
A pandemia internacional da Covid-19 veio revolucionar o mercado de trabalho. E não apenas no imediato, durante o confinamento para tentar travar a propagação do contágio. Há cada vez mais sinais de que o teletrabalho é uma tendência que veio para ficar e vingar. Agora, a Twitter veio anunciar que os seus funcionários podem, se quiserem, continuar a trabalhar desde casa para sempre, depois da crise, quando o regresso seja seguro.
Desta maneira, a tecnológica norte-americana deixa a escolha nas mãos dos trabalhadores que, garante, sempre poderão retornar aos escritórios, uma vez que o retorno seja seguro - dando nota de que, com muito poucas exceções, os escritórios não abrirão antes de setembro.
Em comunicado enviado aos colaboradores, a Twitter disse assim que se os funcionários tiverem um papel e uma situação que lhes permita trabalhar desde casa e quiserem continuar fazendo isso "para sempre", "faremos isso acontecer". Caso contrário, "os nossos escritórios serão acolhedores, com algumas precauções adicionais, quando considerarmos seguro retornar".
Como será feito o regresso à "normalidade" na empresa
Quando abrirem os escritórios, será um "processo cuidadoso e gradual", indicou a empresa, avisando que também não haverá viagens de negócios antes de setembro "com poucas exceções" e que não haverá eventos presenciais para a empresa até o final de 2020.
Outros gigantes da tecnologia também já vieram dar a conhecer que permitem que os seus funcionários trabalhem em casa no futuro imediato, já que os especialistas esperam que o trabalho remoto se torne muito mais comum depois que a pandemia e as viagens de negócios sejam menos comuns.
O Facebook disse na semana passada que a maioria dos funcionários da empresa poderá continuar a teletrabalhar até o final de 2020, enquanto a Alphabet, considerado o "pai" do Google, indicou que os funcionários podem esperar um retorno "escalonado" ao escritório, a partir de junho, sendo no entanto mais provável que alguns funcionários trabalhem em casa o resto do ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta