
As plantas aromáticas vão garantir um toque extra aos teus pratos, mas não só. Também servem para decorar as cozinhas, desde as prateleiras às suas bancadas. Provavelmente as plantas aromáticas são usadas em todas as tuas receitas, dos pratos mais simples aos mais exigentes.
A verdade é que poderás colocar ervas aromáticas na tua casa ou apartamento sem precisares de ter um jardim espaçoso. Basta pendurá-las na janela da cozinha ou numa pequena varanda e já poderão crescer livremente. Para que consigas criar o teu jardim perfumado, fica a saber as seis plantas aromáticas obrigatórias em qualquer cozinha.
6 plantas aromáticas que deves usar na cozinha

Hortelã-pimenta: Se és fã de uma limonada a qualquer altura do ano, a hortelã-pimenta é um ingrediente essencial. Na realidade, esta planta é frequentemente confundida com a menta, mas pertencem à mesma família. A diferença é que pode ser usada em bebidas, ao mesmo tempo que acrescenta frescura a qualquer prato. Conseguirá crescer na cozinha, mas precisa de um clima ensolarado e quente, porque não suporta o frio. Atenção adicional no verão, pois precisa de rega diária. Também é uma excelente ideia para chás.

Manjericão: Tem um aroma inconfundível que perfuma tanto a tua cozinha, como toda a casa. Ingrediente indispensável na cozinha italiana é utilizada, por exemplo, para preparar o delicioso pesto. Assim como a hortelã-pimenta, é uma planta aromática que precisa de humidade constante. Combina bem com pizzas e também com uma salada de tomate, com sal e azeite. Uma autêntica delícia fácil de confecionar.

Salsa: É uma das ervas aromáticas mais utilizadas em Portugal, não fossem extremamente utilizadas nos pratos típicos de várias cidades. A salsa é uma planta aromática que não suporta geadas nem gosta de ser exposta ao calor excessivo. Contudo, não requer regas diárias, mas a terra deve estar sempre húmida. De facto, a salsa fica bem com quase todos os pratos como guisados, sopas, bacalhau, alguns pratos de carne, entre outros.

Orégãos: é uma das ervas aromáticas mais fáceis de encontrar e poderás apanhá-la diretamente no campo ou plantá-la em casa. É muito versátil e também tem propriedades anti-inflamatórias. É uma excelente opção de topping para pizzas, carnes assadas e em saladas. Relativamente aos cuidados com esta planta, no verão deves regá-la pelo menos duas vezes por semana e gosta de muita luz.

Coentros: esta planta aromática é como o sushi: ou adoras ou detestas, nem parece existir um meio-termo. Em Portugal, os coentros são muito utilizados, por exemplo no tradicional arroz de marisco, na açorda de bacalhau à alentejana, na massada de Tamboril e também fica bem nas lapas à moda madeirense.

Alecrim: esta planta aromática é típica do Mediterrâneo, requer solo seco e pouca rega, e precisa de luz solar direta. O alecrim fica bem em quase tudo desde o frango assado, ao arroz e ao peixe. Em Portugal também ninguém dispensa um bom cabrito no forno ou cogumelos recheados com alecrim.
Para poder comentar deves entrar na tua conta