Notícia do dia 3 de abril de 2025

Tudo sobre o IRS 2025: como entregar a declaração sem erros

A entrega da declaração de IRS em 2025 já começou, e para evitar erros ou atrasos é essencial estar bem-informado. Desde prazos e regras até novidades fiscais, há vários aspetos a considerar antes de submeter o IRS no Portal das Finanças. Para ajudar os contribuintes, o idealista/news preparou vários guias-resumo com tudo o que é preciso saber sobre reembolsos, deduções e até novos campos de preenchimento. Seja através do IRS automático ou Modelo 3, fica a saber como garantir uma entrega da declaração de rendimentos sem complicações e que maximize os reembolsos.
Casas à venda para renovar

Comprar casa para renovar ou já remodelada: quanto se poupa?

Comprar casa para reformar é uma chatice ou uma oportunidade? Depende do orçamento, do tempo e das preferências de cada família. Por um lado, adquirir um imóvel que precisa de obras pode ser a solução para poupar algum dinheiro e personalizar os acabamentos da habitação.
As dez pessoas mais ricas do mundo

As 10 pessoas mais ricas do mundo - Musk lidera lista com uma portuguesa

Elon Musk, bilionário e braço direito do Presidente norte-americano Donald Trump, recuperou o título de pessoa mais rica do planeta, três anos depois de o ter perdido, segundo a lista Forbes 2025, que tem um recorde de russos. Portugal conta apenas com um nome na tabela: Maria Fernanda Amorim e a sua família, que ocupam a 597ª posição.
Miguel Pinto Luz

PJ investiga construção de hotel em Cascais – Pinto Luz será visado

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, anunciou que realizou esta quarta-feira (2 de abril de 2025) buscas em Lisboa e Cascais por suspeitas de favorecimento no processo de venda de um terreno municipal destinado à construção de um hotel de luxo. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, confirmou as buscas da PJ na autarquia, sendo que um dos visados na investigação será Miguel Pinto Luz, ex-vice-presidente do município e atual ministro das Infraestruturas e da Habitação. O governante assegurou que sempre pautou conduta na Câmara de Cascais “pela integridade”.
Tarifas dos EUA

Países da UE preocupados com tarifas impostas pelos EUA

Países da União Europeia demonstraram esta quinta-feira (3 de abril de 2025) preocupação face às tarifas impostas pelos EUA sobre todas as importações e sobretaxas para os países considerados particularmente hostis ao comércio. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, no entanto, que o bloco está "pronto para responder", estando a trabalhar em novas medidas de retaliação.
Vistos gold em Espanha

Vistos gold em Espanha: ponto final... 12 anos depois

Entrou em vigor em Espanha esta quinta-feira (3 de abril de 2025) a modificação da Lei 14/2013, de 27 de setembro, de apoio aos empreendedores e à sua internacionalização, pela qual se eliminam os vistos de investimento, mais conhecidos como Golden Visa, após a publicação, em janeiro, da Lei Orgânica 1/2025, de medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça. A primeira lei aprovada de 2025 dava três meses de margem para a supressão dos artigos 63 a 67 da Lei 14/2013, que até agora regulavam o regime de residência para estrangeiros que realizam investimentos significativos no país, incluindo a compra de casas em Espanha por um valor mínimo de 500.000 euros.
AIMI e heranças indivisas

AIMI: herdeiros têm de confirmar este mês quotas nas heranças indivisas

O prazo para os responsáveis por heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem ser tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) terminou dia 31 de março de 2025, mas há mais prazos a ter em conta. Até final de abril, os herdeiros têm de confirmar ao Fisco as respetivas quotas nas heranças indivisas, declaradas pelo cabeça-de-casal, caso pretendam afastar a equiparação da herança a pessoa coletiva, para efeitos do AIMI.
Banco de Portugal

Operação "Pactum": PJ faz 75 buscas e Banco de Portugal é um dos alvos

“Pactum”. Assim se chama a operação desencadeada esta quinta-feira (3 de abril de 2025) pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de um inquérito a correr termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Em causa estão 75 mandados de busca e apreensão, tendo o Banco de Portugal (BdP) confirmado que é um dos alvos de buscas.