Notícia do dia 4 de novembro de 2025

+Concreta – Exponor

Grandes nomes da arquitetura nacional marcam presença na +Concreta

A Exponor – Feira Internacional do Porto vai receber nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no edifício da Alfândega do Porto, a 2ª edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. A feira é especialmente dedicada a arquitetos, engenheiros, designers de interiores, projetistas e técnicos de áreas conexas, consultores e empresários.

'The Weeknd' compra mansão de luxo na Florida por mais de 40 milhões

Abel Tesfaye, conhecido internacionalmente como ‘The Weeknd’, abalou o mercado imobiliário de luxo na Florida com a compra da sua nova mansão. O conceituado cantor, sempre presente nos rankings dos artistas mais ouvidos do mundo, adquiriu uma impressionante casa em primeira linha de praia na zona de Coral Gables (Miami, Florida) por 50 milhões de dólares (cerca de 43 milhões de euros ao câmbio atual), segundo informou o The Wall Street Journal.
Os países com o maior número de milionários em 2025

Os países com o maior número de milionários em 2025 são...

De acordo com o UBS Global Wealth Report 2025, a riqueza cresceu de forma significativa nos mercados emergentes, impulsionada pelo forte crescimento económico. No entanto, os Estados Unidos continuam a ser o país que concentra a maior fatia da riqueza mundial. Cerca de um em cada dez adultos norte-americanos será milionário até 2025, atingindo um total estimado de 23,8 milhões de pessoas. A nível global, os americanos detêm um património de 226 biliões de dólares (194,36 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), distribuído por 60 milhões de indivíduos.
Renda das casas em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preços aceleram subida para 5,7% em outubro

A procura por casas para arrendar em Portugal permanece elevada, embora esteja hoje mais distribuída por uma maior oferta existente. Ainda assim, as rendas não param de aumentar. No último ano terminado em outubro, as rendas das casas subiram 5,7% tendo acelerado face ao crescimento anual registado no mês anterior (4,1%). Esta evolução colocou o custo mediano de arrendar casa no país num novo máximo de 17 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês passado, revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim. A tendência de subida das rendas mantém-se em todo o território nacional, embora com ritmos distintos entre regiões, distritos e capitais.
Lisboa

Como travar a crise da habitação? As medidas propostas pelos urbanistas

A Associação Portuguesa de Urbanistas (APU) tem vindo a apresentar ao Governo e à Assembleia da República uma série de medidas estratégicas no sentido de reforçar a eficácia do planeamento territorial e solucionar a crise da habitação. Entre elas estão, por exemplo, a melhorar a articulação da política de solos com a fiscalidade e aumentar a capacidade de produção de habitação.
Edifício Central do Campo Grande - Câmara Municipal de Lisboa

Cadastro de terrenos: balcão BUPi é oficialmente inaugurado em Lisboa

Foi inaugurado esta sexta-feira, dia 31 de outubro, pelo Município de Lisboa, o balcão BUPi – Balcão Único do Prédio. Situado na Câmara Municipal de Lisboa (CML), no Edifício Central do Campo Grande, este balcão reforça a rede nacional de atendimento presencial do projeto, que conta já com a assinatura de todos os municípios de Portugal Continental a que se propunha.
Compras online

Compras online na Black Friday: tipos de lojas e dicas de segurança

Estão a chegar duas das principais épocas de ouro para o comércio online em Portugal e no mundo. Falamos da Black Friday, que este ano se realiza a 28 de novembro, e do Natal. Mas continua a haver muitas dúvidas sobre estas transações digitais. Será que fazer compras online é seguro?

Hotel Mundial avança para a segunda fase de requalificação

O Hotel Mundial, ícone da Baixa Pombalina lisboeta desde 1958, dá mais um passo na sua estratégia de requalificação, com o início da segunda fase. Desenvolvido pela Broadway Malyan, este projeto pretende reforçar a ligação deste emblemático hotel à cidade de Lisboa e ao viajante contemporâneo.
Paga IMI

IMI 2025: última prestação é para regularizar até final de novembro

Se és proprietário de um imóvel em Portugal, este alerta é para ti: o prazo para pagar a última prestação do IMI- Imposto Municipal sobre Imóveis termina no final de novembro. Muitos contribuintes esquecem-se deste detalhe, sobretudo quando o imposto é fracionado em várias parcelas ao longo do ano. Mas não o fazer pode sair caro – com juros, coimas e até risco de cobrança coerciva.
lua cheia

Lua do Castor: como ver a super lua mais brilhante do ano?

Se és daquelas pessoas que não resistem a olhar para o céu sempre que a lua está cheia, prepara-te porque esta semana vais poder assistir à super lua mais brilhante de 2025. A chamada Lua do Castor vai iluminar os céus em Portugal e promete ser um espetáculo digno das melhores fotografias.Quer
Patrícia Barão APEMIP

Mediação imobiliária: Patrícia Barão na corrida à presidência da APEMIP

Patrícia Barão, atual vice-presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da instituição para o mandato de 2026-2028, com eleições marcadas para dia 4 de dezembro. A, também, Partner e Head of Residencial da Dils Portugal torna-se, assim, a primeira mulher a concorrer à liderança da associação, num momento considerado determinante para o futuro da mediação imobiliária em Portugal.
Habitação em Lisboa

Associações do imobiliário juntam-se em prol do arrendamento acessível

Várias associações ligadas ao setor do imobiliário uniram-se, "numa posição conjunta e inédita", para apresentar ao Ministério das Infraestruturas e Habitação um conjunto de propostas legislativas capazes de aumentar a oferta de habitação a rendas acessíveis. Entre as medidas apresentadas está, por exemplo, o estabelecimento de um regime legal do arrendamento estável, o fim das rendas congeladas e o incentvo à subscrição de seguros de renda dedutíveis fiscalmente, bem como à criação de uma garantia pública de arrendamento.
Teixeira Duarte

Teixeira Duarte salda dívida de 78,3 milhões de euros a bancos

A Teixeira Duarte entregou aos bancos BCP, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Novo Banco as ações representativas de parte do capital social de cinco sociedades comerciais, convertidas previamente em sociedades de investimento coletivo imobiliárias. Uma transação que permite à construtora portuguesa “a liquidação de dívida às três instituições financeiras no montante de 78,3 milhões de euros”, segundo se lê no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Casas em Lisboa

Municípios da AML reabilitaram e entregaram 7.000 fogos em quatro anos

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a preparar um novo modelo para agilizar a reabilitação e manutenção do parque habitacional público, através de um acordo-quadro desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo é simplificar os processos de contratualização das obras e aumentar a capacidade de resposta das autarquias. Desde 2021, os 18 municípios que compõem a AML já entregaram ou reabilitaram cerca de 7.000 habitações, segundo dados da própria entidade.
Quinta das Conchinhas

Governo admite “lapso” na venda de terreno em Marvila

O Governo esclareceu esta segunda-feira, dia 3 de novembro de 2025, que a Quinta das Conchinhas, em Marvila, afinal não será vendida em hasta pública, como constava da resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2025. O terreno, com mais de 16 mil metros quadrados (m2) e destinado à construção de 168 fogos de renda acessível, voltará ao plano original: a concretização de um projeto de habitação pública promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Segundo o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, a inclusão do imóvel na lista de bens a alienar “tratou-se de um lapso”.
Impostos com a habitação

Impostos com habitação: IMI e IMT valem 80% da receita das autarquias

Os dois principais impostos relacionados com a habitação, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), valem 79,2% da receita fiscal dos municípios portugueses. E a tendência tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, com o IMT a ganhar cada vez mais terreno. Só em 2024 este imposto – é pago sempre que é realizada uma transação imobiliária – representou 42,7% do valor dos impostos diretos cobrados pelas autarquias e 42,4% do total dos impostos. O IMI, por seu turno, vale 36,8% da receita das câmaras.