Um imóvel arrumado, bem decorado e com personalidade vai destacar-se no mercado. E o processo de arrendamento será mais rápido.
Comentários: 0
Decorar casa para arrendar
Apartamento Koya, em Lisboa Créditos: Ukio

A decoração faz toda a diferença na hora de arrendar uma casa. E pode mesmo ser determinante na rapidez (ou não) deste processo. Um imóvel arrumado, bem decorado e com personalidade vai sempre destacar-se no mercado. E na maioria das vezes não é necessário perder muito tempo ou gastar muito dinheiro para transformar os espaços. O segredo está dos detalhes.

A Ukio, startup de tecnologia imobiliária com sede em Barcelona, que disponibiliza casas para arrendar a partir de um mês, totalmente mobiladas, apresenta 5 sugestões que podem ajudar-te a decorar uma casa para arrendar mais rápido

Decorar com plantas

As plantas acrescentam imediatamente mais carácter a um apartamento. Para além do aspeto decorativo, as plantas têm múltiplos benefícios para a saúde, tais como a diminuição da ocorrência de pele seca, constipações, dores de garganta ou tosse. Muitas plantas, nomeadamente o Lírio da Paz, Gerber Daisy e Palma de Bambu, também ajudam a remover os poluentes do ar.

Está também provado que as plantas ajudam a reduzir os níveis de stress e a aumentar a produtividade. Segundo o relatório da American Psychological Association, trabalhadores e estudantes que tenham plantas no seu espaço de trabalhdo demonstram uma melhoria na concentração e memória. Desta forma, ter uma planta decorativa de baixa manutenção no escritório ou em casa pode otimizar a produtividade e melhorar o dia-a-dia, recomenda a Ukio.

Decorar a casa com plantas
Apartamento Napa, em Madrid Créditos: Ukio

Transformar a casa numa “experiência da sua pessoa”

Decorar uma casa não se trata apenas do que se pode ver, mas sim de toda a experiência. A Ukio, por exemplo,, presta muita atenção a este detalhe, procurando ativar outros sentidos, seja através de uma playlist personalizada criada no spotify, do uso de diferentes texturas no design, ou de um aroma personalizado – no caso da proptech, cada um dos cinco temas de design Ukio tem a sua própria essência.

A Ukio recomenda colocar o cheiro escolhido na entrada da casa para que a pessoa possa respirá-lo mal entra. As experiências (e memórias dessas experiências) têm um grande impacto nas vidas das pessoas, tendo a capacidade de as deixar mais felizes do que inclusive bens materiais devido a todo o ciclo de prazer que proporcionam: planear a experiência, olhar para a experiência, apreciá-la, e por fim recordá-la. 

Mobiliário em segunda mão

A Ukio defende a utilização de mobiliário em segunda mão, e material em segunda mão. Utilizar a imaginação para transformar material relativamente barato numa peça de decoração única. Um dos designers da startup sugere, por exemplo, o reaproveitamento de cestas de tecidos antigos e transformá-los em abajours que criarão um aspeto único em qualquer divisão. Uma velha cadeira de madeira de jardim pode ser desmontada e transformada numa fruteira alta. Como estes, existem muitos outros exemplos simples que não requerem muito tempo ou espaço.

Mobiliário em segunda mão
Apartamento Naruko, em Lisboa Créditos: Ukio

Outra opção passa por incorporar artigos de coleção resultado de heranças de amigos ou família, ou que descobriu numa feira da ladra é uma ótima forma de dar à casa um aspeto intemporal. As tendências são ótimas, mas o vintage é para sempre.

Decorar com obras de arte

Adicionar uma peça de arte é um pequeno detalhe que pode ter um grande impato. A arte não precisa de ser cara, na verdade, pode ser uma atividade divertida para uma tarde de fim de semana. Não se deve ter medo de misturar artigos de preços altos com baixos. Os objetos mais humildes podem ter mais alma e ser a coisa mais bonita de uma sala, segundo a proptech.

Também poderás pegar em tinta, lápis, tecido, fotografia, ou qualquer outro material que vá ao encontro do teu gosto e criar a própria obra de arte. Convidar amigos para participar no projeto, ou mesmo a título individual, pode ser uma forma de meditação. É uma maneira divertida e barata de dar um toque especial a um apartamento.

A importância das cores numa casa

A cor desempenha um papel crucial: ela pode acrescentar uma vibração, um calor, uma calma, ou uma energia a um espaço. A Ukio recomenda ir mais além, arriscar e mudar. O branco é seguro, por isso a proptech sugere olhar para diferentes cores e diferentes técnicas de pintura de parede. Não é necessário pedir ajuda a um profissional, basta visitar uma loja de bricolage, escolher uma lata de tinta e pegar numa trincha.

Pintar as paredes da casa
Apartamento Koya, em Lisboa Créditos: Ukio

A seleção da tinta é uma das decisões mais importantes e rentáveis que se podem tomar. Pintar as amostras de cor na parede para analisar as opções poderá ajudar bastante. Observá-las à luz natural, à luz do dia e à noite. Ter em conta como as cores afetam o estado de espírito também é importante. Por exemplo, o azul é conhecido por transmitir a sensação de tranquilidade, o verde por ser refrescante e relaxante, e o amarelo, bem como o turquesa, são perfeitos para criar um espaço mais neutro.

No entanto, se a preferência recair sob cores fortes, o laranja estimula a comunicação e a criatividade, e o preto pode ser usado para criar a ilusão de um cinema em casa se for pintado na parede de fundo da televisão ou para tornar a divisão mais acolhedora. Apenas uma parede pode criar uma atmosfera diferente, mas é preciso ter em mente a casa como um todo, caso contrário poderás correr o risco de criar divisões desajustadas ao pintar uma de cada vez.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade