Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home Staging: Fica a saber tudo sobre as tendências na decoração para 2018

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Autor: Redação

Vivemos numa era digital, na qual os estilos de vida são assumidos e marcados ao ritmo do feedback das redes sociais. E a decoração acompanha este movimento. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre Home Staging, assegurada pela Home Staging Factory, levantamos um pouco o véu sobre as tendências na decoração para 2018. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar os imóveis mais atrativos é o nosso objetivo.

No artigo anterior falámos de espaços “Instagramáveis”, um termo que descreve espaços com potencial para irem parar às contas de Instagram dos seus visitantes.

Um prólogo das tendências na decoração para 2018! A nosso ver, a grande tendência para o próximo ano, não só reflete este conceito como vai muito mais além.

Na era digital em que vivemos, os estilos de vida são assumidos e marcados ao ritmo do feedback das redes sociais. E a decoração acompanha, assumindo um papel cada vez mais cenográfico que teatraliza e injeta magia no quotidiano, que se quer ora vibrante ora dramático mas sempre original e digno de ser partilhado, visualizado e acima de tudo aprovado por quantos mais fãs melhor!

2018 vai subir ao palco e com ele novos cenários se abrem!

Ambientes cenográficos

O consumidor digital torna-se o diretor artístico e o cenógrafo do próprio espaço. É ele que escreve e rescreve as histórias que pretende partilhar. A decoração assume uma dimensão metamórfica e vai-se transformando, assumindo um carácter dinâmico e imprevisível. Os cenários modificam-se conforme os sentimentos e vivências que se pretende partilhar.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Ambientes Depurados

Para dar destaque e valorizar os objetos de desejo os ambientes querem-se minimalistas. A decoração na sua expressão mais artística assume os princípios das exposições. Espaços “em branco” que revelam peças e objetos de arte. São os cenários limpos, prontos a fotografar, sem interferências das peças menores e sem qualquer poluição visual. Nada do que está à vista está a mais. Cada peça tem o seu lugar e a sua função. Ambientes minimalistas que refletem ainda o desejo do minimal e a aversão ao consumo exacerbado.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Transparências

Para destacar e valorizar as obras de arte quotidianas, as transparências assumem um papel de destaque em todas as suas dimensões. Sejam grandes janelas, divisórias em vidro, mesas ou vitrines, os vidros e os espelhos vão brilhar em 2018.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

“Wall of fame”

Ainda na lógica da decoração-exposição os murais saem das redes sociais e instalam-se nas paredes. Seja como fotogramas de uma história, como exposição de uma coleção ou como conjugação de objetos antes díspares e individuais que encontram no grupo uma nova ordem.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

“Natureza-morta”

A “natureza-morta” é um conceito de representação de seres inanimados praticada desde a Antiguidade. Utilizada primeiro na pintura e depois na fotografia utiliza elementos como frutas, utensílios de cozinha, flores, porcelanas, livros e tudo aquilo que faz parte do cotidiano.

Atualmente, poderíamos dizer que a “natureza-morta” se tornou um tema central das redes sociais e um campo de experimentação sempre renovado. Uma boa parte das fotografias mais populares do Instagram dizem respeito a mesas de refeições, décors ou elementos quotidianos elevados à categoria da arte. As composições são cuidadosamente preparadas para o momento do “click” que rapidamente vai a votos no Instagram!

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Jogos de luz

A luz tem o poder de rapidamente transformar espaços e criar cenários, dramatizando ou dando um toque de magia aos ambientes do quotidiano. Tem também a grande vantagem de permitir que qualquer objeto, recanto ou momento possa ser fotografado com qualidade. A luz assume por isso um papel essencial na decoração, transformando ambientes frios em ambientes quentes ou destacando os pormenores.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

E, para terminar, aqui fica a única tendência oficial e que vai influenciar com toda a certeza a decoração de 2018.

PANTONE 18-3838 Ultra Violet – A cor de 2018!

Uma cor intrigante e complexa que revela exatamente que em 2018 o céu é o limite! O ultra-violeta sugere os mistérios do cosmos, a curiosidade pelo futuro e as novas descobertas. O céu simboliza infinitas possibilidades e inspira a ir mais além. Uma cor enigmática que simboliza ainda a contracultura, o anticonvencional e a genialidade artística. Músicos como Prince e David Bowie fizeram da cor púrpura um símbolo indelével da expressão individual.

Carregada de emoção, o ultra-violeta incentiva os indivíduos à experimentação, ao não conformismo e à expressão da sua individualidade, como forma de deixar a sua marca num mundo onde todos são originais.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Acreditamos que em 2018 a decoração vai reforçar e assumir o seu papel determinante enquanto cenário das histórias de um mundo de originais não só no campo real como também no digital. Vai assumir o seu lado mais exibicionista, mais artístico, mais marcante, mais original!

Para 2018 não queremos um ano neutro nem ambientes neutros. Queremos personalidade, determinação, afirmação.

Os ambientes são cenários que devem contar uma história, ainda que despojados dos seus personagens principais.