Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Viver num castelo de sonho na Catalunha por 1,3 milhões

Castelo tem oito quartos e no último andar dispõe de grande terraço com jardim.

Castelo na Catalunha à venda
Castelo na Catalunha à venda
Autor: Redação

Este castelo é uma verdadeira obra de arte, tanto por dentro como por fora. Localizado em Valls, a capital da região do Alt Camp em Tarragona (Catalunha), foi construído pelo arquiteto Pere Domènech i Roura, autor de grandes obras como o Estádio Olímpico LLuís Companys e um dos construtores do Palácio Nacional da Catalunha (MNAC), bem como de três pavilhões do Hospital de Sant Pau em Barcelona.

Esta propriedade foi construída entre 1942 e 1944 a pedido de uma família que ali idealizou uma residência privada com seis andares. Desde logo salta à vista, a fachada elegante da propriedade, construída com freixos de pedra, balaustradas de alabastro e mármore, traços artísticos de valor incalculável, tanto no exterior como no interior. O imóvel está agora a ser vendido por 1,3 milhões de euros.

Entrando pela porta principal acede-se ao hall de edifício, onde está um elevador de madeira ainda em funcionamento. É aqui que se encontra também um oratório/capela, um escritório e umas escadas centrais únicas, semelhantes às tuais escadas do Parlamento da Catalunha, onde Pere Domènech deixou a sua assinatura em bronze.

No oratório da casa há um retábulo de alabastro com uma pintura a óleo de Labarta (Palau Nacional, Hospital de Sant Pau); obras de Josep Dunyach (Palau Nacional, Plaza Catalunya) e Cuyás decoram os espaços vazios do salão e outras de Federico Marés (Monasterio de Poblet, Sta María del Mar) decoram o hall de entrada da casa. Além disso, no escritório, destaca-se um bronze de Georges Bareau (fachada do Grand Palais em Paris e museu de Copenhaga), segundo o anúncio em idealista.

O andar principal alberga um espetacular hall de entrada, uma sala de estar, uma grande sala de jantar e a cozinha, bem como uma sala de leitura e um escritório. No segundo andar situam-se os oito quartos, com as respectivas casas de banho e espaços para vestir, e um generoso solário coberto.

O terceiro andar tem outras divisões e mais quartos com as suas respectivas casas de banho, para o alojamento do pessoal de serviço, e ainda grandes áreas de despensa. No último andar do edifício, há um grande terraço com jardim, fontes e belas pérgolas construídas para decorar um espaço único para relaxar.