
Viver às portas de Lisboa: 11 apartamentos com vista rio em Carnaxide
A localidade de Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), vai entrar com o pé direito na primavera de 2024 com a inauguração de um projeto residencial premium. O 24 View Residence será composto por 11 apartamentos de tipologias T2 e T3, num edifício de seis pisos com áreas entre 158 e 200 metros quadrados (m2).

Programa Bairro Feliz 2023 apoia 454 projetos em todo país
Já são conhecidas as causas vencedoras do Programa Bairro Feliz. Nesta iniciativa, os vizinhos de cada loja do Pingo Doce foram chamados a votar nos projetos que visam melhorar cada bairro nos últimos meses. E, agora, já foram revelados os 454 projetos vencedores deste programa em todo o país, que vão receber um apoio de até 1.000 euros.

Única ilha privada da Baía de São Francisco está à venda
A única ilha privada na Baía de São Francisco, um recanto imaculado sem eletricidade, água potável ou Wi-Fi, foi colocada à venda por 25 milhões de dólares após várias tentativas não oficiais nos últimos anos.

"É urgente que continuemos a refletir sobre o estado da habitação"
“É necessário que sigamos a criar condições para que o investimento continue a entrar em Portugal para reforçar o mercado e o parque habitacional das cidades e responder à crise da habitação”. O alerta é dado por Elisa Navarro, Diretora Geral da MVGM Iberia, em entrevista ao idealista/news. Apesar do contexto nacional ser de incerteza, marcado por instabilidade governativa e por uma crise habitacional que parece ter vindo para ficar, há motivos para manter o otimismo, até “porque o setor imobiliário tem demonstrado até aqui enorme resiliência”, diz. Considera, no entanto, que “é urgente” continuar “a refletir sobre o estado da habitação” e a discutir de forma “ampla as melhores soluções”, envolvendo neste “debate todos os intervenientes, do setor público ao privado”.

Este é o primeiro hotel de construção passiva em Portugal
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez para conhecer aquele que é o primeiro hotel de construção passiva em Portugal.

Abono Pré-Natal: o apoio à gravidez que tens de conhecer
O abono de família pré-Natal corresponde a uma prestação que é atribuída a algumas gestantes a partir da 13ª semana de gestação.

Calendário 2024: feriados e outras datas a não esquecer
O ano de 2023 está quase quase a terminar e se é daqueles que já sonha com as férias no próximo ano, este artigo é para ti.

Presentes de Natal: 7 ideias para oferecer a quem tem casas pequenas
O Natal está mesmo aí à porta e a emoção de presentear os nossos entes queridos aproxima-se também. Para aqueles que vivem em casas pequenas, encontrar o presente perfeito pode ser um verdadeiro desafio. Mas não te preocupes.

Inflação na Zona Euro desce para 2,4% em novembro, confirma Eurostat
A política monetária restritiva do Banco Central Europeu (BCE) para travar a subida de preços tem resultados à vista. Esta terça-feira, o Eurostat confirmou que a taxa de inflação na Zona Euro desceu mesmo para 2,4% em novembro, mantendo, assim, a tendência de descida verificada desde maio. E a inflação anual na União Europeia (UE) caiu para 3,1% em novembro.

Fim dos vistos gold? Americanos continuam a investir em casas de luxo
Apesar de as oportunidades de vistos gold terem recuado em Portugal, a procura por casas de luxo no nosso país mantém-se, segundo as conclusões do Global Luxury Report 2023, lançado pela Berkshire Hathaway HomeServices. O relatório revela que os norte-americanos continuam a investir forte no país, atraídos pelo estilo de vida.

Oferta de residências em Lisboa e Porto serve apenas 2% dos estudantes
A procura crescente por alojamento estudantil em Portugal continua a aumentar e constitui um dos principais desafios que o ensino superior enfrenta atualmente.

Preços das casas sobem em Lisboa apesar do fim dos vistos gold e RNH
Durante os últimos anos, Portugal atraiu estrangeiros ricos com vários incentivos ao investimento. Mas resolveu por um ponto final ao programa vistos gold para investimento imobiliário e quer ainda acabar com o regime de residentes não habituais (RNH) em 2024. Isto porque, segundo justificou o Governo socialista, a chegada de estrangeiros ao país está a contribuir para a escalada de preços das casas, principalmente em grandes cidades como Lisboa, Porto, Faro e o Funchal. Mas tudo indica que os esforços governamentais para controlar a procura estrangeira estão a ter pouco impacto nos preços das casas em Lisboa, que continuam a subir mais que nas principais cidades europeias.

BCE exige que banca se proteja de choques financeiros e geopolíticos
A incerteza permanecerá em 2024. E os bancos devem estar preparados para enfrentar uma série de desafios financeiros, inflacionistas, geopolíticos e de abrandamento económico. Por isso mesmo, o Banco Central Europeu (BCE) manterá inalterados os requisitos de capital, já que os bancos têm reservas e liquidez sólidas, embora exija que a banca fortaleça a resiliência a choques macrofinanceiros e geopolíticos imediatos.

Banco Central da China mantém taxa de juros de referência em 3,45%
O Banco do Povo da China (banco central) anunciou esta quarta-feira, dia 20 de dezembro, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45%, pelo quinto mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.

Mais Habitação tira interesse ao imobiliário - preço das casas desce 2%
O ciclo imobiliário pode estar prestes a mudar em 2024. Depois de os preços das casas em Portugal passarem anos a subir a grande velocidade, a sua evolução começou a abrandar ao longo deste ano, por via do arrefecimento da procura. E as expectativas para o próximo ano apontam mesmo para uma ligeira correção dos preços das casas em 2%. Quem o diz é o Bankinter, admitindo que com a entrada em vigor do Mais Habitação, o imobiliário vai “perder atratividade” aos olhos dos investidores. Por outro lado, prevê também que as taxas Euribor continuem elevadas (acima dos 3%) até ao final de 2024, continuando a retrair a compra de casa por via do financiamento bancário.

Ainda há mais de 10.500 sem-abrigo – mas 2.500 deixaram de ser desde 2020
Mais de 10.700 pessoas viviam na condição de sem-abrigo em 2022, segundo dados oficiais divulgados esta quarta-feira (20 de dezembro de 2023), em que pela primeira vez foi feito um levantamento em todos os municípios de Portugal continental. Segundo a síntese de resultados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo para o ano de 2022, “foram sinalizadas 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo”. Paralelamente, cerca de 2.500 pessoas deixaram de viver na condição de sem-abrigo nos últimos três anos, entre 2020 e 2022.

Habitação pesa 40% nas despesas das famílias – e tem vindo a subir
As despesas com a habitação estão a aumentar nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2022 e 2023 os encargos associados à habitação pesaram 39,1% nas despesas das famílias, totalizando 9.452 euros anuais. E este valor dos gastos com a casa subiu quase três mil euros face a 2015-2016, muito devido ao aumento das rendas, dos juros no crédito habitação e dos preços da energia. O que também salta à vista é que os agregados familiares com crianças gastam mais, sobretudo, em habitação e transportes. E ainda que as despesas com a casa pesam mais nos bolsos das famílias que vivem na Grande Lisboa.

Oeiras vai construir 770 casas na antiga Estação Radionaval de Algés
O município de Oeiras vai construir “aproximadamente 770 casas” na antiga Estação Radionaval de Algés, para disponibilizar a rendas acessíveis, em parceria com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), num investimento de 185 milhões de euros.
Com o objetivo de reforçar o parque hab

Solstício de inverno marca a chegada da estação mais fria do ano
O solstício de inverno marca oficialmente a chegada da estação mais fria do ano: depois do outono, preparamo-nos para um período onde a temperatura baixa, podendo até chegar a nevar em alguns sítios. Mas quais são as características deste fenómeno astronómico, quando ocorrerá em 2023 e, sobretudo, como é celebrado em todo o mundo? Celebrado desde a Antiguidade, o solstício de inverno ocorre uma vez por ano, entre 21 e 22 de dezembro.

Câmara de Sines cede terreno para residência de estudantes
A Câmara de Sines (Setúbal) cedeu um lote de terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção, em 2024, de uma residência de estudantes, com 45 camas, num investimento de 1,9 milhões de euros.
Em comunicado, o município indicou que, na segunda-feira (18 de , foi assinada a escrit
Banco do Japão mantém juros inalterados - mas pondera subir taxas
O Banco do Japão (BoJ) optou na terça-feira, dia 19 de dezembro, por manter as principais medidas da política monetária, como previram analistas, numa altura em que a moeda japonesa, o iene, recuperou face ao dólar norte-americano, depois de o banco central ter admitido ter vários opções para subir as taxas de juro a valores positivos no futuro.