quem são os oligarcas russos que estão a comprar casas no Dubai?
Entre as figuras públicas russas que estão a comprar imóveis de luxo no Dubai está Roman Abramovich, um multimilionário que integra a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia e que viu as autoridades portuguesa a congelar um imóvel em território nacional avaliado em 10 milhões de euros, tal como noticiou o idealista/news. De olhos postos no Dubai, o empresário russo está à procura de casa no famoso arquipélago artificial Palm Jumeirah.
"A maioria dos compradores de imóveis está à procura de propriedades à beira-mar", referiu ainda Tamara Getigezheva. E o mesmo confirma Tahir Majithia, sócio-gerente da imobiliária Prime Capital, com sede em Dubai, ao mesmo meio: a procura dos cidadãos russos está focada "principalmente propriedades de luxo, especialmente perto do mar”.
Além do arquipélago Palm Jumeirah, os russos também estão de olho nas propriedades Emaar Beachfront e La Mer ao longo da costa da cidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta