Notícia do dia 10 de fevereiro de 2025

Mudar de casa após 5 anos

Como vender uma casa 5 anos após a compra (sem perder dinheiro)

Pode parecer inusitado, mas acontece. Por vezes, surgem contratempos pessoais que nos obrigam a fazer mudanças significativas na nossa vida. Vender uma casa cinco anos depois de a ter comprado, ainda que pareça desafiador, é possível, desde que te organizes e trates de toda a burocracia com tempo. Este artigo dá-te a conhecer alguns dos passos que deves seguir para garantir que tudo corre bem na transação.

Mais casas e melhores salários: o problema está no “acesso à habitação”

A falta de oferta de casas no mercado. A necessidade de construir mais fogos, visto que nos últimos anos o ritmo de construção caiu a pique. A dificuldade dos jovens em comprar casa devido aos baixos salários. A importância de pensar e de apostar forte no conceito da cidade dos 15 minutos e na mobilidade. A urgência de olhar para a habitação de outra forma, tendo em conta as reais necessidades das famílias e de encarar a construção modular como prática. Estes foram alguns dos temas em discussão no evento Observatório do Imobiliário, organizado pela Century 21 e realizado esta quinta-feira (6 de fevereiro de 2025) em Lisboa.
Rendas de escritórios prime

Rendas de escritórios 'prime' em alta – Lisboa e Porto seguem tendência

No quarto trimestre de 2024, as rendas de escritórios ‘prime’ aumentaram 0,3% em todo o mundo e os custos de instalação 0,2%, tendo a procura por espaços de elevada qualidade continuado a acelerar em muitos mercados. A nível nacional, Lisboa e Porto registaram um crescimento notável da ocupação de escritórios, a par de um aumento dos valores ‘prime de arrendamento’ mensais, que se situaram nos 29 euros por metro quadrado (euros/m2) e 21 euros/m2, respetivamente.
Apoios ao arrendamento

Apoio à renda: aplicação para validação prévia de dados está disponível

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disponibilizou a aplicação que permite aos inquilinos proceder à validação prévia dos seus dados para que o apoio à renda lhes seja atribuído ou o valor recalculado. Em causa está uma funcionalidade – disponível desde dia 6 de fevereiro de 2024 no Portal da Habitação – sobretudo relevante para aquelas pessoas que são elegíveis para o apoio à renda mas para as quais o apoio não é atribuído de forma oficiosa pelo IHRU, estando sujeito a validação prévia.
Pedro Santana Lopes

Figueira da Foz compra terreno de 6,6 hectares para construir multiusos

A Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, fechou a compra de um terreno de 6,6 hectares para a construção de um pavilhão multiúsos, disse o presidente Pedro Santana Lopes. O autarca anunciou, em sessão de Câmara, que o terreno situado junto ao miradouro de Salmanha, na freguesia de Vila Verde, com vistas para a cidade e o rio Mondego, representa um investimento de 555 mil euros, que envolve uma permuta de terrenos municipais.
Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros

Fernando de Almeida Santos reeleito bastonário da Ordem dos Engenheiros

Fernando de Almeida Santos foi reeleito bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE) para o triénio 2025-2028, com 83% dos votos apurados, avançando assim para o seu segundo mandato. A acompanhá-lo nesta missão estão Dina Dimas e Jorge Liça, eleitos para a vice-presidência nacional. O bastonário mostra-se determinado em “valorizar os engenheiros para valorizar Portugal”.
Terrenos em Portugal

Tribunal anula venda de terreno à Lusorecursos que restitui a baldio

O Tribunal de Vila Real ordenou a restituição de um terreno aos baldios de Rebordelo que dois agricultores venderam à Lusorecursos e a retirada de máquinas e vedações pela empresa que quer explorar lítio em Montalegre. A sentença do Tribunal Central Cível de Vila Real data de 29 de janeiro e foi hoje consultada pela agência Lusa.
Herdade da Zambujeira

Herdade da Zambujeira comprada por investidor internacional

O Grupo Agrihold, participado das famílias Martinavarro e Ballester, fundadores da Citri&CO, líder europeu na produção de citrinos, melão, melancia e fruta de caroço, vendeu os ativos que detinha na Herdade da Zambujeira, em Ferreira do Alentejo (Beja), numa área total de 700 hectares. Os mesmos foram comprados por um investidor internacional, que os arrendou ao grupo ibérico Bolschare Agriculture.